Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cultural
3
min de leitura

Como é a vida após a morte? Será que a eternidade é chata? Pastor responde citando C.S. Lewis

John Piper argumenta que uma transformação garantirá uma alegria perene.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/4/2025 15:13
Aventuras na História

A ideia de eternidade, de um tempo sem fim no Céu, fascina e ao mesmo tempo perturba a mente humana

Como seria possível viver para sempre sem, eventualmente, cair no mais profundo tédio? Essa foi a questão levantada por um ouvinte chamado Mason no podcast Ask Pastor John, do respeitado teólogo e autor John Piper.

Mason conta que sente dificuldade para entender o conceito de infinito e diz que gostaria de entender como a vida após a morte não seria entediante: 

"Eu luto para processar algo sem fim; como não ficaremos entediados?", perguntou ele. 

John Piper, fundador do ministério Desiring God, admitiu a dificuldade da questão. Para ele, a eternidade é um conceito que desafia nossa compreensão:

"Está fora de questão que a eternidade — quer a concebamos como tempo sem começo ou fim, quer a concebamos como uma dimensão além do tempo, atemporalidade — é difícil de compreender. Quer dizer, eu nem sei o que 'compreender' significa quando se trata de algo assim."

No entanto, Piper argumenta que essa dificuldade não invalida a realidade eterna, pelo contrário. Ele cita o livro de Eclesiastes (3:11), onde o Rei Salomão escreveu:

"Deus fez tudo belo a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim, ele não consegue compreender inteiramente a obra que Deus fez do começo ao fim."

Para Piper, este versículo indica que Deus intencionalmente "nos fez cientes de uma realidade de um tipo de tempo eterno ou não-tempo que não é totalmente compreensível"

Essa sensação de que há algo mais, algo que esta vida não satisfaz completamente, é uma pista. 

Piper recorre ao célebre escritor C.S. Lewis, autor de "As Crônicas de Nárnia", que afirmou em seu livro Cristianismo Puro e Simples:

"Se encontro em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para um outro mundo."  

Mas como seria essa eternidade para que o tédio não encontre espaço? Piper aponta que, embora misteriosa, a vida futura não é totalmente desconhecida. 

A Bíblia oferece vislumbres, como a descrição da Nova Jerusalém em Apocalipse 21:18 como uma cidade de "ouro puro, límpido como vidro". 

Mais crucial ainda, segundo ele, é a transformação que os próprios redimidos experimentarão, especialmente em seus corpos. Ele cita a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (15:42-44):

"Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual."  

É essa transformação radical que, segundo Piper, garante a ausência de tédio. Não seremos espíritos desencarnados, mas pessoas com corpos glorificados, feitos para a eternidade.

"Seremos pessoas com corpos, e ainda assim, com corpos de uma forma que é... incompreensivelmente diferente dos nossos corpos atuais. Você nunca esgotará a capacidade de ver a glória, de se maravilhar, de ser revigorado, de se emocionar para sempre."

Ele conclui que esses corpos ressurretos serão perfeitamente adequados para a experiência celestial:

"[Corpos] perfeitamente adequados para prazeres eternos, sobrenaturais, inimagináveis — [corpos] tão insondavelmente mais capazes de desfrutar do que você jamais poderia imaginar."

A dificuldade de imaginar a eternidade sem tédio, portanto, derivaria da nossa limitação atual

A promessa, segundo a interpretação de Piper, é de uma nova condição de existência, com capacidades renovadas e uma fonte infinita de alegria e maravilhamento na presença de Deus, tornando o enfado uma impossibilidade.

Leia também:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:

  • informação confiável e imparcial;
  • economia de tempo por meio de notícias objetivas;
  • atualizações constantes;

O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais