Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Censura, manobras jurídicas e relação de Maduro com o Brasil - Juan Guaidó fala sobre o atual regime da Venezuela

Em entrevista com Rica Perrone, Guaidó falou sobre a ascensão do atual regime venezuelano e sua relação com governos brasileiros.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/6/2023 14:25
Juan Guaidó

Ontem (05/06), o jornalista brasileiro Rica Perrone publicou uma entrevista com Juan Guaidó, ex-presidente interino da Venezuela e opositor político do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Em sua fala, o político venezuelano comentou algumas das principais atitudes do atual regime venezuelano nos bastidores da política do país, bem como o auxílio do governo brasileiro nesse processo.

"Eles torturaram nossa gente. Era o que Maduro pretendia fazer comigo, por isso eu fugi da Venezuela, para não entregar outro refém", disse Guaidó sobre sua atual relação com o governo de seu país.

Estabelecendo-se no poder

Ao falar sobre a ascensão do atual regime, Gauidó destacou a atuação do Poder Judiciário venezuelano:

"Nas últimas eleições, os Tribunais da Venezuela decidiram quem seriam os candidatos, impossibilitando alguns cidadãos de concorrem ao cargo. É como se o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil decidisse quem seriam os candidatos e proibissem os políticos do PT e PSDB de concorrer ao cargo, simplesmente porque o tribunal quis assim". 

Guaidó também comentou a atuação do Poder Executivo contra a imprensa e humoristas:

"Eles simplesmente fecharam os meios de comunicação que faziam oposição ao governo com o auxílio das forças armadas. Hoje, a Venezuela não possui nenhum meio de comunicação livre, além de possuir mais de 300 presos políticos. 

O governo escalou suas medidas ditatoriais quando passou a prender humoristas e seus familiares após brincadeiras e sátiras com generais de Maduro. Ainda hoje estão presos familiares de humoristas que foram exilados".

A relação do Brasil com a Venezuela

Ao ser questionado sobre a relação do Brasil com o atual regime da Venezuela, Guaidó respondeu:

"O presidente Lula agiu em conluio com Chávez e Maduro, especialmente através da Odebrecht. Não é exagerado pensar que o Brasil pode ter um regime semelhante ao da Venezuela. 

Quem são os principais aliados de Lula? Chávez foi um deles, e agora Maduro faz parte desse grupo. Como diz o provérbio: 'diga-me com quem andas que eu te direi quem és'". 

A Brasil Paralelo também entrevistou Juan Guaidó em seu mais novo projeto.

Infiltrados: Venezuela

Para entender o que está acontecendo na Venezuela, Bruno Musa e Fábio Lima foram até o país para ouvir o próprio povo venezuelano. A viagem deu origem à mais nova produção da Brasil Paralelo: Infiltrados: Venezuela.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais