Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar na sexta-feira, 28 de março de 2025, às 12h50 (horário local), 2h50 no horário de Brasília.
O epicentro, o ponto exato onde o tremor começou, foi a 10 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Em minutos, destruiu prédios, estradas e uma ponte de 90 anos na cidade. Em Aungban, um hotel desabou, soterrando pessoas, e em Mandalay, parte do antigo palácio real foi danificada, conforme relatos nas redes sociais.
Na capital Naypyidaw, santuários sofreram danos.
Os tremores cruzaram mais de 600 km até a Tailândia. Em Bangkok:
- Um prédio em construção ruiu, com 50 pessoas dentro; sete escaparam, mas o resto ficou preso, informou a PBS tailandesa.
- metrô e trens pararam, e 17 milhões de moradores evacuaram os edifícios.
Mianmar fica sobre uma falha tectônica, onde placas da crosta terrestre (como a indiana e a eurasiáticas) se chocam, causando abalos.
- Em 2016, um terremoto de 6,8 já havia atingido o país. Os efeitos chegaram à Índia e à China.
O terremoto também foi sentido no Vietnã, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial. Não foram registrados estragos no país.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.















.jpg)



.jpg)

.jpg)









