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Queda de avião em Vinhedo: veja um resumo do que aconteceu desde sexta-feira

Especialistas avaliam que é cedo para apontar as causas do acidente. Leia o que se sabe até agora e assista a vídeos de especialistas.

Avião Voepass
Tragédia Aérea
CENIPA
Getty Images
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

As especulações sobre possível acúmulo de gelo nas asas do avião que caiu no município de Vinhedo não podem concluir a causa do acidente que matou 62 pessoas na última sexta-feira, dia 09 de agosto. 

Uma aeronave atingiu a garagem de uma casa no município de Vinhedo, localizado a 72 km de São Paulo. A rota tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

  • Um piloto, com mais de 25 anos de experiência em aviação, e um mecânico de aeronaves gravaram vídeos para explicar que ainda não é possível falar sobre as causas do acidente. Todas as perguntas sobre o ocorrido só poderão ser respondidas após o relatório do Centro Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos (CENIPA) ficar pronto. 

A aeronave era um modelo turbo hélice (ATR) 72 - 500. Ninguém sobreviveu. Representantes do órgão francês de regulamentação da aviação estão no Brasil para ajudar nas investigações. 

  • Isso aconteceu porque o avião foi fabricado por uma empresa francesa. Nesse caso, é de praxe na aviação que o país onde ocorreu o acidente convide autoridades do país onde a aeronave foi fabricada para ajudar na apuração. Representantes da agência do Canadá, onde os motores foram fabricados, também devem chegar ao país nos próximos dias.  

O voo partiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O CENIPA já esteve no local da queda e está investigando o caso. 

O acidente é o primeiro em 16 anos. A última vez que um avião operado por uma empresa de aviação civil caiu no Brasil foi em 2007, quando um Airbus da Tam, atual Latam, saiu da pista de Congonhas (SP) e atingiu o hangar da mesma companhia aérea, que ficava na avenida Washington Luiz. 

O Ministério Público do Trabalho também entrou no caso. O órgão irá apurar possíveis responsabilidades trabalhistas da Voepass na morte dos tripulantes. Todos os 62 corpos já foram resgatados e estão no IML de São Paulo. 

Caixas-pretas recuperadas

Ontem, 11 de agosto, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, declarou em entrevista coletiva que as caixas-pretas, dispositivos que gravam os diálogos na cabine de controle, foram recuperadas. Isso significa que é possível saber o que aconteceu momentos antes da queda:

Informações preliminares dão conta que as caixas-pretas da aeronave não estariam gravando todas as informações do voo. O jornalismo da Brasil Paralelo entrou em contato com o CENIPA para confirmar a informação, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Profissional reitera a segurança da aeronave

O piloto Luis Eduardo Pita, comandante com 25 anos de experiência na aviação, explicou em seu instagram que o modelo de aeronave é seguro.

“Essas aeronaves, no Brasil, são muito utilizadas em aeroportos que possuem pistas menores, que não comportam os grandes jatos. [...] Essa aeronave é muito versátil em capacidade, atendendo a demanda dessas cidades”, explica em um vídeo no seu instagram.

Veja abaixo a publicação na íntegra. https://www.instagram.com/luispitapiloto/reel/C8kzsHFJVvS/?igsh=MTEyODA1NnZtMXU1eQ%3D%3D 

Pita afirmou em outra publicação que considera cedo para especular sobre as causas da queda, mas levantou algumas hipóteses:

Resgate, perícia e luto oficial

62 pessoas morreram. Em depoimento o porta-voz do corpo de bombeiros, Maycom Cristo,  que participou dos resgates, descreveu como os corpos foram encontrados: 

“62 vítimas, esse número já era de conhecimento de todos. Todos os corpos estão como se [as pessoas] estivessem sentadas nos seus respectivos assentos. Lógico, tem a dinâmica da queda, tem a dinâmica do movimento de impacto no solo, mas as vítimas estão dentro desse perímetro da aeronave. Não há corpos ejetados”.

  • A expressão “corpos ejetados” é uma forma de a aviação se referir a corpos que saíram de seus lugares durante a queda de uma aeronave. 

Ainda segundo Maycom, os corpos estão sendo todos levados para o IML central da capital paulista. 

O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicados-SP), concedeu entrevista para falar sobre o caso na sexta-feira:

O resgate dos corpos já foi concluído, de acordo com informações oficiais do governo de São Paulo. Trinta e quatro corpos masculinos e 28 corpos femininos foram resgatados. 

Em nota, o governo do estado de São Paulo informou que reservou acomodações em um hotel na região central da capital para os familiares das vítimas que já chegaram para reconhecer os corpos. Até o início da noite de ontem, 10 de agosto, 38 famílias já haviam sido recebidas. Todas estão sendo atendidas no local, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

No mesmo comunicado, o governo paulista afirma que decretou luto oficial de 3 dias.O presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também decretaram 3 dias de respeito aos mortos. 

Para ajudar na identificação, os parentes das vítimas estão tendo suas salivas coletadas em um prédio da faculdade de medicina da USP, que fica ao lado do IML da capital paulista. 

Companhia aérea é a mais antiga no Brasil

A Voe Pass foi fundada em 2019 após a fusão da antiga companhia Passaredo com a MAP Linhas Aéreas Ltda. A primeira havia sido fundada em 1995 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ela nasceu como a opção de rota aérea para os clientes da viação de ônibus Passaredo, que já operava no país desde os anos 1970. A segunda começou a operar em 2011. 

O portal Brasil Paralelo entrou em contato com a companhia, mas até  o fechamento desta reportagem a empresa ainda não havia respondido as mensagens. 

62 vidas perdidas

A lista dos nomes das vítimas da queda do voo 2283 foi divulgada. Leia abaixo: 

Passageiros:

CONSTANTINO THÉ MAIA

 ROSANGELA SOUZA 

 ELIANE ANDRADE FREIRE 

LUCIANI CAVALCANTI 

JOSÉ FER 

DENILDA ACORDI 

MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA 

JOSE CLOVES ARRUDA 

NELVIO JOSÉ HUBNER 

GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA 

RONALDO CAVALIERE 

SILVIA CRISTINA OSAKI 

WLISSES OLIVEIRA 

HIALESCARPINE FODRA 

DANIELA SCHULZ FODRA 

REGICLAUDIO FREITAS 

SIMONE MIRIAN RIZENTAL 

JOSGLEIDYS GONZALEZ 

MARIA PARRA 

JOSLAN PEREZ 

MAURO BEDIN 

ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA 

ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR 

KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI 

MAURO SGUARIZI 

LEONARDO HENRIQUE DA SILVA 

MARIA VALDETE BARTNIK 

RENATO BARTNIK 

HADASSA MARIA DA SILVA 

RAPHAEL BOHNE 

RENATO LIMA 

RAFAEL ALVES 

LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO 

ADRIELLE COSTA 

LAIANA VASATTA 

ANA CAROLINE REDIVO 

JOSÉ CARLOS COPETTI 

ANDRÉ MICHEL 

SARAH SELLALANGER 

EDILSON HOBOLD 

RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS 

LIZ IBBA DOS SANTOS 

PAULO ALVES 

PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO 

ROSANA SANTOS XAVIER 

THIAGO ALMEIDA PAULA 

ADRIANA SANTOS 

DEONIR SECCO 

ALIPIO SANTOS NETO 

RAQUEL RIBEIRO MOREIRA 

ADRIANO DA LUCA BUENO 

MIGUEL ARCANJO RODRIGUES JUNIOR 

DIOGO AVILA 

LUCIANO TRINDADE ALVES 

ISABELLA SANTANA POZZUOLI 

TIAGO AZEVEDO 

MARIANA BELIM 

ARIANNE RISSO  

QUATRO TRIPULANTES

DEBORA SOPER AVILA 

RUBIA SILVA DE LIMA  

HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA  

DANILO SANTOS ROMANO

Criança, sonho interrompido e casal de idosos

Uma das vítimas do desastre é Liz Ibba dos Santos, de 3 anos. A menina viajava com o pai, Rafael, para comemorar o dia dos pais. A mãe, Adriana, contou hoje que o último contato com a criança foi no saguão do aeroporto, antes do embarque. Os pais eram separados e mantinham a guarda compartilhada. Os dois enviaram uma foto de dentro do avião. 

Adriana está em São Paulo para reconhecer o corpo da filha. A mulher reclamou da falta de assistência da VoePass. Veja o vídeo: 

Uma das comissárias era Débora Sopper Ávila. Luiggi Soper, irmão da moça, contou em entrevista que trabalhar como comissária era um sonho. Ela tinha 28 anos. Veja o que ele disse: 

O dono da casa onde o avião caiu contou que estava com a esposa e uma funcionária quando tudo aconteceu. Declarou ter ficado apavorado, mas se diz grato por ninguém da casa ter se ferido...Veja o que ele falou:

Responsabilidade trabalhista

O procurador Marcus Vinícius Gonçalves, do Ministério Público do Trabalho, decidiu iniciar uma investigação para apurar se houve violações das leis trabalhistas na operação do voo que sofreu o acidente.

Gonçalves mandou oficial a Voepass para que apresentasse Comunicações de Acidente de Trabalho e os contratos trabalhistas dos tripulantes. 

O procedimento será instaurado na 15ª região do MPT, que fica em Campinas, São Paulo. O Tribunal em questão julga ações trabalhistas na região de Vinhedo, onde o avião caiu. 

O que acontece agora

O especialista em aviação Lito Sousa explicou que há um rito de investigação do acidente.

“Acidentes são uma cadeia complexa de eventos. Por isso não se pode falar em causa. Qualquer coisa que se fale pode vir a estar errado no futuro. Então, o que a gente pode falar de fato é que o avião caiu em uma condição de “parafuso chato”. Para que isso ocorra, a velocidade do avião tem que estar muito reduzida”.

O rito prevê que o Centro Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos (CENIPA), junto com os fabricantes da aeronave e do motor, investiguem e emitam um relatório com as causas do acidente. Veja abaixo a explicação na íntegra: 

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