Há 525 anos, durante a Páscoa de 1500, um padre entre os 1.400 portugueses que navegavam rumo à Índia celebrou a primeira Missa no Brasil, marcando um momento histórico na recém-descoberta terra.
O ato, realizado em um domingo sagrado para os católicos, uniu fé e exploração, lançando as bases da identidade cultural do país.
Em 26 de abril de 1500, frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa no Brasil. Portugueses das naus e indígenas locais assistiram à cerimônia.
Frei Henrique de Coimbra, que chegou a Porto Seguro juntamente com Pedro Álvares Cabral, ergueu uma cruz e, à vista de todos, celebrou a primeira Missa no Brasil.
Na Carta de Pero Vaz de Caminha, o episódio é relatado da seguinte maneira:
“Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão ir ouvir missa e sermão naquele ilhéu. E mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar mui bem arranjado. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes que todos assistiram, a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção”.
Mais de cinco séculos após o evento, a cruz erguida naquele altar está de volta ao solo brasileiro.
A Cruz conservada no Museu da Sé de Braga, chega ao Brasil para a peregrinação intitulada “Brasil com fé: - Celebrando os 525 anos da primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.
Quem está organizando?
O evento “Brasil com fé” é uma iniciativa do Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
- A organização defende a liberdade religiosa, a diversidade e a convivência pacífica entre as diferentes expressões de fé.
O movimento divulgou que a peregrinação tem como objetivo promover a fé, a união e o diálogo inter-religioso, além de marcar os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
A cruz, atualmente preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, será o centro de uma série de celebrações e eventos em diversas cidades brasileiras.
A peregrinação busca resgatar o significado histórico e espiritual da primeira Missa, considerada um marco fundamental na formação da identidade brasileira.
Cronograma da visita da Cruz ao Brasil
A jornada da cruz começou em Portugal, passando por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa entre os dias 12 e 14 de abril.
A chegada ao Brasil será em São Paulo no dia 15 de abril, e a peregrinação seguirá por outras cidades até o dia 26 de abril, culminando com a celebração dos 525 anos da primeira Missa em Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
A cruz retorna a Portugal em 27 de abril.
Por onde a cruz vai passar?
A peregrinação da cruz inclui as seguintes cidades:
- Portugal: Braga, Fátima, Cascais, Lisboa (12 a 14 de abril)
Brasil:
- São Paulo (15 de abril), Aparecida, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista (16 de abril),
- Rio de Janeiro: Petrópolis, Maricá (17 a 20 de abril),
- Brasília (21 a 23 de abril),
- Belém (23 e 24 de abril)
- Bahia: Salvador, Santa Cruz Cabrália (25 e 26 de abril)
Programação para a cidade de São Paulo:
10h30: Programa mais você, com Ana Maria Braga;
12h: Missa celebrada na Catedral Metropolitana da Sé, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer;
13h: Procissão da Catedral da Sé para o Pateo do Collegio no centro histórico da cidade;
15h: Cerimônia institucional na Fiesp (Federação das indústrias do Estado de São Paulo);
16h: Ato solene ecumênico no Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo);
18h: Cerimônia Institucional no palácio dos Bandeirantes;
Esta peregrinação representa um momento de reflexão espiritual, resgate histórico e celebração da fé, com o objetivo de promover a união e a esperança entre os povos.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.











.webp)





.webp)








