A última pesquisa da Quaest apresentou números desanimadores para o governo federal. Isso porque revelou que a aprovação do governo caiu de 52% para 47%. Foi a primeira queda do terceiro mandato de Lula.
- Entre os eleitores que escolheram o presidente no primeiro turno, a aprovação subiu 4 pontos, de 77% para 81%. Entre o grupo que escolheu Jair Bolsonaro, a desaprovação foi de 80% para 88%.
Taxação do PIX lidera as preocupações da população
Entre os fatores que mais contribuíram para o aumento da rejeição, destacam-se a polêmica envolvendo o monitoramento de transações via PIX e a alta dos alimentos. Segundo o levantamento, a regulação do PIX foi apontada como o principal ponto negativo do governo, seguido pela escalada nos preços dos produtos básicos.

O monitoramento do PIX pela Receita Federal gerou grande desgaste político. Após a repercussão negativa, o governo desistiu da medida. Arilton Ribeiro, mestrando em políticas públicas pelo Insper afirmou:
“As pessoas estavam levando a vida, mas foram convidadas a refletir sobre o quão difícil - e cara - está a vida no Brasil atualmente.” Ribeiro aponta que o vídeo de Nikolas Ferreira fez as pessoas entenderem que o projeto do governo era um pouco diferente do que estava sendo divulgado:
“Não tinha como desmentir aquela narrativa”, afirmou.
Para o professor Adriano Gianturco, do Ibmec, o problema do governo não é a comunicação, como se acredita dentro do gabinete do governo Lula. Ele acredita que uma série de crises tem prejudicado a popularidade da gestão Lula. Ele afirma que “o governo gozou de uma certa bonança da administração anterior que, não obstante a pandemia, fez os “deveres de casa”.
Segundo o professor, “o governo Lula cometeu uma série de erros gerou crises como a do Pix, a inflacionária e até mesmo a de confiança nos dados que o governo divulga:
“Por exemplo, no caso do IBGE”, afirma Gianturco.
Para 66% dos entrevistados, o governo Lula errou diante da polêmica envolvendo a taxação do Pix. Neste episódio, apenas 19% acreditam que o governo tenha acertado mais nesse episódio e 5% enxergam que o Executivo tenha errado e acertado na mesma proporção.



.webp)








.jpg)
.jpg)















