Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Sequência de “chuva de meteoros” são vistas no Brasil e a causa é inusitada

Lixo espacial é o motivo das imagens compartilhadas na internet. O fenômeno acontece devido a reentrada de foguetes e satélites na atmosfera da Terra.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/2/2025 17:32
Imagem ilustrativa de uma chuva de meteoro. Foto: Freepik

Moradores da região Norte e Nordeste têm divulgado registro de “chuvas de meteoros”. Os objetos luminosos são vistos cruzando o céu durante a noite em alta velocidade. Contudo, existe uma explicação para o fenômeno e não se trata de uma chuva de meteoros.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), quando foguetes e satélites entram novamente na atmosfera terrestre, eles geram lixo espacial que é o responsável pelas imagens vistas pelos moradores. 

A chuva de meteoros é causada por fragmentos naturais de rocha espacial, o que não é o caso. 

Confira um dos vídeos explicativos do Bramon em parceria com o professor Andersson Mendes:

Em Roraima, no município de Caroebe, foi registrada a penúltima aparição dos objetos no céu. Segundo a Bramon, esses seriam resíduos de uma empresa da Nova Zelândia, chamada Rocket Lab. O artefato decolou no dia 08 de fevereiro e voltou no dia 20 do mesmo mês. 

No dia seguinte, foi observado no céu de Alagoas outro objeto que, ao que tudo indica, trata-se de resíduos gerados de um satélite desativado da Starlink, empresa de Elon Musk.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais