Confira a retrospectiva das notícias mais populares do Portal da Portal Brasil Paralelo este ano. No topo dos temas mais comentados está o Padre Kelmon, que causou polêmica na internet após os debates entre os candidatos à Presidência da República.
As demais matérias líderes em leitura falaram:
Reveja as notícias que deram o que falar em 2022:
De completo desconhecido a polêmico candidato à presidência pelo PTB, Padre Kelmon ficou famoso no país após as discussões acaloradas nos debates dos presidenciáveis de 2022.
Alguns candidatos zombaram do Kelmon e afirmaram que ele não seria sacerdote de verdade. Devido à influência da teologia da libertação, ele chegou a se filiar ao PT para ajudar na campanha de um amigo desses grupos. Mas afirmou que era muito jovem e não conhecia o partido nem a história do comunismo. Arrependido, tornou-se um conservador.
Entre 3 e 4 de junho 1989, o exército chinês assassinou milhares de civis do seu próprio país, desde trabalhadores que simplesmente andavam pelas ruas de Pequim até estudantes que protestavam no centro da capital. Chineses desarmados foram alvejados por se manifestarem contra o regime comunista.
Um dos principais motivos foi a morte de Hu Yaobang, membro do governo defensor do liberalismo político e econômico. A história é contada em documentário do streaming da Brasil Paralelo. Veja os detalhes dessa produção neste artigo, que foi amplamente compartilhado pelos leitores da BP.
O CEO do Twitter, Elon Musk, foi um dos assuntos as comentados do mundo ao anunciar, em novembro, a restauração de três contas na rede social: a de Jordan Peterson, psicólogo autor de best-sellers internacionais; Kathie Griffin, atriz americana; e Babylon Bee, grupo de humor satírico.
Peterson e a página Babylon Bee tinham sido banidos devido a tweets que se referiam a pessoas transsexuais pelo seu sexo de nascimento. Kathie Griffin foi banida por ter usado sua conta para se passar pelo Elon Musk. “A nova política do Twitter é liberdade de expressão", escreveu Musk.
Escalação de jogadores, mudanças inéditas na competição, leis que regem o Catar e diversas curiosidades sobre a primeira Copa do Mundo do Oriente Médio estão nesta matéria. O texto também conta histórias sobre a seleção do Brasil, única a participar de todas as edições das copas do mundo e a se classificar para a fase conhecida como mata-mata (das oitavas de final em diante).
A gestão de Bob Chapek avançou pautas ideológicas e pelo apoio a cotas raciais nas produções da Disney, mas diminuiu o lucro da empresa. Durante sua atuação, as ações da Disney caíram em 41%. Essa teria sido uma das principais motivações para a demissão do CEO. A iniciativa de veicular propagandas sobre ideologia de gênero para crianças não é exclusiva da Disney. Outras grandes produtoras de cinema seguem as mesmas pautas, como mostra este artigo.
Fique atualizado com as principais notícias e os melhores artigos da Brasil Paralelo. Para não perder nada, toque neste link.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP