Boas risadas e boas histórias - confira 18 dos melhores filmes de comédia

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
8/7/2022
Compartilhe com amigos

Para muita gente os melhores filmes são os de comédia, porque fornecem boas histórias para descansar e aliviar. É bem sabido que muitos filmes de comédia estão longe de realmente fazer rir. Alguns são muito sem graça, inclusive.

Por isso, uma lista pode ajudar. Foram enumerados 18 dos melhores filmes de comédia, variando entre recentes e antigos, românticos e nacionais. Algum filme dessa lista pode te levar a boas gargalhadas, sozinho ou em família.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

O filme de comédia mais engraçado do mundo

filme de comedia mais engraçado do mundo

O Guarda (1940) pode ser considerado como o filme de comédia mais engraçado do mundo. O site especializado em críticas de filmes, Rotten Tomatoes, possui um consenso de 100% de aprovação dos especialistas. A aprovação do público é de 74%.

O filme conta a história de Egbert Sousé, um homem que não queria trabalhar e passava seus dias fugindo das pressões familiares, inclusive da filha. Um certo dia, Egbert Sousé acaba salvando um banco de um assalto sem querer, ganhando o cargo de guarda.

A sua vida como guarda passa a lhe fornecer experiências no mínimo malucas.

Os 18 melhores filmes de comédia

Dezoito filmes de comédia podem ser considerados entre os melhores de todos os tempos. A lista une filmes antigos e recentes, comédias edificantes e filmes “besteirois”. Os melhores filmes de comédia são:

  1. O Guarda;
  2. Auto da Compadecida;
  3. Maldito Futebol Clube;
  4. As Branquelas;
  5. Anjos da Lei;
  6. Herói Por Acidente;
  7. A Mulher Faz o Homem;
  8. O Galante Mr. Deeds;
  9. Ghostbusters - Mais Além;
  10. Adorável Vagabundo;
  11. Cupido É Moleque Teimoso;
  12. O Santo Relutante;
  13. Matilda;
  14. A Morte de Stalin;
  15. Super Herói, o Filme;
  16. Em Guerra com o Vovô;
  17.  Intocáveis (2011);
  18. A Felicidade Não Se Compra.

O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida é um filme de comédia brasileira de grande destaque. Adaptando a peça de Ariano Suassuna, famoso escritor brasileiro do período modernista, o filme conta a cômica história de dois pobres nordestinos.

Ambos lutam pelo pão de cada dia, mas não de forma honesta. João Grilo e Chicó passam a perna em praticamente todos os habitantes do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.

Após conflitos com os habitantes e com cangaceiros da região, os personagens morrem e enfrentam o julgamento divino. No julgamento, os dois trapaceiros contam a história que os levou até lá. Apenas a Compadecida pode ajudar os atrapalhados sertanejos a não sofrerem a condenação final.

auto da compadecida comedia

Maldito Futebol Clube (2009)

Um grande filme sobre Brian Clough, um controverso gerente de futebol que conseguiu colocar o Leeds United, time da segunda divisão inglesa, no topo da Europa. Os problemas começam quando a fama sobe a cabeça de Brian.

Por que assistir?

O filme foca em um momento trágico da vida de Clough. Sua soberba e orgulho quase colocaram todo o seu plano e suas conquistas a perder. O drama humano se desenrola no manager aprendendo o valor da humildade como caminho para a redenção.

maldito futebol clube comedia recente

(Cena do filme Maldito Futebol Clube, com o técnico Brian Clough.)

As Branquelas (2004)

Marcus e Kevin Copeland são irmãos que trabalham juntos no FBI. Em uma operação conjunta, os dois cometeram erros em procedimentos básicos, ajudando alguns traficantes a não serem presos. Como punição, seus superiores os designaram para a missão de acompanhar e proteger duas irmãs patricinhas de um sequestro.

Contudo, um acidente no caminho impediu as duas de irem para o evento onde provavelmente os criminosos iriam revelar-se. Desesperados, Marcus e Kevin se disfarçaram como as duas patricinhas, se envolvendo-se em cenas hilárias.

Anjos da Lei (2012)

Anjos da Lei  é tido como um dos melhores filmes de comédia da atualidade. Channing Tatum e Jonah Hill, os protagonistas do longa-metragem, são dois dos principais atores de comédia da Hollywood moderna.

Na história do filme, Jenko e Schmidt eram inimigos na escola, mas passaram a ser aliados quando se reencontraram na academia de polícia. Após missões atrapalhadas, os superiores da polícia os enviaram para o projeto de policiais disfarçados em escolas. 

Os dois deverão se esforçar para se disfarçar e proteger os alunos, mas não sem aproveitarem os novos tempos de escola.

Herói por acidente (1992)

Bernie Laplant é um sujeito que colheu decepções na vida e nunca realizou algo de grandioso. Quando faz seu primeiro grande gesto, salvando vítimas de um acidente de avião, Bernie se esconde.

A mídia promete pagar um milhão de dólares para que o grande herói se revele, porém, Bernie encontra diversas dificuldades para conseguir o prêmio.

Por que assistir?

O filme é uma comédia, mas apresenta uma reflexão acerca de alguns pontos importantes:

  • até que ponto o que a mídia considera como herói;
  • até que ponto as pessoas buscam um herói verdadeiro ou somente a aparência de um herói;
  • até que ponto as pessoas com dificuldades podem, no momento da crise, mostrar grande valor.

Todos esses questionamentos levam a importantes reflexões.

herói por acidente comedia anos 90
Dusty Hoffman, Geena Davis e Andy Garcia no filme Herói por Acidente.
  • Confira mais filmes dos anos 90, nostalgia + cinema em casa, filmes disponíveis para você assistir na hora.

A Mulher Faz o Homem (1939)

a mulher faz o homem 1939 comedia

(Cena do filme A Mulher Faz o Homem.)

Um grande clássico de um dos maiores diretores de todos os tempos: Frank Capra. O filme A Mulher Faz o Homem apresenta uma crítica cômica contra a realidade política dos Estados Unidos. Um jovem idealista do interior, interpretado por Jimmy Stewart, acaba sendo eleito senador americano.

Em Washington, o jovem depara-se com uma capital corrompida, dominada por um establishment político corrupto.  O protagonista terá de lutar para manter seus valores enquanto se sustenta em um ambiente hostil.

Por que assistir?

A máquina de corrupção política e midiática faz com que o espectador consiga se situar na realidade do Senador Smith, despertando o desejo de um herói que vem resgatar o povo de um contexto político complexo.

O Galante Mr. Deeds (1936)

o galante mr deeds 1936 comedia

Um homem excêntrico trava uma disputa com seus parentes gananciosos e um advogado sem escrúpulos quando decide doar para a caridade a fortuna que herdou. Nas batalhas judiciais, diversos momentos cômicos ganham destaque.

Por que assistir?

O diretor Frank Capra é um dos maiores da história do cinema. A obra retrata a jornada do herói comum que, contra tudo e contra todos, decide defender sua virtude. Longfellow Deeds recebe uma fortuna e muitos aproveitadores o cercam, neste contexto ele precisa defender seus valores.

Frank Capra ganhou o Oscar de melhor diretor com esse filme e a obra concorreu ao Oscar de melhor filme. É um clássico do cinema que vai divertir e emocionar quem assistir.

Ghostbusters - Mais Além (2021)

Uma mãe e seus dois filhos se mudam para uma nova cidade devido a seus problemas financeiros. Na nova casa, a família descobre que têm uma conexão de sangue com os Caça-Fantasmas originais e o legado secreto de seu avô.

Quando os fantasmas voltam a aterrorizar o país, cabe a eles honrar o legado de seu ancestral.

Adorável Vagabundo (1941)

adoravel vagabundo - melhores filmes de comedia

A fim de ganhar mais audiência e poder, um jornal contrata um pobre vagabundo para se passar por John Doe, um homem inexistente. A equipe de marketing trabalha com afinco, alcançando um sucesso tão grande que um movimento político se inicia a partir da fraude.

Por que assistir?

É um grande clássico de Frank Capra que junta dois dos maiores atores da era de ouro de Hollywood. O filme é fundamentalmente um comentário sobre a mídia e seu poder para controlar eleições, opinião pública e direcionar uma narrativa.

A narrativa também apresenta a dificuldade de movimentos e iniciativas com valores que se defrontam com todo esse aparato midiático. A reflexão do filme segue atual: como lidar com todo o controle de um establishment midiático?

Cupido é moleque teimoso (1937)

cupido é moleque teimoso - melhores filmes de comédia

Um casamento feliz é posto em cheque após uma série de mal entendidos. Diante de certos desgastes, a esposa passa a fazer viagens excêntricas com homens estranhos, enquanto o marido inventa compromissos para passar mais tempo longe dela.

Marido e mulher serão movidos pelo amor verdadeiro em busca da reconciliação nesta comédia romântica.

Por que assistir?

É um filme de comédia, animado e engraçado, mas que trata de um assunto sério: o casamento. O casamento é uma instituição séria baseada na confiança, na honestidade e no amor transparente entre os cônjuges? Ou ele é baseado na hipocrisia, no adultério, no ciúme? Todos esses temas são tratados nessa divertida comédia e nos fazem refletir.

O Santo Relutante (1962)

O simples José de Cupertino surpreende todos em sua aldeia ao passar no exame de admissão no sacerdócio, mas essa é apenas a primeira das muitas surpresas de um homem que viria a ser santo.

As dificuldades cognitivas de José fazem com que ele enfrente muitos problemas, e muitos dos seus problemas geram gargalhadas para os vê - não para o pobre José.

Por que assistir?

O protagonista é alguém que abre sua alma completamente para Deus e deixa sua vida transbordar essa graça. José de Cupertino tem um vida bela, por ser tão simples, inocente e incapacitado de fazer o mal.

Apesar de sua pequenez, torna-se santo, mesmo com todas as suas relutâncias.

O Santo Relutante - melhores filmes de comedia

Matilda (1996)

Uma garotinha brilhante é desvalorizada pelos pais desde a mais tenra idade. Matilda tem de enfrentar o mal no mundo desde cedo, necessitando criar seu espaço com força, coragem, e seu talento especial para travessuras.

Por que assistir?

Matilda tem uma mensagem legal para as crianças sobre como o cultivo da vida interior pode auxiliá-las a transcender suas circunstâncias e suas dificuldades. Na busca pela verdade, Matilda encontra a felicidade não nas coisas exteriores, mas dentro de si mesma.

matilda filmes de comedia

A morte de Stalin (2017)

Após a morte de Stalin, o famoso ditador soviético da União Soviética, a Rússia entrou em crise. Quem será o novo governante do país?

O filme A Morte de Stalin mostra as disputas pela sucessão do ditador de forma cômica e atrapalhada.

Super Herói, o Filme (2008)

Super Herói, o Filme, é uma paródia dos filmes de super herói dos anos 2000. A classificação indicativa oficial do filme é para maiores de 13 anos.

O longa conta a história de Rick Riker, um estudante do colegial insatisfeito com as injustiças que sofria. A vida de Rick era totalmente ordinária, até que ele foi mordido por uma libélula geneticamente alterada. 

Nesse momento, Rick ganhou superpoderes. Agora sua missão é proteger a cidade das mãos do malvado Hourglass, um vilão que suga a vida de suas vítimas.

O filme possui uma avaliação de 72% do público brasileiro no Google, sendo considerado por muitos como um dos melhores filmes recentes de comédia besteirol.

Em Guerra com o Vovô (2020)

Robert De Niro incorpora o avô Ed, nesta comédia de 2020. Devido aos problemas de saúde da velhice, a filha de Ed decide que ele deve morar com ela e sua família. Ela fica satisfeita por poder cuidar do pai, mas não seu filho Peter.

O neto de Ed é obrigado a morar no sótão para que seu avô fique em seu quarto. Incomodado com a situação, Peter começa a infernizar a vida do seu ancestral para retornar ao seu quarto, mas o avô Ed não deixa barato. Os dois começam uma guerra cômica que toma proporções cada vez maiores.

Intocáveis (2011)

Intocáveis é uma comédia tocante, possuindo elementos profundos de drama reflexivo.

Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. O acompanhante passa a alegrar cada vez mais a vida do patrão, fazendo com que ele passe por suas melhores aventuras. 

A cada dia a relação se torna mais próxima e importante para a vida dos amigos. 

A Felicidade Não Se Compra (1946)

A Felicidade Não Se Compra filme de comedia

Considerado o maior clássico natalino do cinema, o longa de Frank Capra é considerado um dos maiores filmes da história do cinema. Em votação organizada pelo American FIlm Institute, em 2006, o filme ganhou o título de filme americano mais inspirador da história. O longa conseguiu incorporar o espírito do Natal de uma forma profunda e bem humorada.

Estrelado por James Stewart, que dá vida ao personagem George Bailey, o filme conta a história de um homem que está prestes a se matar por estar desmotivado com a vida e seus problemas profissionais. Porém, antes de conseguir seu objetivo, uma intervenção divina muda tudo.

Por que assistir?

A Felicidade não se Compra é um ícone natalino, um dos maiores filmes da história. O diretor Frank Capra produziu o filme logo após ter enfrentado diretamente os horrores da Segunda Guerra Mundial. 

Mesmo estando extremamente impactado com o conflito, o cineasta quis deixar para o mundo uma mensagem de que o amor transcendental pode mudar vidas, um testemunho de que existe uma beleza na vida e que ela vale a pena ser vivida.

BP Select - o streaming para quem deseja se divertir e emocionar

BP SELECT streaming de filmes

A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 100.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes consagrados, produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis.  A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.

A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:

  1. Presença — oferecendo filmes com conteúdo de qualidade, sem valores contrários à família e que permitem bons aprendizados junto com entretenimento;
  2. Controle —  oferecendo aplicativo de televisão para que os conteúdos sejam assistidos em qualquer lugar, até mesmo no sofá de casa. O aplicativo é compatível com computadores, celulares, tablets e televisores;
  3. Experiência de cinema —  os assinantes da BP Select podem apertar o play sem medo. São mais de 50 produções originais, mais de 300 entrevistas exclusivas e uma lista de filmes escolhida a dedo, além do acesso aos programas da Brasil Paralelo direto na Plataforma de Membros.

Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros. A era das horas perdidas em busca de bons filmes acabou.

  • Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.

Compartilhe! A sua divulgação ajuda a resgatar os bons valores e sentimentos no Brasil.  Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes de comédia?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS