A Arquidiocese de São Salvador (Bahia) emitiu um comunicado para alertar os fiéis sobre uma comunidade online que tem usado o nome e símbolos da Igreja Católica no Minecraft.
A instituição denunciou a comunidade por criar uma hierarquia eclesiástica paralela, replicar nomes de religiosos e informações da Igreja sem autorização.
A comunidade virtual se denomina "Arquidiocese de Salvador Minecraft" e foi criada em 2015.
Seu objetivo é "espalhar o evangelho através do jogo", acreditando que o ambiente virtual é uma forma eficaz de atrair jovens.
O grupo se inspira na organização Católica para criar uma hierarquia paralela dentro do universo de Minecraft.
Os jogadores ocupam os cargos de padres, bispos, cardeais e até papas, organizando servidores onde acontecem "missas" virtuais.
Eles possuem perfis nas redes sociais onde anunciam eventos, notas de falecimento, nomeações e até a escolha de um novo "papa" virtual, com direito à famosa fumaça branca que sinaliza a eleição na vida real.
A comunidade nacional de jovens católicos do Minecraft já conta com mais de 11 mil seguidores no Instagram e cerca de 220 membros.
Ela se expandiu do Brasil para países como México e Colômbia. A faixa etária média dos participantes é de 13 a 20 anos.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia classificou o site e a comunidade virtual como "falsos", não autorizados ou administrados pela instituição, e com "informações incorretas e conteúdos que podem induzir os fiéis ao erro".
O alerta ocorreu após um dos padres da cidade pesquisar o próprio nome na internet e ser direcionado à página.
A paróquia pediu a colaboração dos fiéis para que denunciem páginas suspeitas e não compartilhem conteúdos de fontes não verificadas.
Um boletim de ocorrência foi registrado contra a comunidade na Delegacia Virtual do Estado da Bahia.
A comunidade Católica do Minecraft se disse "surpreendida" com a denúncia. O grupo afirmou que já entrou em contato com seu "setor jurídico para buscar uma solução fraterna, fundamentada no Evangelho".
Em um comunicado, a comunidade reiterou seu objetivo:
"Reiteramos que nosso objetivo no ambiente virtual é evangelizar e atrair jovens a Deus e à Sua Igreja, sem jamais nos passar pela Arquidiocese da vida real ou enganar os fiéis. Que Cristo nos guie para resolver essa situação com respeito e união cristã."
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP