Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Biografia
3
min de leitura

Carreira e obra de Mario Amorós: especialista em ditadura chilena deu entrevista a Brasil Paralelo sobre a formação do fascismo

Historiador especializado na Unidade Popular e na ditadura de Pinochet deu entrevista a Brasil Paralelo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/9/2025 10:17
Foto: reprodução Parque Cultural Val Paraiso.

Mario Amorós é um dos historiadores mais respeitados da Espanha. Se tornou especialista em história contemporânea do Chile e autor de biografias aclamadas. Amorós combina rigor acadêmico com narrativa envolvente, tornando-se referência para pesquisadores, estudantes e entusiastas da história política da América Latina.

Ao longo de sua carreira, Mario Amorós abordou temas complexos. Suas pesquisas documentam fatos e exploram o impacto social, cultural e político de figuras e movimentos, oferecendo ao leitor uma compreensão profunda das transformações que marcaram o século XX na América Latina.

Encontre aqui uma apresentação completa da trajetória de Mario Amorós. Sua biografia, principais obras, e projetos em que atuou serão os temas centrais. Leia o texto até o fim para entender a dimensão do que Amorós representa em seu meio.  

  • A Brasil Paralelo entrevistou Mario Amorós e outros dos principais nomes das melhores universidades do mundo e juntou todos eles em um único documentário. A História do Fascismo já está disponível! Assista e aprenda a responder aqueles que banalizam o peso dessa ideologia nefasta.

O que você vai encontrar neste artigo?

Infância e formação de Mario Amorós

Mario Amorós Quiles nasceu em Alicante, no dia 11 de agosto de 1973, e passou seus primeiros anos em Novelda, na mesma província espanhola. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Posteriormente, concluiu Licenciatura e Doutorado em História na Universidade de Barcelona (UB), tendo obtido a nota máxima “com distinção e louvor por unanimidade”. Sua tese de doutorado foi uma pesquisa sobre o sacerdote valenciano Antonio Llidó, que desapareceu no Chile em 1974, e foi dirigida pelo professor Miquel Izard.

Carreira como jornalista

Com sólida atuação, tanto como jornalista quanto historiador, Amorós publicou entrevistas, reportagens e artigos em importantes veículos da Espanha. Jornais como El País, La Vanguardia, La Voz de Galicia, Público e La Razón citam Mario como referência. 

Também produziu para Le Monde Diplomatique e revistas especializadas como Historia 16 e La Aventura de la Historia.

No Chile, colaborou com El Siglo, Punto Final, La Tercera. De 2003 a 2013, foi coeditor da seção sobre o Chile no jornal Rebelión, ao lado do historiador Franck Gaudichaud. 

Também contribuiu com o livro Cuando hicimos historia. La experiencia de la Unidad Popular (LOM Ediciones, Santiago de Chile, 2005). Ele escreveu o artigo “La Iglesia que nace del pueblo: Relevancia histórica del movimiento Cristianos por el Socialismo”. 

Seus trabalhos biográficos sobre Salvador Allende, Miguel Enríquez, Pablo Neruda, Augusto Pinochet e outros são frequentemente citados como referências na área. 

  • Para obter conhecimentos organizados e profundos em história, filosofia, literatura, arte, religião, política, entre outros assuntos, assine o Núcleo de Formação da Brasil Paralelo. Essa plataforma de cursos será o mapa que vai guiá-lo em busca de conhecimento capaz de transformar a vida. 

Principais temas de pesquisa de Mario Amorós 

Amorós se posiciona como um historiador comprometido com a rigorosa reconstrução histórica. Ele enfatiza a importância da memória democrática e dos direitos humanos, sem adotar visões apologéticas de regimes autoritários. Seus principais focos de estudo são:

  • História contemporânea do Chile: Amorós é especialista na análise do período da Unidade Popular (1970-1973), incluindo a eleição de Salvador Allende, reformas sociais, nacionalização do cobre e políticas educacionais e de saúde
  • Ditadura de Augusto Pinochet: estudo da repressão política, prisões, desaparecimentos forçados e impacto social, com destaque para obras como Pinochet. Biografía militar y política (2019).
  • Movimentos de esquerda latino-americanos: análise de grupos como o MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria) e figuras como Miguel Enríquez, explorando militância, repressão e legado histórico.
  • Biografias políticas e culturais: produção de biografias detalhadas de Salvador Allende, Víctor Jara, Pablo Neruda, Dolores Ibárruri e Antonio Llidó, mostrando como vidas individuais se entrelaçam com processos históricos e políticos.
  • Memória histórica e direitos humanos: enfoque na preservação da memória de vítimas de regimes autoritários e ditaduras, contribuindo para exposições, documentários e seminários educativos.

Para aprender mais sobre Pinochet e seu regime ditatorial, leia o artigo da Brasil Paralelo sobre os 51 anos da ascensão de Pinochet.

Principais livros de Mario Amorós

Autor de obras consultadas internacionalmente, seus livros estão presentes em cerca de mil bibliotecas ao redor do mundo

São usados como referência em estudos sobre Salvador Allende, Augusto Pinochet, Víctor Jara, Pablo Neruda e outros personagens históricos. Conheça os principais:

  • Chile, a ferida aberta (2001): oferece numa análise inicial o contexto histórico e político do Chile, destacando as tensões sociais que antecederam a ditadura.
  • Depois da chuva. Chile, a memória ferida (2004): aborda a urgência da memória histórica sobre abusos políticos e sociais após o regime.
  • Antonio Llidó, um sacerdote revolucionário (2007): narra a vida do padre espanhol Antonio Llidó, sua militância em favor dos pobres no Chile e seu desaparecimento sob a ditadura de Pinochet.
  • A memória rebelde. Testemunhos sobre o extermínio do MIR: de Pisagua a Malloco (2008): reúne depoimentos sobre a repressão contra o Movimento de Esquerda Revolucionária no Chile. 
  • Camarada Presidente. Salvador Allende, uma vida pela democracia e o socialismo (2008): biografia política que retrata a trajetória de Allende desde sua militância até seu legado histórico.
  • Sombras sobre Isla Negra (2012): explora aspectos culturais e pessoais relacionados à vida de Pablo Neruda e à região de Isla Negra.
  • Allende. A biografia (2013): uma análise detalhada da vida e obra política de Salvador Allende.
  • Miguel Enríquez. Um nome nas estrelas (2014): retrata a trajetória do líder do Movimento de Esquerda Revolucionária chileno, Miguel Enríquez.
  • Neruda. O príncipe dos poetas (2015): biografia de Pablo Neruda, destacando sua poesia e engajamento político.
  • Uma marca inesquecível. Antonio Llidó, o sacerdote detido-desaparecido (2016): revisita a vida e militância de Antonio Llidó, ressaltando seu desaparecimento político.
  • Uma lenda feita guitarra. Eulogio Dávalos. Memórias (2016): biografia intimista de Eulogio Dávalos, com prólogo de Joan Manuel Serrat.
  • Conversação íntima com Karen (2017): relato pessoal sobre Karen, ligado à memória democrática e histórica chilena.
  • Rapa Nui. Uma ferida no oceano (2018): estudo sobre a situação política, cultural e ambiental da Ilha de Páscoa.
  • Pinochet. Biografia militar e política (2019): detalha a carreira militar e política de Augusto Pinochet no Chile.
  • Entre a aranha e a flecha. A trama civil contra a Unidade Popular (2020): analisa a participação de setores civis na desestabilização do governo de Allende.
  • A vida é eterna. Biografia de Víctor Jara (2023): biografia do músico e ativista chileno Víctor Jara, destacando sua arte e martírio.
  • Salvador Allende. Biografia política, semblança humana (2023): nova versão da biografia de Allende, oferecendo um olhar renovado sobre sua figura histórica.
  • O único caminho, edição com memórias inéditas de Amaya Ruiz Ibárruri (2023): reúne as memórias de Amaya Ruiz, filha de Dolores Ibárruri, a Pasionária.

Confira a lista de obras de Mario no site do evento Ayuntamiento de Mieres do qual participou.

Se gosta de livros clássicos, conheça o Teller, a biblioteca virtual de audiolivros da Brasil Paralelo. Os maiores pensadores de todos te esperam em um único lugar. Baixe o Teller e comece hoje a dar seu play diário de inteligência, porque ter repertório torna a vida melhor.

Posições de destaque que Mario Amorós ocupou

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais