This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Capela de Sal: conheça o fascínio de uma das principais igrejas subterrâneas do mundo

Polônia tem uma capela de sal a mais de 100 metros abaixo da terra.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/12/2024 18:53
Alexey Pevnev | Shutterstock

Uma igreja polonesa foi construída dentro de uma mina, a mais de 100 metros abaixo da terra. A Capela de Santa Cunegundes da Polônia foi esculpida totalmente em rocha de sal e fica na de Mina de Sal Wieliczka, a cerca de 13 km de Cracóvia, a segunda maior cidade do país. 

A construção tem 12 metros de altura e levou mais de 70 anos para ficar pronta. Suas paredes possuem obras em baixo relevo, nas quais estão retratadas passagens bíblicas da vida de Jesus. Uma delas é a fuga da Sagrada Família para o Egito. 

Talhado na Capela de Santa Kinga. Crédito: Wikimedia Common Falk2 (CC BY-SA 4.0)

O chão da capela é feito de um único bloco de sal e o teto ostenta lustres elaborados, também produzidos a partir do mineral. O altar exibe estátuas de Santa Cunegundes (Kinga em polonês), São José e São Clemente, todas esculpidas por Józef Markowski, e abriga relíquias da santa. 

Capela de Santa Cunegundes, na Polônia. Foto: divulgação. 

Um crucifixo no presbitério representa as quatro principais minas de sal da Polônia: Wieliczka, Bochnia, Kłodawa e Sieroszowice. 

Uma escavação de 800 anos

As Minas de Wieliczka começaram a ser exploradas oficialmente no século XIII, o que as torna umas das mais antigas do mundo. No total, foram abertos mais de 300 quilômetros de túneis, alcançando 327 metros de profundidade. 

No entanto, apenas 2% de toda a área é aberta a visitantes, o que corresponde a mais ou menos 2km. As minas de sal de Wieliczka são reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO e abrigam ainda outras capelas também esculpidas em rocha salina. 

Os templos foram criados pelos mineiros como espaços sagrados para a prática da fé durante o trabalho. Para visitar essas maravilhas subterrâneas, os turistas devem embarcar em um passeio guiado que os leva por este labirinto de belezas naturais e artísticas. 

A entrada principal da mina é facilmente acessível a partir de Cracóvia, com transporte público e opções de excursões disponíveis.

Por que homenagear Santa Cunegundes?

Cunegundes nasceu em 5 de março de 1224. Era filha do rei húngaro Bela IV e de Teodora Laskaris, além de irmã da Beata Iolanda e de Santa Margarida da Hungria.

Ela foi enviada à Polônia em 1239 para conhecer seu futuro marido, o príncipe Boleslau, do principado de Cracóvia. O casamento foi celebrado em 1247, como parte de uma aliança estratégica contra a invasão tártara. 

Santa Cunegundes (Kinga em polonês) - Iconografia ortodoxa

Após a vitória sobre os invasores, Cunegundes e Boleslau fizeram um voto de castidade perpétua como forma de agradecimento pelo triunfo. Com isso, não tiveram mais vida conjugal. 

Durante o casamento, ela demonstrou lealdade e compaixão, dedicando-se a ajudar os pobres e os leprosos. Também tinha influência no governo, servindo como conselheira do marido em decisões de Estado. 

Após a morte de seu marido em 1279, distribuiu suas posses aos necessitados e ingressou no mosteiro das Clarissas Pobres. 

Lá, viveu em oração até sua morte em 24 de julho de 1292. Foi beatificada pelo Papa Alexandre VIII em 1690 e canonizada em 16 de junho de 1999 pelo Papa São João Paulo II. Hoje, Cunegundes é a padroeira da Polônia e da Lituânia.

Em homenagem ao Pontífice, uma estátua de sal do Papa polonês foi instalada na capela. Ela é a única do mundo feita inteiramente de sal.

Estátua de sal de São João Paulo II, Papa. Crédito: Flickr Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)

Com uma história rica e uma estrutura impressionante, a Capela de Santa Cunegundes, na Mina de Sal de Wieliczka, não é apenas um passeio turístico. 

Trata-se de uma imersão na história e na cultura da Polônia, além de um testemunho da devoção e resiliência dos mineiros da do século XIII. Essa fé chega aos dias de hoje, servindo de inspiração para muitos cristãos que enfrentam momentos difíceis. 

Alguns deles contaram suas histórias no Especial de Natal 2024 da Brasil Paralelo. No dia 17 de dezembro, pessoas como frei Gilson e o casal Victor e Laise Salles, irão compartilhar suas histórias de fé e resiliência. 

Clique aqui e resgate seu ingresso virtual. Abaixo, veja o primeiro episódio do especial de 2023. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais