O modelo educacional que vigorava no mundo na antiguidade greco-romana e na Idade Médiase baseava no aprendizado de sete "artes liberais", o nome se dá pelo fato de os alunos terem liberdade para buscar a instrução.
Existiam sete artes liberais consideradas necessárias para que o indivíduo tivesse a capacidade de entender e interpretar a realidade.
Essas artes eram ensinadas em momentos distintos. O primeiro recebia o nome de Trivium, quando os alunos aprendiam apenas gramática, retórica e lógica.
Após completarem os estudos nessas três áreas, os alunos eram apresentados às demais categorias, em uma etapa chamada de Quadrivium.
Uma vez que o indivíduo conseguisse concluir as duas fases do ensino, possuiria uma capacidade de abstração suficiente para se aprofundar em áreas mais complexas, como filosofia e teologia.
O professor Rafael Falcón explicou no programa Conversa Paralela que o modelo de ensino criado a partir das artes liberais tem uma concepção distinta da interpretação moderna.
A metodologia baseada nas artes liberais considere que os seres humanos têm faculdades cognitivas. Tais habilidades podem ser trabalhadas para facilitar as capacidades de entendimento da realidade:
"Os defensores das artes liberais, no sentido medieval da palavra, advogam que você tem um conjunto de faculdades cognitivas que podem ser desenvolvidas."
Dessa forma, esse sistema educacional recomenda uma abordagem diferente para iniciar o processo de aprendizagem.
Enquanto as salas de aula contemporâneas inundam os alunos com informações factuais, o modelo clássico forneceria ferramentas para organizar informações de forma mais eficiente, eliminando os obstáculos para a compreensão da realidade:
"Há algo que você pode fazer para remover esses obstáculos, e a pedagogia foca justamente nisso: eliminar as barreiras para que a inteligência opere de forma eficaz. Ao entender que o objetivo é remover esses impedimentos, seu trabalho passa a ser mais de escavação do que de acúmulo. Em vez de despejar entulho sobre a criança, é preciso retirar."
O estudo da gramática, da lógica e da retórica, no sentido clássico, possibilitam que os alunos interpretem informações e expressem seus conhecimentos em uma construção racional.
A estrutura de todos os níveis educacionais do país é formada a partir das correntes de pensamento dominantes nas universidades.
De professores a políticos, as pessoas que influenciam os sistemas educacionais moldam seus pontos de vista nessas instiuições.
Para entender o ambiente ideológico em que esses profissionais se especializam, a Brasil Paralelo levou suas câmeras para os campus.
O resultado foi um documentário original que dá voz a alunos e professores que sofrem cotidianamente com a pressão política.
O primeiro episódio da série original Unitopia foi ao ar no dia 17 de setembro, assista completo no vídeo abaixo:
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