Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Ontem (06/11) à noite, a Multishow, empresa do grupo Globo, realizou um evento para premiar as melhores músicas brasileiras de 2023.
Na categoria música gospel do ano, os vencedores foram: Caetano Veloso e Kleber Lucas.
Aproveite o desconto vitalício, a maior promoção da história da nossa história, para assistir A Primeira Arte e ter acesso a todo o conteúdo do streaming da Brasil Paralelo - toque aqui para saber mais.
Kleber Lucas recebeu o prêmio enquanto Caetano Veloso o aplaudia da plateia. Ao receber o prêmio, Kleber Lucas afirmou:
"Sou mais um filho da favela, de uma mãe solo, mãe preta que criou os filhos sozinha, onde não tínhamos o que comer.
Nesses momentos fui criado entre a Assembleia de Deus e os terreiros de candomblé lá na favela da Coreia, de São Gonçalo, onde eu nasci.
Essa música representa que as religiões podem conviver em harmonia. Agradeço a Caetano Veloso por esse momento lindo, obrigado”.
Aproximação dos dois cantores
Em um texto publicado na revista Veja, Felipe Branco Cruz destaca que a aproximação de Kleber Lucas com Caetano Veloso pode ter ocorrido devido ao pastor ter se tornado apoiador de Lula.
O pastor evangélico foi uma das atrações da posse presidencial de 2023 junto de Caetano Veloso. Kleber já vinha defendendo publicamente pautas como:
Caetano Veloso surpreende ao participar de música gospel
O público também ficou surpreendido com a participação de Caetano Veloso em uma música gospel. Declaradamente ateu, Caetano passou sua vida defendendo valores antirreligiosos e contrários ao Direito Natural.
Em entrevista ao Fantástico, Caetano comentou a mudança:
"Você sabe, Kleber, que eu cheguei a ser assim antirreligioso. Na minha juventude, eu era antirreligioso, mas agora a única resposta que veio à minha cabeça da sua pergunta é ‘foi Deus’."
"Realmente é a única coisa que eu posso responder. Eu não sou propriamente religioso. [...] Eu acho que foi Deus".
Reações controversas marcam a premiação dos cantores
As reações à vitória de Caetano Veloso e Kleber Lucas foram controversas. Em um post que o pastor fez sobre a indicação ao prêmio, os internautas se dividiram entre os admiradores da música e críticos as posturas dos cantores.
A música brasileira está em decadência?
Muitas das músicas premiadas pelo Multishow fazem parte de um fenômeno descoberto pelo cientista de dados Leonardo Sales: as músicas estão perdendo a quantidade de acordes e a complexidade das notas e harmonias.
Dentre os estilos que menos fazem notações distintas, está o funk, categoria musical que ganhou destaque na premiação Multishow em 2023.
Outro dado da pesquisa de Leonardo é que mais da metade dos artistas brasileiros cantam temas ligados ao relacionamento amoroso.
Analisando a quantidade de palavras únicas, o vocabulário próprio com palavras distintas, o pesquisador encontrou 5 grupos de temas musicais no Brasil. O estudo enumerou os seguintes temas como os mais cantados ao redor do país:
Paixões bem sucedidas, retratando os relacionamentos nas melhores fases;
Paixões desastrosas, retratando amores mal sucedidos;
Engajamento social, onde há crítica social e a temática de paisagem urbana;
Mundo gospel, com foco na espiritualidade;
Paisagens do sul.
A pesquisa também ressaltou a simplificação das letras e a predominância da temática sensual.
A importância da música para a sociedade e a vida individual
Para entender a importância da música para o ser humano e quais as consequências do novo cenário musical, a Brasil Paralelo elaborou o documentário A Primeira Arte.
Aproveite o desconto vitalício, a maior promoção da história da nossa história, para assistir A Primeira Arte e ter acesso a todo o conteúdo do streaming da Brasil Paralelo - toque aqui para saber mais.