Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Americanos do Estado do Oregon se mostram arrependidos da liberação generalizada das drogas

A Medida 110, aprovada há 4 anos no Oregon, está sendo reconsiderada pelos políticos do Estado. Uma nova decisão que aumenta o combate contra as substâncias foi aprovada na Câmara e no Senado Estaduais e segue para a mesa da governadora.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/4/2024 10:03
Um policial confisca metanfetamina em Salem, Oregon.

Em novembro de 2020, os cidadãos de Oregon votaram para aprovar a legalização do uso de posse de drogas. Além da maconha, drogas sintéticas também foram legalizadas como cocaína, fentanil e heroína.

A expectativa da população é que a liberação geraria uma diminuição das mortes por overdose e melhoraria o índice de segurança pública.

Os números mostram que ocorreu o contrário, a criminalidade subiu, junto a saque a lojas e roubos. Segundo Kevin Sabet, presidente da Fundação para Soluções sobre Políticas de Drogas:

“A Medida 110 basicamente isentou o uso de drogas da criminalização, então o tráfico e o consumo ao ar livre tornaram-se a norma. Isso frustrou as autoridades locais, incluindo o prefeito de Portland, já que pouco poderia ser feito”.

Sabet também comentou sobre os dados oficiais:

“Entre 2020 e 2022, as mortes por overdose no Oregon aumentaram 75%. Saltaram de 797 para 1.392. Um índice muito superior ao aumento de 18% registrado em todo o país, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças”.

Parlamentares buscam reverter decisão

Políticos do Estado agora correm para tentar aprovar leis que endureçam o combate às drogas, principalmente aquelas consideradas mais pesadas. 

No início de março, a Câmara e o Senado estaduais do Oregon aprovaram um projeto de lei para reverter a Medida 110. A nova decisão conta com o apoio dos dois partidos e agora segue para a mesa da governadora Tina Kotek, que provavelmente deve assinar e aprovar a decisão.

Com essa nova proposta, a posse de drogas pesadas, mesmo em pequenas quantidades, passa a ser crime no Estado, podendo levar o infrator a 6 meses de prisão. 

A droga que vem gerando mais problemas ao Estado é o fentanil, um remédio tarja preta para dor, que vem sendo usado de forma recreativa por viciados. Em janeiro de 2024, as autoridades da cidade de Portland chegaram a decretar estado de emergência por conta da droga. 

Segundo o documentário Além da Fumaça, os dados sobre o real impacto da legalização das drogas são muitas vezes mascarados ou ocultados. Existem grupos que ganham muito dinheiro com esse mercado e atuam para legalizar as substâncias em diversos países.

A produção investiga as políticas de drogas no Brasil, Portugal, Uruguai e Holanda e revela bastidores pouco divulgados. Você pode assisti-lo no streaming da Brasil Paralelo. 

A sua assinatura será feita com um desconto especial de 50%. Essa oferta só será válida até o dia 05 de abril. 

Mais do que o Além da Fumaça, você poderá curtir o catálogo da Brasil Paralelo. Que inclui nossos originais e filmes selecionados a dedo por nossa equipe. Clique no link e aproveite a oferta:

Assinar Brasil Paralelo com 50% de desconto

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais