Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

A “dama de ferro”: descubra quem é Sanae Takaichi, a conservadora que poderá governar o Japão

Sua campanha foi marcada por um discurso nacionalista anti-China e pela defesa de pautas familiares.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/10/2025 20:09
IPC Digital

Sanae Takaichi foi escolhida para liderar o Partido Liberal Democrata (LDP) e está prestes a se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão.

Para isso acontecer, o parlamento japonês precisa confirmar sua indicação em uma votação prevista para o próximo dia 15

Durante sua campanha para assumir a liderança do partido, Takaichi disse que planeja ser uma “dama de ferro”, em referência à britânica Margaret Thatcher.

A primeira-ministra do Reino Unido assumiu o poder em 1979, seu governo foi marcado pela defesa do conservadorismo, reforma econômica e a luta contra o comunismo.

Takaichi defende pautas familiares, como a norma que proíbe os casados de terem dois sobrenomes. A lei faz com que mais de 90% das mulheres das mulheres no país abrirem mão do sobrenome de solteira.

Em questões internacionais, ela defende uma postura mais forte do Japão, com discursos contra a China e defendendo uma revisão da Constituição japonesa para permitir forças armadas permanentes

  • Entenda a geopolítica do século XXI com a trilogia O Fim das Nações. Assista completo abaixo:

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a lei japonesa estabelece que o país pode conte apenas com Forças de Autodefesa.

No entanto, em questões econômicas ela defende uma posição parecida com a de Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro assassinado em 2022.

Ele defendia um aumento nos gastos públicos para promover o crescimento econômico do país, uma estratégia que ficou conhecida como Abenomics

Trump parabenizou a vitória de Takaichi em sua rede social, a descrevendo como “uma pessoa altamente respeitada de grande sabedoria e força”.

Ele também comentou que sua vitória foi “uma notícia tremenda para o incrível povo do Japão”. 

Em resposta, a parlamentar disse ter ficado “muito feliz em receber palavras tão calorosas de felicitações” e afirmou que “espera verdadeiramente trabalhar junto com o presidente Trump para tornar a aliança ainda mais forte e próspera”.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais