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As especulações sobre possível acúmulo de gelo nas asas do avião que caiu no município de Vinhedo não podem concluir a causa do acidente que matou 62 pessoas na última sexta-feira, dia 09 de agosto.
Uma aeronave atingiu a garagem de uma casa no município de Vinhedo, localizado a 72 km de São Paulo. A rota tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Um piloto, com mais de 25 anos de experiência em aviação, e um mecânico de aeronaves gravaram vídeos para explicar que ainda não é possível falar sobre as causas do acidente. Todas as perguntas sobre o ocorrido só poderão ser respondidas após o relatório do Centro Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos (CENIPA) ficar pronto.
A aeronave era um modelo turbo hélice (ATR) 72 - 500. Ninguém sobreviveu. Representantes do órgão francês de regulamentação da aviação estão no Brasil para ajudar nas investigações.
Isso aconteceu porque o avião foi fabricado por uma empresa francesa. Nesse caso, é de praxe na aviação que o país onde ocorreu o acidente convide autoridades do país onde a aeronave foi fabricada para ajudar na apuração. Representantes da agência do Canadá, onde os motores foram fabricados, também devem chegar ao país nos próximos dias.
O voo partiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O CENIPA já esteve no local da queda e está investigando o caso.
O acidente é o primeiro em 16 anos. A última vez que um avião operado por uma empresa de aviação civil caiu no Brasil foi em 2007, quando um Airbus da Tam, atual Latam, saiu da pista de Congonhas (SP) e atingiu o hangar da mesma companhia aérea, que ficava na avenida Washington Luiz.
O Ministério Público do Trabalho também entrou no caso. O órgão irá apurar possíveis responsabilidades trabalhistas da Voepass na morte dos tripulantes. Todos os 62 corpos já foram resgatados e estão no IML de São Paulo.
Caixas-pretas recuperadas
Ontem, 11 de agosto, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, declarou em entrevista coletiva que as caixas-pretas, dispositivos que gravam os diálogos na cabine de controle, foram recuperadas. Isso significa que é possível saber o que aconteceu momentos antes da queda:
Informações preliminares dão conta que as caixas-pretas da aeronave não estariam gravando todas as informações do voo. O jornalismo da Brasil Paralelo entrou em contato com o CENIPA para confirmar a informação, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Profissional reitera a segurança da aeronave
O piloto Luis Eduardo Pita, comandante com 25 anos de experiência na aviação, explicou em seu instagram que o modelo de aeronave é seguro.
“Essas aeronaves, no Brasil, são muito utilizadas em aeroportos que possuem pistas menores, que não comportam os grandes jatos. [...] Essa aeronave é muito versátil em capacidade, atendendo a demanda dessas cidades”, explica em um vídeo no seu instagram.
62 pessoas morreram. Em depoimento o porta-voz do corpo de bombeiros, Maycom Cristo, que participou dos resgates, descreveu como os corpos foram encontrados:
“62 vítimas, esse número já era de conhecimento de todos. Todos os corpos estão como se [as pessoas] estivessem sentadas nos seus respectivos assentos. Lógico, tem a dinâmica da queda, tem a dinâmica do movimento de impacto no solo, mas as vítimas estão dentro desse perímetro da aeronave. Não há corpos ejetados”.
A expressão “corpos ejetados” é uma forma de a aviação se referir a corpos que saíram de seus lugares durante a queda de uma aeronave.
Ainda segundo Maycom, os corpos estão sendo todos levados para o IML central da capital paulista.
O governador de São Paulo, Tarcisio Freitas (Republicados-SP), concedeu entrevista para falar sobre o caso na sexta-feira:
O resgate dos corpos já foi concluído, de acordo com informações oficiais do governo de São Paulo. Trinta e quatro corpos masculinos e 28 corpos femininos foram resgatados.
Em nota, o governo do estado de São Paulo informou que reservou acomodações em um hotel na região central da capital para os familiares das vítimas que já chegaram para reconhecer os corpos. Até o início da noite de ontem, 10 de agosto, 38 famílias já haviam sido recebidas. Todas estão sendo atendidas no local, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social.
No mesmo comunicado, o governo paulista afirma que decretou luto oficial de 3 dias.O presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também decretaram 3 dias de respeito aos mortos.
Para ajudar na identificação, os parentes das vítimas estão tendo suas salivas coletadas em um prédio da faculdade de medicina da USP, que fica ao lado do IML da capital paulista.
Companhia aérea é a mais antiga no Brasil
A Voe Pass foi fundada em 2019 após a fusão da antiga companhia Passaredo com a MAP Linhas Aéreas Ltda. A primeira havia sido fundada em 1995 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ela nasceu como a opção de rota aérea para os clientes da viação de ônibus Passaredo, que já operava no país desde os anos 1970. A segunda começou a operar em 2011.
O portal Brasil Paralelo entrou em contato com a companhia, mas até o fechamento desta reportagem a empresa ainda não havia respondido as mensagens.
62 vidas perdidas
A lista dos nomes das vítimas da queda do voo 2283 foi divulgada. Leia abaixo:
Passageiros:
CONSTANTINO THÉ MAIA
ROSANGELA SOUZA
ELIANE ANDRADE FREIRE
LUCIANI CAVALCANTI
JOSÉ FER
DENILDA ACORDI
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
JOSE CLOVES ARRUDA
NELVIO JOSÉ HUBNER
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
RONALDO CAVALIERE
SILVIA CRISTINA OSAKI
WLISSES OLIVEIRA
HIALESCARPINE FODRA
DANIELA SCHULZ FODRA
REGICLAUDIO FREITAS
SIMONE MIRIAN RIZENTAL
JOSGLEIDYS GONZALEZ
MARIA PARRA
JOSLAN PEREZ
MAURO BEDIN
ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA
ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR
KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
MAURO SGUARIZI
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
MARIA VALDETE BARTNIK
RENATO BARTNIK
HADASSA MARIA DA SILVA
RAPHAEL BOHNE
RENATO LIMA
RAFAEL ALVES
LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
ADRIELLE COSTA
LAIANA VASATTA
ANA CAROLINE REDIVO
JOSÉ CARLOS COPETTI
ANDRÉ MICHEL
SARAH SELLALANGER
EDILSON HOBOLD
RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
LIZ IBBA DOS SANTOS
PAULO ALVES
PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO
ROSANA SANTOS XAVIER
THIAGO ALMEIDA PAULA
ADRIANA SANTOS
DEONIR SECCO
ALIPIO SANTOS NETO
RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
ADRIANO DA LUCA BUENO
MIGUEL ARCANJO RODRIGUES JUNIOR
DIOGO AVILA
LUCIANO TRINDADE ALVES
ISABELLA SANTANA POZZUOLI
TIAGO AZEVEDO
MARIANA BELIM
ARIANNE RISSO
QUATRO TRIPULANTES
DEBORA SOPER AVILA
RUBIA SILVA DE LIMA
HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA
DANILO SANTOS ROMANO
Criança, sonho interrompido e casal de idosos
Uma das vítimas do desastre é Liz Ibba dos Santos, de 3 anos. A menina viajava com o pai, Rafael, para comemorar o dia dos pais. A mãe, Adriana, contou hoje que o último contato com a criança foi no saguão do aeroporto, antes do embarque. Os pais eram separados e mantinham a guarda compartilhada. Os dois enviaram uma foto de dentro do avião.
Adriana está em São Paulo para reconhecer o corpo da filha. A mulher reclamou da falta de assistência da VoePass. Veja o vídeo:
Uma das comissárias era Débora Sopper Ávila. Luiggi Soper, irmão da moça, contou em entrevista que trabalhar como comissária era um sonho. Ela tinha 28 anos. Veja o que ele disse:
O dono da casa onde o avião caiu contou que estava com a esposa e uma funcionária quando tudo aconteceu. Declarou ter ficado apavorado, mas se diz grato por ninguém da casa ter se ferido...Veja o que ele falou:
O procurador Marcus Vinícius Gonçalves, do Ministério Público do Trabalho, decidiu iniciar uma investigação para apurar se houve violações das leis trabalhistas na operação do voo que sofreu o acidente.
Gonçalves mandou oficial a Voepass para que apresentasse Comunicações de Acidente de Trabalho e os contratos trabalhistas dos tripulantes.
O procedimento será instaurado na 15ª região do MPT, que fica em Campinas, São Paulo. O Tribunal em questão julga ações trabalhistas na região de Vinhedo, onde o avião caiu.
O que acontece agora
O especialista em aviação Lito Sousa explicou que há um rito de investigação do acidente.
“Acidentes são uma cadeia complexa de eventos. Por isso não se pode falar em causa. Qualquer coisa que se fale pode vir a estar errado no futuro. Então, o que a gente pode falar de fato é que o avião caiu em uma condição de “parafuso chato”. Para que isso ocorra, a velocidade do avião tem que estar muito reduzida”.
O rito prevê que o Centro Nacional de Prevenção de Acidentes Aéreos (CENIPA), junto com os fabricantes da aeronave e do motor, investiguem e emitam um relatório com as causas do acidente. Veja abaixo a explicação na íntegra: