As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“Unitopia é a melhor obra sobre as universidades brasileiras”, afirma Gazeta do Povo

O original Brasil Paralelo escancara o domínio ideológico existente no meio acadêmico brasileiro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/10/2024 20:01
Brasil Paralelo

"É melhor olhar a parede por uma hora do que aprender mentiras por uma hora”. Esta afirmação do filósofo americano Peter Boghossian remete ao sentido de Unitopia, original da Brasil Paralelo lançado no último mês. De certa forma, a citação de Boghossian resume o espírito da obra da Brasil Paralelo. 

No último dia 26 de setembro, o jornal Gazeta do Povo analisou "Unitopia", como a principal obra audiovisual que investiga a situação das universidades públicas brasileiras. 

Em artigo assinado pelo jornalista Erich Mafra, o veículo destacou a produção da Brasil Paralelo como uma obra exclusiva, que revela de modo inédito o que se passa entre os muros das universidades brasileiras. 

Trecho de Unitopia - Reprodução

O primeiro episódio foi lançado gratuitamente no dia 16 de setembro e apresenta a realidade como nunca antes vista. Mafra afirma que as informações contidas no episódio ajudarão a resgatar a pluralidade de ideias nessas instituições de ensino.

Mafra relata que, antigamente, as universidades eram conhecidas por promover debates de ideias em benefício da sociedade. Hoje, estão sob a influência de ideologias políticas, o que, em sua opinião, leva à perseguição de quem têm opiniões divergentes.

“Discussões não acontecem sem que os mais críticos e questionadores acabem taxados de “nazistas”, “racistas” e outros “istas” que fazem parte do vocabulário estudantil moderno”, escreveu

Alunos com medo e professores sem autoridade

Um dos depoimentos mais importantes do documentário é o de Luana Maroja. A brasileira é professora de biologia na universidade de Williams College, em Massachusetts, Estados Unidos. 

No documentário, a professora menciona que seus alunos rejeitavam o conceito biológico de macho e fêmea, mesmo quando se tratava de animais. Outros, tinham medo de falar que existem apenas dois sexos. 

Outro ponto que chamou a atenção de Mafra foi uma cena ocorrida no Brasil.  Durante uma greve de estudantes, um aluno apaga o que um professor escreve na lousa. Em suas palavras, foi uma das imagens mais chocantes de todo o documentário. 

Profundidade das informações 

No final de sua análise, Mafra menciona o e-book que acompanha o documentário. Nele, a Brasil Paralelo compilou informações extras para o espectador se aprofundar no tema, tendo assim melhores condições de formar sua opinião sobre o assunto. 

O conteúdo também destaca a grande presença das ideias de Michel Foucault e Karl Marx no currículo universitário. 

De acordo com Mafra, essa predominância estaria influenciando o tipo de pensamento dominante. A reportagem termina com uma recomendação ao leitor de assistir à Unitopia, dcoumentário em que a Brasil Paralelo investiga o ambiente universitário brasileiro.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais