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Atualidades
3
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Como usar a Carteira de Trabalho Digital? Entenda o documento

A versão digital do documento facilitou o processo de contratação e demissão.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/8/2024 18:54
Shutterstock

A Carteira de Trabalho Digital é o atual documento dos trabalhadores brasileiros. Criado em 2017, ele substitui a antiga caderneta que continha o histórico profissional dos trabalhadores. Para usá-la, é preciso apenas baixar o “Carteira de Trabalho Digital” no celular. O download pode ser feito através da loja de aplicativos dos smartphones

  • O documento é emitido gratuitamente e de modo simples. 

O documento também permite:

  • Acessar as informações pessoais do trabalhador;
  • Visualizar o histórico de contratos e valor dos salários; 
  • Consultar o abono salarial;
  • Solicitar seguro desemprego; 
  • Acessar ofertas de emprego; 

A carteira de trabalho física deixou de existir?

Desde 2019, não é mais necessário apresentar o documento físico para contratações e demissões. Todo o processo agora é realizado pelo e-Social, aplicativo da carteira de trabalho digital. 

No entanto, o governo federal recomenda que, quem ainda possui o documento físico, guarde-o para consultas futuras. Isso é especialmente importante para quem trabalha com carteira assinada há muitos anos. Essas pessoas devem manter o documento original conservado. 

Como solicitar ? 

Obter uma carteira de trabalho digital demanda apenas que o cidadão tenha um CPF ativo. Quem está desempregado ou nunca trabalhou formalmente também pode fazer o requerimento. Para isso basta baixar o aplicativo e logar com CPF e a senha cadastrada em sua conta gov.br*. 

Depois, é só concluir o cadastro e pronto, o documento está disponível. Não é necessário que o trabalhador pague taxas ou precise de algum tipo de aprovação. 

  • A Carteira de Trabalho Digital não tem validade como documento de identificação.
  • *A conta gov.br é um cadastro único que o cidadão faz junto ao governo federal. Ela permite o acesso a serviços governamentais. 

Como solicitar seguro desemprego através do aplicativo?

Agora não é mais preciso ir a um posto de atendimento para solicitar o benefício. O trabalhador precisa apenas:

  • Abrir o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” no seu celular;
  • Acessar a aba “Benefícios”;
  • Clicar em “Seguro Desemprego”;
  • Clicar em “Solicitar”;
  • Digitar o número do requerimento, fornecido pelo ex-empregador;
  • Aceitar os termos e condições; 

Pronto! A solicitação do Seguro Desemprego está pronta. 

Também é possível consultar o PIS

A Carteira de Trabalho Digital também tem a opção de consulta ao abono salarial (PIS). Para consultar se tem direito, o trabalhador precisa apenas clicar na opção “Benefícios” do aplicativo. A opção fica na barra inferior do documento. Veja a ilustração abaixo: 

  • PIS é um Abono Salarial, um benefício que pode chegar até o valor de um salário mínimo. O calendário do pagamento é definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).. 

O que fazer se o aplicativo não funcionar como deveria

Caso não consiga concluir seu cadastro, o trabalhador pode precisar comparecer a uma unidade de atendimento. Nesse caso, o governo federal recomenda que as pessoas entrem em contato com o Ministério do Trabalho para melhores esclarecimentos. O telefone é o 158.

A Carteira de Trabalho digital tem número? 

O CPF agora é o número usado para acessar o documento. 

A carteira de trabalho digital pode simplificar  processos para beneficiar trabalhadores e empregadores. A iniciativa busca reduzir custos e agilizar os processos.

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