Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Universidade argentina supera USP no ranking de melhores do mundo

A lista mostra as instituições que estão cumprindo seu papel na sociedade. A Universidade de Buenos Aires agora ocupa a primeira posição.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/6/2024 11:29
USP / Divulgação

A USP não é mais a melhor universidade da América Latina. A informação foi divulgada pelo ranking de classificação universitária QS World . O posto agora é ocupado pela Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. 

Antes avaliada na 85ª melhor posição entre as mais relevantes instituições de ensino superior do mundo, a instituição caiu 7 posições, sendo classificada como a 92ª instituição com melhor qualidade de ensino. A instituição argentina por sua vez passou para a 71ª colocação. 

Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

A classificação se baseou na análise de cerca de 17 milhões de artigos publicados por alunos dessas entidades. A opinião de especialistas em educação também foi considerada na obtenção de resultados. 

Segundo a organização, a queda na classificação das universidades brasileiras nos rankings pode estar relacionada à diminuição das citações de trabalhos de docentes em revistas acadêmicas de alta credibilidade no último ano. Outra possibilidade apontada é a incapacidade do país de atrair estudantes intercambistas. 

No ano passado, a instituição brasileira havia recuperado a posição de melhor universidade latino-americana após 4 anos consecutivos em segundo lugar

Além da USP e da UBA, outra universidade da América Latina também aparece nas 100 primeiras posições do ranking. A Universidade Católica do Chile está logo atrás da instituição brasileira, ocupando a 93ª posição.

Por que o ranking mundial QS World é importante? 

As primeiras universidades foram fundadas nos séculos XII e XIII com objetivo de possibilitar o compartilhamento entre professores e alunos. As instituições também buscavam contribuir para o avanço social por meio da realização de pesquisas e desenvolvimento de soluções científicas. 

Rankings classificatórios, como o QS World Ranking, avaliam as organizações de ensino e pesquisa para analisar os desempenhos dos serviços oferecidos e confrontar seus próprios resultados.

Alcançar uma pontuação elevada no Ranking Mundial de Universidades QS aumenta significativamente a credibilidade internacional da instituição. Uma boa posição no ranking permite maior acesso a recursos, atração de um número maior de alunos e formação de parcerias estratégicas. Além disso, estar bem classificada pode facilitar a obtenção de financiamento e apoio de governos e organizações, impulsionando ainda mais a capacidade da universidade de inovar e contribuir para o avanço do conhecimento.

O  QS World avalia 1500 universidades ao redor do mundo. Mesmo tendo perdido a liderança, a USP permanece entre as 100 melhores instituições globais

A classificação está 140 posições à frente da segunda melhor universidade do Brasil, a Unicamp. A instituição de Campinas é a segunda mais bem colocada do país, mas ocupa a 232ª posição no ranking geral.

Critérios utilizados para avaliar cada instituição

Um dos critérios utilizados para classificar as universidades é baseado na pontuação que professores especialistas atribuem às instituições. A análise engloba a qualificação dos professores da instituição, estrutura e número de alunos por professor. 

Outro quesito considera a avaliação de empregadores sobre a qualificação dos graduados. Os empreendedores avaliam como a formação dos profissionais possibilita que eles performem melhor, impactando no funcionamento de suas empresas. 

Um terceiro critério é baseado na quantidade e qualidade dos artigos científicos publicados. O total de citações à instituição de ensino por em revistas científicas de renome internacional  é dividido pelo número de professores da faculdade. 

De posse dessas informações, os reitores e administradores podem avaliar pontos de melhoria e aprimorar o serviço prestado, atraindo maiores investimentos e mais alunos.  

É entendendo seus erros que as universidades, como a USP, podem caminhar rumo à corrigi-los. Nas palavras de Tomás de Aquino, a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais