Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

A pior droga do mundo já está no Brasil! Dose do tamanho da ponta de um lápis pode ser fatal

Para o psiquiatra Viktor Frankl, a epidemia do uso de drogas é o sintoma de algo maior: a perda de sentido e de valores tradicionais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/7/2023 20:43
Fonte: reprodução Enfermagem Florence

A atual pior droga do mundo já está sendo utilizada no Brasil. Em fevereiro deste ano, foram encontradas 31 frascos de Fentanil em Cariacica, município do Espírito Santo. Quando a notícia veio à tona, dois agentes americanos vieram para o Brasil investigar como as drogas chegaram ao país. 

Segundo Ivone Schon, chefe do escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos no Rio de Janeiro:

"É a primeira vez que ficamos sabendo que houve uma apreensão de fentanil no Brasil com traficantes de drogas. Os Estados Unidos e o Brasil têm uma parceria de trabalho para facilitar e trabalhar conjuntamente, para conscientizar sobre a ameaça de fentanil. 

Atualmente, nos Estados Unidos, o fentanil é a maior ameaça para os nossos filhos, nossas famílias e nossas comunidades",
disse em entrevista ao Fantástico.

A pior droga do mundo

Uma dose de fentanil do tamanho da ponta de um lápis é capaz de matar uma pessoa. Os traficantes têm misturado a droga em com outras substâncias para potencializar seus efeitos e aumentar seu poder de vício.

A droga é produzida a partir de um analgésico moderno mais forte que a morfina. Originalmente, o fentanil foi desenvolvido para aliviar as dores de pacientes com câncer grave. A potência da nova droga equivale a 100 vezes a potência da morfina e 50 vezes a da heroína.

Nos Estados Unidos, mais de 70 mil pessoas morreram em 2022 por overdose de Fentanil, fazendo com que a droga tenha sido classificada como a pior do mundo. Com as descobertas no Brasil, a polícia investiga se a droga está sendo produzida e disseminada em território nacional.

Fentanil no Brasil

Em 4 de julho deste ano, a Polícia Civil do Espírito Santo prendeu traficantes de cigarros eletrônicos que possivelmente estavam usando Fentanil em seus produtos. As investigações sobre a nova droga realizaram diversos mandatos na região da Grande Vitória e ainda estão em andamento.

Perda de sentido para a vida no Ocidente

Em meados do século XX, o psiquiatra Viktor Frankl avaliava que o vazio existencial era o estado predominante na nova geração norte-americana, e que também havia se disseminado para as demais sociedades ocidentais e orientais.

O homem que sobreviveu à prisão no campo de concentração em Auschwitz afirmava que problemas como depressão e vício em drogas aumentariam. Segundo ele, a sociedade está perdendo seus valores principais, os princípios que davam sentido para a vida.

Os EUA como termômetro para o Brasil

O aumento alarmante nas overdoses por drogas nos EUA é um dos principais sintomas da derrocada social contemporânea. Em diversos momentos históricos, os acontecimentos dos EUA já se provaram um termômetro do que acontecerá no Brasil, e a vinda do Fentanil parece ser mais um desses casos:

  • A destruição de imagens históricas nos EUA antecedeu as destruições das estátuas de Borba Gato e outras figuras históricas do Brasil;
  • A introdução de "crianças transsexuais" na parada gay dos EUA antecedeu a atual parada gay no Brasil com "crianças trans";
  • A ascensão e queda de Trump antecederam a ascensão e queda de Bolsonaro, como apresentado no Original BP A Direita no Brasil.
"A eleição de um país decide o futuro de um país, mas a eleição dos EUA decide grande parte do futuro do mundo inteiro", disse Filipe Valerim.

Para entender como a política e os problemas sociais dos EUA afetam o Brasil e o mundo, a Brasil Paralelo produziu a trilogia O Fim Das Nações. Esse Original BP te ajudará a entender os problemas internos dos EUA e a ascensão da China na geopolítica internacional, bem como a posição da Rússia durante a queda dos EUA.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais