Biografia
3
min de leitura

Pedro Álvares Cabral: conheça a biografia e as realizações do descobridor do Brasil

Explore a vida e as navegações de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, e conheça detalhes menos conhecidos sobre sua trajetória e legado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/9/2024 21:52
Fonte da capa: wikisource. Quadro de Aurélio de Figueiredo retratando Pedro Álvares Cabral e a tripulação no descobrimento do Brasil.

O português Pedro Álvares Cabral foi um navegador cujo nome está para sempre gravado na história do povo brasileiro, afinal, ele liderou a expedição que resultou na descoberta do Brasil. 

Cabral ocupa o imaginário popular como aquele que, ao avistar as terras brasileiras, teria gritado "Terra à vista!".

No entanto, poucos brasileiros sabem que Pedro Álvares Cabral tinha uma origem nobre e educação de alto nível, razão pela qual foi escolhido para comandar a frota que chegou ao Brasil. Também é pouco conhecido que, anos antes, ele foi preterido em favor de Vasco da Gama, o navegador imortalizado na epopeia Os Lusíadas.

  • Quem foi Pedro Álvares Cabral?
  • O que aconteceu com ele após deixar o Brasil?
  • Quais foram seus maiores feitos?

Essas questões ainda permanecem desconhecidas por muitos. Há aspectos de sua vida que não são amplamente abordados nos livros de história contemporâneos. Vamos explorar alguns pontos sobre sua vida, expedições e legado.

Se você é uma pessoa que ama História do Brasil e quer conhecer mais sobre esse tema, assista à série Brasil: A Última Cruzada e veja o maior resgate já feito da nossa história. 

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem foi Pedro Álvares Cabral?

Nascido em 1467, em Belmonte, Portugal, Pedro Álvares Cabral pertencia a uma família de prestígio, famosa por combater os mouros e castelhanos. Cabral recebeu desde cedo uma educação rígida.

Ainda jovem foi enviado para a corte do rei D. Afonso V, onde estudou literatura, história e táticas armadas.

Sob o reinado de Dom Manuel I, Pedro foi agraciado com títulos de nobreza, como o de conselheiro do rei e cavaleiro da Ordem de Cristo, ordem religiosa fundamental nos empreendimentos marítimos portugueses. 

A ordem de Cristo

A Ordem de Cristo foi uma ordem militar fundada por D. Dinis em 1381, após a Ordem do Templo ter sido perseguida e dissolvida pelo Papa Clemente V e pelo Rei Felipe IV da França.

A Ordem dos Templários participou das campanhas portuguesas e, como resultado, adquiriu prestígio e influência em Portugal.

Com a autorização do Papa João XXII para que os bens e privilégios dos templários fossem transferidos para a nova ordem em Portugal, os interesses marítimos portugueses passaram a incluir também um aspecto religioso.

A cruz da Ordem de Cristo aparecia nas velas das embarcações portuguesas, e Pedro Álvares Cabral, descobridor da Terra de Santa Cruz, era um de seus cavaleiros. 

A despedida de Cabral teve grande pompa e contou com uma missa e a presença de Dom Manuel. Após a cerimônia, o rei entregou a Cabral uma bandeira com a cruz da Ordem de Cristo, que foi exibida na proa de seu navio.

As navegações de Pedro Álvares Cabral

Em 1498, Pedro Álvares Cabral foi preterido em favor do capitão Vasco da Gama para chefiar uma armada com destino à Índia. No entanto, no ano seguinte, devido à sua competência e origem nobre , foi escolhido para comandar uma nova frota de navios com o mesmo destino.

Em 9 de março de 1500, partiu com sua armada, composta por cerca de 1.500 homens, rumo às Índias. Um desvio de rota, próximo às Ilhas Canárias, levou-o, como disse o poeta, "a mares nunca d’antes navegados".

Como foi a viagem de Cabral ao Brasil?

Os portugueses que partiram de Portugal não contavam com as condições adversas que encontrariam em sua viagem.

Se em algum momento o mar se mostrava impetuoso e violento, em outros se apresentava muito calmo, o que não era bom para a frota que necessitava da força dos ventos para ser impulsionada.

Em um desses momentos de tempestades violentas, os portugueses, liderados por Cabral, acabaram por perder um navio com 150 tripulantes, comandado por Vasco de Ataíde.

Cabral e seus companheiros tinham consciência dos perigos que poderiam encontrar ao se lançarem no Atlântico, ao qual chamavam de “Mar Tempestuoso”.

Durante sua passagem próxima às Ilhas Canárias, após um mau tempo que encontraram em seu caminho, a frota portuguesa acabou se desviando, e alguns dos que estavam na empreitada acabaram padecendo.

Mais um acontecimento com o qual os portugueses não contavam foi que essa mudança de rota os levaria a uma terra nunca antes visitada.

A Chegada de Cabral ao Brasil

No dia 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral, capitão-mor daquela expedição, avistou a terra à qual deu o nome de Terra de Vera Cruz.

Após o primeiro contato com a nova terra, Cabral ordenou que sua frota seguisse rumo ao norte e, após 65 km, aportaram no local que ele nomeou de Porto Seguro.

Alguns dias depois, Cabral ordenou a construção de um altar, onde foi celebrada uma missa por Frei Henrique de Coimbra.

Na primeira semana de maio, após abastecer a frota com provisões para a continuidade da viagem, Pedro Álvares Cabral retomou a travessia e prosseguiu rumo às Índias.

A Viagem de Pedro Álvares Cabral para a Índia

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais