As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump afirma que os dias de Maduro estão contados

Operações dos Marines contra o narcotráfico acontecem cada vez mais perto da costa venezuelana, revelam imagens de satélite

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/11/2025 12:58
Daniel Torok - White House Facebook

Em meio à crescente tensão entre EUA e a Venezuela, Donald Trump cedeu uma entrevista à CBS em que afirmou que não acredita em uma guerra entre os dois países. Apesar disso, não recuou nos ataques a Maduro, afirmando que o ditador venezuelano está com os dias contados.

A fala ocorre enquanto os EUA concentram forças navais e aéreas no Caribe, e conduzem ataques contra embarcações supostamente envolvidas com tráfico de drogas.

Desde setembro, ao menos 16 operações norte-americanas resultaram em mais de 60 mortos. 

A política tornou-se cada vez mais frontal contra o regime de Caracas, que recentemente denunciou um plano americano para sequestrar Maduro e levá-lo a solo americano.

O mapa mostra  o USS Iwo Jima ao largo da costa venezuelana. Crédito:  EU Sentinel
O mapa mostra o USS Iwo Jima ao largo da costa venezuelana. Crédito:  EU Sentinel

O que disse Trump sobre Maduro?

Durante o programa 60 Minutes, Trump foi questionado pela jornalista Norah O’Donnell sobre a possibilidade de uma guerra com a Venezuela. 

“Eu duvido. Não creio nisso”, respondeu. 

Mas, ao ser perguntado se Maduro permaneceria no poder por muito tempo, respondeu: 

“Eu diria que não. Acho que os dias dele estão contados, sim”.

Trump também acusou o regime chavista de “esvaziar prisões e sanatórios” para enviar criminosos e doentes mentais aos Estados Unidos. 

Segundo ele, a Venezuela, junto de México e outras nações, estaria permitindo a entrada de “gangues perigosas”, como o Tren de Aragua, no território americano.

O que está acontecendo no Caribe?

Apesar de descartar uma invasão terrestre, Trump mantém uma presença militar sem precedentes na região. 

O porta-aviões nuclear USS Gerald Ford, acompanhado de dezenas de navios, drones e caças F-35, foi deslocado para o Caribe. 

O Pentágono confirmou mais de uma dezena de ataques a barcos supostamente ligados ao tráfico internacional, mas não apresentou provas concretas de envolvimento com drogas.

As ações têm sido criticadas por países latino-americanos como a Colômbia. O presidente colombiano, Gustavo Petro, recentemente acusou Trump de querer virar rei.

Maduro, por sua vez, acusa Washington de “fabricar uma nova guerra” e de usar o narcotráfico como desculpa para se apoderar do petróleo venezuelano.

Há risco de conflito entre EUA e Venezuela?

Trump continua tendo um discurso dúbio, mas as operações militares americanas continuam se aproximando do território venezuelano. 

“Não vou dizer o que faremos com a Venezuela, se faremos algo ou não”, afirmou ao ser questionado sobre possíveis ataques terrestres.

Em outubro, o presidente Trump autorizou a CIA a realizar operações secretas para derrubar Maduro. 

Ao mesmo tempo, Trump afasta  um cenário de guerra aberta com a Venezuela.

No último mês, 10 operações militares dos EUA aconteceram no Caribe, enquanto planos e falas se desdobram em meio a tensões geopolíticas. 

Se você não quer perder as informações mais importantes do cenário político mundial, assine o Resumo BP, a newsletter gratuita da Brasil Paralelo. Basta se registrar, e você receberá uma curadoria especial de notícias.

Quero assinar o Resumo BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais