5 filósofos brasileiros com importantes contribuições intelectuais e que são pouco conhecidos

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
30/12/2021
Compartilhe com amigos

A cultura intelectual brasileira já consolidou grandes nomes. Nos campos da história, da sociologia, da ciência política, da literatura e da filosofia. Apesar disso, os principais filósofos brasileiros têm seus nomes pouco conhecidos.

Leia esse artigo e veja 5 filósofos que têm uma importante contribuição intelectual, cujas obras são pouco conhecidas no Brasil.

No items found.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

1 — Gustavo Corção (1896-1978)

gustavo-corção
Foto do filósofo Gustavo Corção em seu escritório.

Gustavo Corção Braga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1896. Concluiu seus primeiros estudos no Colégio Corção e concluiu o secundário no Ginásio Nacional. Formou-se em 1920 na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. 

Passou a trabalhar como professor, ensinou eletrônica aplicada às comunicações na Escola Técnica do Exército, na Companhia Telefônica Brasileira e na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.

Após uma crise espiritual causada pela morte de sua esposa, converteu-se ao catolicismo. Dessa conversão escreveu seu primeiro livro, A descoberta do outro, publicado em 1944.

A publicação o colocou em posição de destaque no meio católico laical, cujo líder era Alceu Amoroso Lima.

  • A filosofia e o cristianismo não são ideias excludentes. Quando colocados juntos, formam uma grande escola de pensamento filosófica conhecida como patrística, conheça mais sobre esta teoria.

Em 1947, editou Três alqueires e uma vaca e passou a colaborar com os jornais A Ordem, Diário de Notícias, Correio do Povo, “ Estado de São Paulo e O Globo. 

Em 1951, publicou Lições de abismo, considerada sua obra prima. Muitos escritores renomados o compararam à Machado de Assis após essa obra. 

Depois de seu best-seller, publicou: Fronteiras da técnica, Claro escuro, O desconcerto do mundo, Dois amores e duas cidades e O século do nada.

Foi um dos pilares do pensamento cristão no Brasil.

2 — Miguel Reale (1910-2016)

miguel-reale
O filósofo e jurista Miguel Reale.

Miguel Reale nasceu no interior de São Paulo, em São Bento do Sapucaí, a 1910. É formado em Direito. Foi reitor da Universidade de São Paulo no início da década de 70 e fundou o Instituto Brasileiro de Filosofia. 

Sua principal contribuição para o pensamento brasileiro foi no campo jurídico, o que o fez ser conhecido como o pai do novo Código Civil Brasileiro.

O filósofo foi responsável por associar os fundamentos da filosofia com a criação da teoria tridimensional do direito, que ainda é amplamente difundida no Brasil. 

Miguel Reale é Membro da Academia Brasileira de Letras e possui muitas obras publicadas, sendo as mais importantes a Filosofia do Direito, de 1953 e a Teoria Tridimensional do Direito, de 1968.

3 — Luiz Felipe Pondé (1959-)

luiz-felipe-pondé
Foto do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé nasceu em Recife, Pernambuco, a 1959. É mestre pela Universidade de Paris e Doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv. 

Pondé carrega fortes influências do niilismo de Friedrich Nietzsche. E seus textos, palestras e ensaios divulgam um pensamento outsider do meio acadêmico brasileiro, sendo muitas vezes contado como conservador e outras como liberal.

  • É possível ser liberal e conservador ao mesmo tempo? Entenda cada uma dessas doutrinas e suas ideias.

Além de lecionar comunicação e filosofia, o escritor também escreve semanalmente em uma coluna do jornal Folha de São Paulo e já escreveu diversos livros, entre eles o best-seller Guia politicamente incorreto da filosofia, de 2012.

  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

4 — Mário Ferreira dos Santos (1907-1968)

mário-ferreira-dos-santos
Foto rara e antiga do filósofo Mário Ferreira dos Santos em seu escritório.

Filósofo autodidata de enorme erudição, Mário Ferreira dos Santos nasceu em Tietê, município de São Paulo, no dia 03 de janeiro de 1907. Escreveu dezenas de obras, entre as quais uma monumental Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais, de 45 volumes.

Criador de um sistema próprio a que chamou “filosofia concreta”, permaneceu fora dos círculos acadêmicos por toda a vida.

  • Para iniciar-se nos estudos da filosofia não é necessário ingressar nos meios acadêmicos, o próprio Mário Ferreira dos Santos prova isso. Veja como começar a estudar filosofia.

Em São Paulo, fundou as editoras Logos e Matese, e, na década de 1960, seus livros tiveram considerável difusão no território nacional.

A sua obra tem implicações sobre as áreas de: 

  • teoria social; 
  • psicologia; 
  • teologia; 
  • religiões comparadas; 
  • epistemologia; 
  • ontologia;
  • filosofia da matemática. 

Interessava-se também por economia, história política, oratória e retórica. Era licenciado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Atuou como tradutor, sendo responsável por trazer à língua portuguesa importantes obras de autores como Platão, Tomás de Aquino, Friedrich Nietzsche, Henri-Frédéric Amiel e Walt Whitman.

Lista das principais obras de Mário Ferreira dos Santos:

  • Homens da Tarde;
  • Pitágoras e o Tema do Número;
  • Tratado de Simbólica;
  • Filosofia da Crise;
  • Filosofia e Cosmovisão;
  • Invasão Vertical dos Bárbaros;
  • Filosofia Concreta.
  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

5 — Olavo de Carvalho (1947-2022)

olavo-de-carvalho
Olavo de Carvalho em seu escritório.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho foi professor, filósofo, escritor, ensaísta e jornalista brasileiro. Nasceu em Campinas, São Paulo, a 29 de abril de 1947. Aos 74 anos, faleceu no dia 24 de janeiro de 2022, na região de Richmond, na Virgínia. É autor de dezenas de livros, mais de 40 mil páginas de apostilas de mais de 44 cursos, e de milhares de artigos. É também  autor do maior curso de filosofia do país: o COF (Curso Online de Filosofia). 

Uma das mais famosas teorias que o professor estudou e desenvolveu foi a da paralaxe cognitiva.

  • Temos um resumo da biografia do professor Olavo de Carvalho. Leia mais para saber tudo sobre sua história.

O COF já contém mais de 560 aulas, contabilizando também milhares de horas de conteúdo.

Segundo ele mesmo, seus cursos são os únicos realmente formadores de profissionais de alto nível no país, superiores às graduações de humanas de qualquer universidade.

Foi casado com a filósofa Roxane Carvalho e teve 8 filhos.

É chamado de pai da direita no Brasil. Embora rejeitasse tal título, sabia o quanto havia feito pela direita no país. Ele acreditava que a democracia envolve o rodízio dos poderes e que a esquerda pretende ter a hegemonia no poder.

Olavo de Carvalho lecionou e publicou diariamente até bem próximo de seu falecimento. Seu passatempo era atirar usando uma arma austríaca de caça dos anos 60, Steyr-Mannlicher, além de assistir filmes e séries na Amazon.

Foi também considerado o maior polemista brasileiro. Considerava-se um escritor independente, sem vinculação a partidos ou grupos políticos.

Além de independente, Olavo de Carvalho não se considerava um ideólogo, mas sim um analista da realidade. A diferença é que um ideólogo força a realidade dentro de um escopo de ideias que ele quer que sejam reais. O analista, por sua vez, analisa os fatos e diz o que vê.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre Filósofos brasileiros?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS