O impacto do dólar
A desvalorização do real torna os produtos importados mais caros, impactando diversos setores da economia.
O professor e economista Bruno Musa explica um pouco sobre como esse cenário acontece:
“Quando o real desvaloriza frente ao dólar temos a alta dos insumos dolarizados que compõe produtos e serviços na ponta final aos consumidores.”
No caso dos combustíveis, os impactos podem ser ainda maiores, já que 82% dos transportes no país são feitos através de caminhões.
A falta de capacidade de refino nacional obriga o país a importar petróleo, cujas transações são em dólar, aumentando os custos logísticos e de transporte, que são repassados aos consumidores.
Além disso, produtores brasileiros buscam exportar mais para se beneficiar com a alta cotação.
Esse movimento faz com que a oferta caia ainda mais no Brasil, enquanto a demanda se mantém.
Outros fatores
Quando um governo imprime dinheiro de maneira irresponsável, o valor da moeda cai, pois há um aumento na oferta sem que a demanda cresça.
Por esse motivo, gastos públicos excessivos podem gerar inflação, já que o governo tende a ficar endividado e pode aumentar a emissão de dinheiro para tentar sair da situação.
Uma redução repentina na taxa de juros também pode causar um aumento considerável na inflação.
Quando o Banco Central diminui a taxa Selic, que estabelece o padrão de juros para os bancos, as pessoas tomam empréstimos e a quantidade de dinheiro em circulação aumenta.
A medida aquece a economia e gera empregos, mas se não for bem administrada pode aumentar a demanda sem alterar a oferta.