Viagens interestelares ganharam o imaginário popular com filmes como Interestelar e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Mas o que parecia restrito à ficção científica ganhou contornos reais nos últimos anos.
Objetos que viajam entre as estrelas, vindos de fora do nosso Sistema Solar, já foram detectados por cientistas, e um novo visitante pode ter sido detectado.
Um novo e misterioso objeto pode estar atravessando o Sistema Solar, vindo de fora dele.
É o que sugerem os dados preliminares sobre o A11pl3Z, detectado no dia 1º de julho por astrônomos do sistema ATLAS, que opera telescópios no Chile, Havaí e África do Sul.
Segundo os cientistas, o corpo possui uma órbita diferente de outros objetos de dentro do sistema solar. Isso indica que ele não estaria preso à gravidade do Sol e pode ser um objeto interestelar, apenas de passagem por nossa “vizinhança”.
Se confirmado, o A11pl3Z será o terceiro objeto interestelar já identificado, ao lado do ʻOumuamua (2017) e do 2I/Borisov (2019).
O objeto foi detectado quando ainda estava se aproximando do interior do Sistema Solar.

Estima-se que tenha entre 10 e 20 quilômetros de diâmetro, viajando a uma velocidade de 60 km por segundo (ou cerca de 245 mil km/h).
Segundo o astrônomo Richard Moissl, chefe da defesa planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), o objeto "não está em órbita ao redor do Sol", e deve "voltar ao espaço interestelar" após sua passagem.
A União Astronômica Internacional ainda precisa confirmar sua origem.
O objeto passará próximo à órbita de Marte em outubro e, em dezembro, atingirá seu ponto mais próximo da Terra. Não há risco de colisão, segundo as instituições envolvidas.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.






.jpg)

.jpg)
























