Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Repórter francês passa vergonha com a resposta de um produtor rural brasileiro sobre situação da Amazônia

Durante a pergunta, o repórter afirmou que a China e os EUA são exemplos na preservação da Amazônia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/2/2024 16:26
Imagem da capa: trecho do vídeo que viralizou na internet.

O maior canal privado de televisão da França e da Europa Continental, o TF1, foi até o Mato Grosso fazer uma reportagem sobre a produção rural brasileira. Um dos entrevistados foi Ilson Redivo, produtor rural e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.

Os produtores franceses foram até a propriedade de Ilson no Mato Grosso, que possui floresta amazônica. Durante a entrevista, o repórter perguntou ao produtor rural após falar sobre a preservação da Amazônia:

"O senhor, como habitante da Amazônia, não acha que tem que fazer a sua parte, assim como a China e os EUA, dentro da pequena contribuição que pode dar?".

A resposta de Ilson ao repórter francês repercutiu na internet e em meios de comunicação do Mato Grosso.

O produtor rural respondeu:

"Vocês ainda não entenderam o quanto de bem que nós fizemos pelo meio ambiente. Eu tenho mais da metade da minha terra preservando a mata original.

Eu pergunto o que os outros fazem, o que você faz? Eu devolvo a pergunta para saber o que os ambientalistas fazem pelo meio ambiente. Qual a contribuição dos países europeus para com o meio ambiente.

Por que não mudam a matriz energética da Europa de um modo geral?

Eu tô fazendo a minha parte, companheiro, mas muito bem feita. Se todo mundo fizesse o que os produtores brasileiros fazem, o mundo seria outro, com certeza”.

A França possui 30% de sua floresta original preservada, enquanto a Amazônia brasileira tem 84% de sua mata nativa preservada sem intervenção humana. 

Intervenções estrangeiras na Amazônia

Ilson continuou sua resposta ao repórter francês, dizendo:

"Aqui [na Amazônia] nós temos empresas da Noruega fazendo regaço e ninguém fala nada. E é essa mesma empresa que nos mete o pau. É esse mesmo governo norueguês que mete o pau, que fala de sustentabilidade.

Vei ver se as indústrias que eles têm explorando minério para saber se elas são sustentáveis. Isso é uma utopia. Falem faça o que eu digo mas não façam o que eu faço. Essa conversa não é legal, eu faço minha parte e faço muito bem feita".

O produtor rural provavelmente fazia referência a empresa Hydro, uma mineradora que atua na Amazônia e responde a quase 2 mil processos judiciais sob a acusação de poluição na região. O governo da Noruega possui 34,3% das ações da empresa.

Além dessa mineradora, a Noruega também é dona de outra empresa do mesmo ramo, a Albrás, que também atua no Brasil.

Em sua história no país, a Hydro foi condenada pelo IBAMA a pagar R$17 milhões de reais em multas devido aos danos causados ao meio ambiente e a população das regiões poluídas.

Logo após as sentenças judiciais, a Noruega anunciou a retirada de investimento no Fundo da Amazônia no valor de R$200 milhões de reais.

@sinopmilgrauoficial

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, em entrevista ao grupo de comunicação TF1, vinculado à TV Francesa, fez uma pergunta sobre preservação ambiental. O presidente defendeu os produtores brasileiros que preservam suas áreas de terras e desafiou outros países a fazerem o que o Brasil faz.

♬ som original - Sinop Mil Grau
  • Contribua para que mais matérias como esta continuem a ser produzidas, torne-se Membro da Brasil Paralelo. Você terá acesso a materiais exclusivos todos os meses, ajudando na expansão e continuidade deste trabalho.

Para investigar as pautas ambientalistas e a atuação de ONGs e governos estrangeiros no Brasil, a Brasil Paralelo produziu o documentário Cortina de Fumaça.

Documentário inédito sobre o ambientalismo

A principal Cortina de Fumaça que prejudica as relações internacionais vem das desinformações constantemente compartilhadas.

Esse assunto e muitos outros assuntos, como o infanticídio indígena e o potencial do Brasil no mercado agropecuário internacional, são abordados no filme Cortina de Fumaça.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais