Ontem (05/06), o jornalista brasileiro Rica Perrone publicou uma entrevista com Juan Guaidó, ex-presidente interino da Venezuela e opositor político do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Em sua fala, o político venezuelano comentou algumas das principais atitudes do atual regime venezuelano nos bastidores da política do país, bem como o auxílio do governo brasileiro nesse processo.
"Eles torturaram nossa gente. Era o que Maduro pretendia fazer comigo, por isso eu fugi da Venezuela, para não entregar outro refém", disse Guaidó sobre sua atual relação com o governo de seu país.
Ao falar sobre a ascensão do atual regime, Gauidó destacou a atuação do Poder Judiciário venezuelano:
"Nas últimas eleições, os Tribunais da Venezuela decidiram quem seriam os candidatos, impossibilitando alguns cidadãos de concorrem ao cargo. É como se o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil decidisse quem seriam os candidatos e proibissem os políticos do PT e PSDB de concorrer ao cargo, simplesmente porque o tribunal quis assim".
Guaidó também comentou a atuação do Poder Executivo contra a imprensa e humoristas:
"Eles simplesmente fecharam os meios de comunicação que faziam oposição ao governo com o auxílio das forças armadas. Hoje, a Venezuela não possui nenhum meio de comunicação livre, além de possuir mais de 300 presos políticos.
O governo escalou suas medidas ditatoriais quando passou a prender humoristas e seus familiares após brincadeiras e sátiras com generais de Maduro. Ainda hoje estão presos familiares de humoristas que foram exilados".
Ao ser questionado sobre a relação do Brasil com o atual regime da Venezuela, Guaidó respondeu:
"O presidente Lula agiu em conluio com Chávez e Maduro, especialmente através da Odebrecht. Não é exagerado pensar que o Brasil pode ter um regime semelhante ao da Venezuela.
Quem são os principais aliados de Lula? Chávez foi um deles, e agora Maduro faz parte desse grupo. Como diz o provérbio: 'diga-me com quem andas que eu te direi quem és'".
A Brasil Paralelo também entrevistou Juan Guaidó em seu mais novo projeto.
Para entender o que está acontecendo na Venezuela, Bruno Musa e Fábio Lima foram até o país para ouvir o próprio povo venezuelano. A viagem deu origem à mais nova produção da Brasil Paralelo: Infiltrados: Venezuela.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP