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A Carteira de Trabalho Digital é o atual documento dos trabalhadores brasileiros. Criado em 2017, ele substitui a antiga caderneta que continha o histórico profissional dos trabalhadores. Para usá-la, é preciso apenas baixar o “Carteira de Trabalho Digital” no celular. O download pode ser feito através da loja de aplicativos dos smartphones.
O documento é emitido gratuitamente e de modo simples.
O documento também permite:
Acessar as informações pessoais do trabalhador;
Visualizar o histórico de contratos e valor dos salários;
Consultar o abono salarial;
Solicitar seguro desemprego;
Acessar ofertas de emprego;
A carteira de trabalho física deixou de existir?
Desde 2019, não é mais necessário apresentar o documento físico para contratações e demissões. Todo o processo agora é realizado pelo e-Social, aplicativo da carteira de trabalho digital.
No entanto, o governo federal recomenda que, quem ainda possui o documento físico, guarde-o para consultas futuras. Isso é especialmente importante para quem trabalha com carteira assinada há muitos anos. Essas pessoas devem manter o documento original conservado.
Como solicitar ?
Obter uma carteira de trabalho digital demanda apenas que o cidadão tenha um CPF ativo. Quem está desempregado ou nunca trabalhou formalmente também pode fazer o requerimento. Para isso basta baixar o aplicativo e logar com CPF e a senha cadastrada em sua conta gov.br*.
Depois, é só concluir o cadastro e pronto, o documento está disponível. Não é necessário que o trabalhador pague taxas ou precise de algum tipo de aprovação.
A Carteira de Trabalho Digital não tem validade como documento de identificação.
*A conta gov.br é um cadastro único que o cidadão faz junto ao governo federal. Ela permite o acesso a serviços governamentais.
Como solicitar seguro desemprego através do aplicativo?
Agora não é mais preciso ir a um posto de atendimento para solicitar o benefício. O trabalhador precisa apenas:
Abrir o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” no seu celular;
Acessar a aba “Benefícios”;
Clicar em “Seguro Desemprego”;
Clicar em “Solicitar”;
Digitar o número do requerimento, fornecido pelo ex-empregador;
Aceitar os termos e condições;
Pronto! A solicitação do Seguro Desemprego está pronta.
Também é possível consultar o PIS
A Carteira de Trabalho Digital também tem a opção de consulta ao abono salarial (PIS). Para consultar se tem direito, o trabalhador precisa apenas clicar na opção “Benefícios” do aplicativo. A opção fica na barra inferior do documento. Veja a ilustração abaixo:
PIS é um Abono Salarial, um benefício que pode chegar até o valor de um salário mínimo. O calendário do pagamento é definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT)..
O que fazer se o aplicativo não funcionar como deveria
Caso não consiga concluir seu cadastro, o trabalhador pode precisar comparecer a uma unidade de atendimento. Nesse caso, o governo federal recomenda que as pessoas entrem em contato com o Ministério do Trabalho para melhores esclarecimentos. O telefone é o 158.
A Carteira de Trabalho digital tem número?
O CPF agora é o número usado para acessar o documento.
A carteira de trabalho digital pode simplificar processos para beneficiar trabalhadores e empregadores. A iniciativa busca reduzir custos e agilizar os processos.