Mario Amorós é um dos historiadores mais respeitados da Espanha. Se tornou especialista em história contemporânea do Chile e autor de biografias aclamadas. Amorós combina rigor acadêmico com narrativa envolvente, tornando-se referência para pesquisadores, estudantes e entusiastas da história política da América Latina.
Ao longo de sua carreira, Mario Amorós abordou temas complexos. Suas pesquisas documentam fatos e exploram o impacto social, cultural e político de figuras e movimentos, oferecendo ao leitor uma compreensão profunda das transformações que marcaram o século XX na América Latina.
Encontre aqui uma apresentação completa da trajetória de Mario Amorós. Sua biografia, principais obras, e projetos em que atuou serão os temas centrais. Leia o texto até o fim para entender a dimensão do que Amorós representa em seu meio.
Mario Amorós Quiles nasceu em Alicante, no dia 11 de agosto de 1973, e passou seus primeiros anos em Novelda, na mesma província espanhola. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid (UCM).
Posteriormente, concluiu Licenciatura e Doutorado em História na Universidade de Barcelona (UB), tendo obtido a nota máxima “com distinção e louvor por unanimidade”. Sua tese de doutorado foi uma pesquisa sobre o sacerdote valenciano Antonio Llidó, que desapareceu no Chile em 1974, e foi dirigida pelo professor Miquel Izard.
Com sólida atuação, tanto como jornalista quanto historiador, Amorós publicou entrevistas, reportagens e artigos em importantes veículos da Espanha. Jornais como El País, La Vanguardia, La Voz de Galicia, Público e La Razón citam Mario como referência.
Também produziu para Le Monde Diplomatique e revistas especializadas como Historia 16 e La Aventura de la Historia.
No Chile, colaborou com El Siglo, Punto Final, La Tercera. De 2003 a 2013, foi coeditor da seção sobre o Chile no jornal Rebelión, ao lado do historiador Franck Gaudichaud.
Também contribuiu com o livro Cuando hicimos historia. La experiencia de la Unidad Popular (LOM Ediciones, Santiago de Chile, 2005). Ele escreveu o artigo “La Iglesia que nace del pueblo: Relevancia histórica del movimiento Cristianos por el Socialismo”.
Seus trabalhos biográficos sobre Salvador Allende, Miguel Enríquez, Pablo Neruda, Augusto Pinochet e outros são frequentemente citados como referências na área.
Amorós se posiciona como um historiador comprometido com a rigorosa reconstrução histórica. Ele enfatiza a importância da memória democrática e dos direitos humanos, sem adotar visões apologéticas de regimes autoritários. Seus principais focos de estudo são:
Para aprender mais sobre Pinochet e seu regime ditatorial, leia o artigo da Brasil Paralelo sobre os 51 anos da ascensão de Pinochet.
Autor de obras consultadas internacionalmente, seus livros estão presentes em cerca de mil bibliotecas ao redor do mundo.
São usados como referência em estudos sobre Salvador Allende, Augusto Pinochet, Víctor Jara, Pablo Neruda e outros personagens históricos. Conheça os principais:
Confira a lista de obras de Mario no site do evento Ayuntamiento de Mieres do qual participou.
Se gosta de livros clássicos, conheça o Teller, a biblioteca virtual de audiolivros da Brasil Paralelo. Os maiores pensadores de todos te esperam em um único lugar. Baixe o Teller e comece hoje a dar seu play diário de inteligência, porque ter repertório torna a vida melhor.
Os trabalhos de Amorós lhe renderam convites para palcos de grande prestígio no cenário acadêmico. Dentre os principais verifica-se:
Foi professor convidado na Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile. Ministrou cursos e palestras sobre história contemporânea chilena.
Participou do Conselho Assessor da Cátedra de Memória Histórica do Século XX, na Universidade Complutense de Madrid. Contribuiu com expertise acadêmica em projetos de memória histórica.
Ministrou palestras temáticas em que abordou temas como ditaduras latino-americanas, Salvador Allende, Unidade Popular, Augusto Pinochet e memória histórica do Chile.
Recebeu convites para entrevistas e colaborações em meios internacionais. CNN Internacional, Clarín, Radio Cooperativa, entre outros, o convidaram para participações, atestando sua reputação como especialista confiável.
Trabalhou como assessor histórico em projetos culturais e acadêmicos. Contribuiu com exposições, documentários e séries de TV, integrando sua pesquisa acadêmica à divulgação histórica.
Alguns exemplos incluem:
Já imaginou um streaming que foca na qualidade dos filmes e séries, e não na quantidade? A BP Select, streaming da Brasil Paralelo, é exatamente isso. A média de notas dos filmes da BP é maior que a de todos os outros, mostrou um levantamento feito com base nas notas do IMDb - toque aqui para saber mais.
Foi conferencista internacional. Participou de seminários e conferências em universidades e instituições como:
Conheça a Brasil Paralelo
A Brasil Paralelo é uma empresa que busca resgatar boas ideias e valores nos brasileiros por meio do entretenimento de qualidade.
Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
As pessoas usam uma palavra. Um conceito. Sem saber de fato o que ele significa. Xingam as pessoas disso, mas não fazem ideia do que realmente é.
Os estudos históricos tentam entender o que foi o fascimo, uma ideologia violenta e autoritária que surgiu na Itália do século XX.
A Brasil Paralelo entrevistou pessoas que dedicaram a vida a estudar esse tema. Muitos deles são alguns dos principais nomes utilizados nas universidades mais conceituadas do Brasil e do Mundo. David D. Roberts é um desses nomes.
Com a explicação dele e seus pares, você terá a chance de assistir uma verdadeira investigação histórica do Fascismo. Assim, conseguirá responder aquelas pessoas que tentam espalhar os seus achismos pelo mundo.
Assista ao documentário História do Fascismo no dia 2 de setembro! Estreia gratuita!
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP