Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

PT quer criar “Guarda Civil” para substituir Forças Armadas

Gleisi Hoffmann havia pedido cartilha que prevê a mudança para.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/12/2025 8:32
Jornal de Brasília

A Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, lançou uma cartilha com propostas para reformular a política de segurança pública no Brasil

Um dos pontos centrais do documento é a criação de uma “Guarda Nacional Permanente de Caráter Civil”, que substituiria as Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Na prática, isso significa retirar dos militares a responsabilidade por ações internas de segurança, como já ocorreu no Rio de Janeiro. 

O objetivo seria “gradativamente” eliminar o uso das Forças Armadas em ações de policiamento, algo que a cartilha classifica como inadequado e ineficiente.

Ao contrário da atual Força Nacional, que é composta por policiais militares convocados temporariamente, a nova Guarda Nacional seria uma instituição própria, com hierarquia, código de conduta e corregedoria

Sua atuação se estenderia por todo o território nacional, com ênfase em áreas estratégicas como fronteiras e Amazônia Legal.

A proposta aparece na esteira de críticas feitas por setores da esquerda à letalidade de operações policiais

A cartilha também sugere uma série de mudanças estruturais. Uma delas é a revogação do decreto do Império que define a Polícia Militar como força auxiliar do Exército

Na prática, isso significa o fim do vínculo formal entre PMs e as Forças Armadas, abrindo caminho para discussões sobre a desmilitarização das polícias estaduais.

Outra proposta é incluir as guardas civis municipais na Constituição como órgãos de segurança pública

Para isso, o documento estabelece princípios norteadores, como a proteção dos direitos humanos, o uso progressivo da força e o patrulhamento preventivo.

O PT ainda defende a recriação do Ministério da Segurança Pública, que existiu entre 2018 e 2019. 

A nova pasta seria independente do Ministério da Justiça e abrigaria órgãos como:

  • Polícia Federal;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Força Nacional; e 
  • Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O texto também recomenda alterações no Código de Processo Penal para padronizar abordagens policiais, ampliar o uso de câmeras corporais e incentivar modelos alternativos ao inquérito tradicional. 

A cartilha, segundo a Fundação Perseu Abramo, foi elaborada a pedido de Gleisi Hoffmann com o objetivo de atualizar as diretrizes partidárias para as eleições de 2026.

A crise de segurança pública é um dos principais problemas no país. A Brasil Paralelo fez um dos melhores documentários sobre o assunto para entender as raízes da insegurança.

Clique aqui e garanta seu acesso a Entre Lobos e todas as produções originais por apenas R$10 ao mês.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais