Filosofia
3
min de leitura

5 filósofos brasileiros com importantes contribuições intelectuais e que são pouco conhecidos

O Brasil é berço de importantes intelectuais. Conheça 5 filósofos brasileiros. Nem todos são conhecidos, mas legaram grandes e importantes conhecimentos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/12/2021 9:44

A cultura intelectual brasileira já consolidou grandes nomes. Nos campos da história, da sociologia, da ciência política, da literatura e da filosofia. Apesar disso, os principais filósofos brasileiros têm seus nomes pouco conhecidos.

Leia esse artigo e veja 5 filósofos que têm uma importante contribuição intelectual, cujas obras são pouco conhecidas no Brasil.

O que você vai encontrar neste artigo?

1 — Gustavo Corção (1896-1978)

gustavo-corção
Foto do filósofo Gustavo Corção em seu escritório.

Gustavo Corção Braga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1896. Concluiu seus primeiros estudos no Colégio Corção e concluiu o secundário no Ginásio Nacional. Formou-se em 1920 na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. 

Passou a trabalhar como professor, ensinou eletrônica aplicada às comunicações na Escola Técnica do Exército, na Companhia Telefônica Brasileira e na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.

Após uma crise espiritual causada pela morte de sua esposa, converteu-se ao catolicismo. Dessa conversão escreveu seu primeiro livro, A descoberta do outro, publicado em 1944.

A publicação o colocou em posição de destaque no meio católico laical, cujo líder era Alceu Amoroso Lima.

  • A filosofia e o cristianismo não são ideias excludentes. Quando colocados juntos, formam uma grande escola de pensamento filosófica conhecida como patrística, conheça mais sobre esta teoria.

Em 1947, editou Três alqueires e uma vaca e passou a colaborar com os jornais A Ordem, Diário de Notícias, Correio do Povo, “ Estado de São Paulo e O Globo. 

Em 1951, publicou Lições de abismo, considerada sua obra prima. Muitos escritores renomados o compararam à Machado de Assis após essa obra. 

Depois de seu best-seller, publicou: Fronteiras da técnica, Claro escuro, O desconcerto do mundo, Dois amores e duas cidades e O século do nada.

Foi um dos pilares do pensamento cristão no Brasil.

2 — Miguel Reale (1910-2016)

miguel-reale
O filósofo e jurista Miguel Reale.

Miguel Reale nasceu no interior de São Paulo, em São Bento do Sapucaí, a 1910. É formado em Direito. Foi reitor da Universidade de São Paulo no início da década de 70 e fundou o Instituto Brasileiro de Filosofia. 

Sua principal contribuição para o pensamento brasileiro foi no campo jurídico, o que o fez ser conhecido como o pai do novo Código Civil Brasileiro.

O filósofo foi responsável por associar os fundamentos da filosofia com a criação da teoria tridimensional do direito, que ainda é amplamente difundida no Brasil. 

Miguel Reale é Membro da Academia Brasileira de Letras e possui muitas obras publicadas, sendo as mais importantes a Filosofia do Direito, de 1953 e a Teoria Tridimensional do Direito, de 1968.

3 — Luiz Felipe Pondé (1959-)

luiz-felipe-pondé
Foto do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé nasceu em Recife, Pernambuco, a 1959. É mestre pela Universidade de Paris e Doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv. 

Pondé carrega fortes influências do niilismo de Friedrich Nietzsche. E seus textos, palestras e ensaios divulgam um pensamento outsider do meio acadêmico brasileiro, sendo muitas vezes contado como conservador e outras como liberal.

  • É possível ser liberal e conservador ao mesmo tempo? Entenda cada uma dessas doutrinas e suas ideias.

Além de lecionar comunicação e filosofia, o escritor também escreve semanalmente em uma coluna do jornal Folha de São Paulo e já escreveu diversos livros, entre eles o best-seller Guia politicamente incorreto da filosofia, de 2012.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais