A cantora Claudia Leitte está no centro de mais uma controvérsia. Após modificar um trecho de uma de suas músicas mais populares, ela foi acusada de racismo. A canção teve os versos "Joga flores no mar/Saudando a rainha Yemanjá" substituídos por "Joga flores no mar/Só louvo meu rei Yeshua".
A alteração foi alvo de diversas críticas. Composta em 2004, quando Claudia fazia parte do grupo Babado Novo, é anterior à conversão da cantora.
Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, criticou a mudança sem mencionar Claudia diretamente. Ele afirmou em seu perfil do Instagram:
“Axé é uma palavra de origem yorubá, que tem um significado e um valor insubstituível na cultura e nos cultos de matriz africana. Deste mesmo lugar, e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada Axé Music. Sempre há tempo para refletir, entender, mudar e reparar, mesmo após os 40 anos”.
Tourinho continuou: “O papel da cultura negra no axé music, o protagonismo dos cantores brancos, com os negros na composição e na ‘cozinha’, são fatos que não podem ser contornados. Não é para se fazer caça às bruxas, mas sim fazer justiça e colocar tudo no seu devido lugar”, continuou.
Em seguida as críticas ficaram mais claras:
"Quando um artista se diz parte desse movimento [ o Axé Músic], saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo".
Anteriormente, ele havia discutido o papel da cultura negra no Axé Music e a predominância de cantores brancos em destaque, enquanto artistas negros ficaram nos bastidores, ao longo de 40 anos da história do gênero.
Posteriormente, Tourinho atualizou sua publicação para apaziguar os ânimos:
“Essa questão que levantei é muito mais sobre o todo do que sobre a parte, e maior e mais endêmica do que qualquer caso isolado. Sei que perde-se controle, mas a intenção não é alimentar hate contra ninguém, e sim puxar a discussão como um todo sobre a necessidade de saber o que é o Axé e reconhecer toda a história. Fechei comentários porque a discussão estava indo na direção errada.”
A postagem gerou reações negativas contra Claudia. A seguidora @laiela_ comentou no Instagram da cantora:
“Acho engraçado que você nasceu do Axé, ama Salvador mas segue com um discurso intolerante sobre as religiões de matriz africana. Esse tambor que você gosta de bater no carnaval você acha que vem de onde? Da Universal? Você deveria ser excluída de toda cultura que o povo preto conquistou, ganhar dinheiro em cima da arte de preto você gosta, né?”
Outro seguidor, @allybrito, escreveu: “Vira logo gospel, vai cantar louvor e pare de se aproveitar da cultura afro para enriquecer e depois desrepeitá-la”.
Já @hudrafael expressou: “Curioso: vive do Carnaval, do Axé, e construiu sua carreira capitalizando músicas que exaltam, direta ou indiretamente, a matriz africana. Ainda assim, decide mudar a letra de uma música para agradar a uma bolha religiosa. Será que o próximo passo será demonizar o Carnaval e o próprio axé?”
Claudia também recebeu apoio de fãs e artistas. A cantora Paula Lima demonstrou solidariedade com emojis de coração em uma publicação crítica à cantora. A atriz Érika Januzza também apoiou. O seguidor @costapiano declarou:
“Tentam apagar, diminuir… mas quando se tem o brilho dos céus, do pai, todas as tentativas são em vão!”
A ex-dançarina Carla Perez também expressou apoio a Claudia.
Por outro lado, Ivete Sangalo apoiou as críticas. Ela curtiu a publicação de Tourinho e ainda escreveu “Sim” nos comentários.
Anos antes, Ivete protagonizou uma polêmica com a cantora Baby do Brasil sobre questões de fé. No Carnaval, a antiga Baby Consuelo se destacou ao afirmar:
"Fiquem atentos porque estamos vivendo o apocalipse. O arrebatamento pode ocorrer entre 5 e 10 anos. Busquem o Senhor enquanto ainda é possível encontrá-lo". Em seguida, sugeriu que Ivete cantasse "Eva", uma música de carnavais passados que fala sobre o apocalipse.
Ivete, com humor, respondeu: "Eu não vou deixar isso acontecer, porque não existe apocalipse certo quando a gente 'maceta' o apocalipse."
Em vez de seguir a temática apocalíptica, ela apresentou seu novo sucesso, Macetando, em vez de Eva.
Até o momento, Claudia Leitte não se manifestou sobre a polêmica.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP