A Catedral de Notre-Dame reabriu no último sábado, 7 de dezembro. A construção é feita em arquitetura estilo gótico e estava fechada desde 15 de abril de 2019, quando um incêndio destruiu parte de uma torre e do telhado.
A igreja começou a ser construída em 1163, por ordem do rei Luís VII e é dedicada à Maria, mãe de Jesus. A obra foi concluída em 1345. O templo fica na Praça João Paulo II em Paris e é acessível por transporte público.
Ontem, 8 de novembro, uma missa solene marcou o primeiro domingo de missas em Notre-Dame após cinco anos de reforma. A liturgia incluiu a benção do altar e dos fiéis.
Os festejos da reabertura vão durar até o domingo de Pentecostes de 2025, marcado para o dia 8 de junho.
A reabertura de Notre Dame coincidiu com o tempo do Advento, no qual os cristãos esperam pelo Natal.
O ano de 2019 foi o primeiro, em 200 anos, que a catedral de Notre-Dame não comemorou o Natal. Desde então, a igreja tem ficado de portas fechadas nesta data que é tão especial aos fiéis.
O Natal de 2024 marcará um grande momento: o nascimento de Jesus Cristo será comemorado com as portas abertas.
Essa data tão importante para a humanidade também será comemorada na Brasil Paralelo. O Especial de Natal 2024 é um momento de reflexão, músicas e histórias que com certeza emocionará você e a sua família.
A estreia será no dia 17 de dezembro ao vivo. Clique no link e resgate seu ingresso virtual gratuitamente.
Antes do surgimento da França, a região fazia parte do império romano. O local onde a construção está já foi uma antiga cidade chamada de Lutécia.
Escavações arqueológicas apontam que a Catedral de Notre-Dame teria sido erguida em cima de um templo do deus pagão Júpiter, alegadamente destruído séculos antes.
Durante o período mais crítico da Revolução Francesa, a catedral foi saqueada e uma torre do século XIII foi derrubada.
Os revolucionários destruíram 28 estátuas da galeria dos reis e derreteram os sinos da torre norte para fazer balas de canhão.
Além disso, a igreja foi transformada em um templo para o culto à razão, uma religião que a República buscava criar.
As imagens da Virgem Maria foram substituídas por estátuas da deusa da liberdade e todas as cruzes foram removidas. A catedral também serviu de depósito durante o período.
Apenas em 1801 a construção voltou a ser usada para a celebração de missas pela Igreja Católica.
A catedral de Notre-Dame não tem apenas importância religiosa. O templo já foi cenário de clássicos da literatura mundial, como O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo. O livro de 1831 tornou-se um clássico, sendo retratado também pelo cinema.
Além disso, foi o maior ponto de referência de Paris até a construção da Torre Eiffel, em 1887.
Pintores também se inspiraram em Notre-Dame. Em 1807, Jacques Louis David concluiu o quadro Coroação de Napoleão. A pintura tornou-se famosa em todo o mundo.
A importância da arquitetura e do belo para a história da história da humanidade é tema de O Fim da Beleza.
O original Brasil Paralelo resgata a importância da beleza e da estética na vida das pessoas. Assista ao primeiro episódio gratuitamente:
No dia 15 de abril de 2019 imagens chocaram o mundo, quando o campanário da lendária igreja apareceu em chamas durante obras de manutenção.
O fogo começou no telhado, derrubando a agulha central que ficava no topo. Dentro, alguns ítens sacros também foram destruídos.
Um relatório indicou que uma bituca de cigarro ou uma falha elétrica iniciaram as chamas, colocando fim a especulações de incêndio criminoso. O serviço de abertura contou com um rito antigo, que respeita a Tradição da Igreja Católica.
A reabertura da catedral de Notre-Dame aconteceu em uma cerimônia solene no último sábado, 7 de dezembro. O Papa Francisco enviou uma mensagem especial aos franceses, pedindo que este momento fosse “sinal de renovação da Igreja na França”. Disse o Pontífice:
“Aqueles que os precederam na fé a construíram para vocês: as inúmeras representações e símbolos que ela contém são destinados a vocês para conduzi-los com mais segurança ao encontro com Deus-feito homem e para redescobrir o seu imenso amor”.
Em seu discurso antes do início do serviço religioso que marcou o momento, Emmanuel Macron agradeceu aos mais de 2000 operários que trabalharam na obra e pediu que o que aconteceu deve deixar uma lição à humanidade:
“Notre-Dame nos recorda que somos herdeiros de um passado grandioso que pode desaparecer e que temos o dever de transmiti-lo. Ao soar dos sinos, ao despertar do grande órgão, os fiéis virão orar, e o mundo reencontrará uma catedral renascida e embelezada.
Entre os convidados da cerimônia de abertura estavam o presidente Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte, o presidente-eleito dos EUA, Donald Trump e o príncipe William, herdeiro do trono britânico.
Segundo o Arcebispo de Paris, Laurent Bernard Marie Ulrich, as visitas agora serão agendadas. Isso trará mais conforto e agilidade para fiéis e turistas.
Ele ressaltou que a igreja deve estar aberta a todos, por isso nada será cobrado de quem visitar:
“Eu não sei fazer a diferença entre um visitante e um peregrino, porque já vi pessoas que entram na catedral como visitantes e que param para rezar".
Com a restauração de Notre-Dame, fiéis e turistas voltarão a ter acesso a um dos maiores patrimônios da humanidade. Até o próximo dia 15 de dezembro uma programação especial marca o retorno às atividades.
Por questões de logística, foram distribuídos ingressos gratuitamente e rapidamente se esgotaram.
Após esse dia, a igreja poderá ser visitada gratuitamente todos os dias das 7h45 às 19h. Às quintas-feiras o horário é estendido, com as atividades encerrando às 22h. Católicos poderão assistir às missas conforme a programação da paróquia.
Um dos destaques será o retorno solene da coroa de espinhos de Jesus, relíquia que fica guardada na Catedral. Os fiéis e turistas podem obter mais informações no site oficial.
Para traduzir, basta ativar a extensão do google tradutor.
Paris tem de volta um de seus cartões postais. Depois do incêndio que quase destruiu séculos de história, agora peregrinos, fiéis e turistas terão acesso gratuito a uma verdadeira obra de arte gótica do século XII.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP