Manfred Görtemaker é um historiador especialista em história contemporânea da Alemanha e da Europa. Ele combinou pesquisa rigorosa com atuação em comissões históricas de prestígio, contribuindo para o entendimento de períodos decisivos do século XX, como a ascensão do nazismo, a Guerra Fria e a reunificação alemã.
Suas obras abordam desde biografias de figuras-chave, como Rudolf Hess, até análises abrangentes da política e sociedade alemãs. Recebeu reconhecimentos importantes, incluindo a Cruz de Mérito de Ouro da Bundeswehr.
Neste artigo, encontrará um apanhado completo da vida, carreira, obras publicadas, prêmios e contribuições notáveis de Manfred Görtemaker. Desde sua infância até ele se tornar uma voz influente no estudo do nazismo, fascismo e política alemã. Leia até o final para descobrir seus maiores feitos.
Manfred Hinrich Görtemaker nasceu em 28 de abril de 1951 em Großoldendorf, situada em Ostfriesland, norte da Alemanha, região que pertence ao estado da Baixa Saxônia.
Passou a infância no condado de Leer, mantendo suas origens na cultura frísia oriental. Após concluir o ensino médio no Gymnasium Westerstede, iniciou seus estudos superiores em 1969.
Matriculou-se nas universidades Universidade de Münster e na Universidade Livre de Berlim (FU Berlin). Ele estudou História, Ciência Política e Jornalismo/Publicística.
Durante esse período, também realizou um estágio de voluntariado jornalístico no Jornal de Siegen, experiência que contribuiu para sua formação crítica e seu interesse pelas ciências sociais.
Em 1977, Görtemaker obteve o título de doutor em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim, sob orientação de Ulrich Albrecht. Sua tese abordou a política de distensão e as relações entre o Leste e o Oeste durante a Guerra Fria, um tema de grande relevância naquele período.
Posteriormente, em 1990, concluiu sua habilitação com um estudo sobre a política da Alemanha e da Europa em 1950.
Para obter conhecimentos organizados e profundos em história, filosofia, literatura, arte, religião, política, entre outros assuntos, assine o Núcleo de Formação da Brasil Paralelo. Essa plataforma de cursos será o mapa que vai guiá-lo em busca de conhecimento capaz de transformar a vida.
Entre 1975 e 1980, Görtemaker atuou como assistente científico na Universidade Livre de Berlim.
Em seguida, ampliou sua experiência internacional. Foi bolsista do programa memorial John F. Kennedy no Centro de Estudos Europeus da Universidade de Harvard entre 1980 e 1981 e professor assistente visitante na Universidade de Stanford entre 1982 e 1983.
Em 1992, assumiu a cátedra de História do Século XIX/XX na Universidade de Potsdam. Também ocupou funções administrativas importantes como pró-reitor (1994–1995) e presidente do Senado Acadêmico (2001–2004).
Ele se aposentou oficialmente em 2018, mas continua ativo em projetos de pesquisa relacionados à história contemporânea. Ele também aceitou dar entrevista à Brasil Paralelo para o documentário História do Fascismo. Já está disponível. Clique para desbloquear seu acesso.
As áreas centrais de pesquisa de Görtemaker incluem história contemporânea alemã e europeia, com ênfase em temas como:
Dentre as principais publicações que compõem a bibliografia do professor, ressaltam-se os seguintes títulos:
Se gosta de livros de grandes mentes, conheça o Teller, a biblioteca virtual de audiolivros da Brasil Paralelo. Os maiores pensadores de todos te esperam em um único lugar. Baixe o Teller e comece hoje a dar seu play diário de inteligência, porque ter repertório torna a vida melhor.
Görtemaker foi membro de conselhos consultivos de várias instituições históricas de prestígio como:
Nessas funções, auxiliou na elaboração de exposições, pesquisa histórica e curadoria de conteúdos, reforçando sua reputação. Seu trabalho refletiu sua autoridade e reconhecimento como especialista em história contemporânea e alemã.
Durante sua carreira em Potsdam, coordenou projetos de pesquisa acadêmica sobre:
Parte desses projetos foi financiada pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, garantindo ampla visibilidade acadêmica.
Além disso, foi membro da Comissão independente do Ministério da Justiça da Alemanha de 2012 a 2016.
Nesse cargo, co-liderou uma investigação científica sobre a continuidade de práticas do regime nazista na justiça alemã dos anos 1950–60. Seu estudo reforçou sua reputação como pesquisador confiável e detalhista.
Em reconhecimento, recebeu a Cruz de Mérito de Ouro da Bundeswehr em 2016 do próprio governo alemão.
A Brasil Paralelo é uma empresa que busca resgatar boas ideias e valores nos brasileiros por meio do entretenimento de qualidade.
Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
As pessoas usam uma palavra. Um conceito. Sem saber de fato o que ele significa. Xingam as pessoas disso, mas não fazem ideia do que realmente é.
Os estudos históricos tentam entender o que foi o fascimo, uma ideologia violenta e autoritária que surgiu na Itália do século XX.
A Brasil Paralelo entrevistou pessoas que dedicaram a vida a estudar esse tema. Muitos deles são alguns dos principais nomes utilizados nas universidades mais conceituadas do Brasil e do Mundo. David D. Roberts é um desses nomes.
Com a explicação dele e seus pares, você terá a chance de assistir uma verdadeira investigação histórica do Fascismo. Assim, conseguirá responder aquelas pessoas que tentam espalhar os seus achismos pelo mundo.
Assista ao documentário História do Fascismo no dia 2 de setembro! Estreia gratuita!
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP