Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas e da Quaresma para os católicos?

Ambas as tradições cristãs começaram em momentos próximos, com os cristãos primitivos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/3/2025 21:38
Canção Nova

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início de um período de 40 dias de penitências e recolhimento que precede a Páscoa, chamado Quaresma.

A Quaresma faz referência aos dias que Jesus passou recluso no deserto após ter sido batizado por seu primo, João Batista.

Segundo a Bíblia, enquanto jejuava, Jesus foi tentado três vezes por Satanás. O demônio o desafiou a transformar as pedras do deserto em pão e tentou desviá-lo de sua missão na Terra.

Apesar das tentativas, Jesus venceu a tentação demoníaca e se retirou para a Galileia por saber que João Batista havia sido preso.

Além de refletirem esse episódio, o número 40 aparece em diversos outros trechos da Bíblia, como nos quarenta dias de chuva do dilúvio ou nos 40 anos no deserto que o povo judeu caminhou após a libertação do Egito.

Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas?

Para a tradição católica, os fiéis que participam na missa na data têm suas testas marcadas com cinzas das folhas guardadas após o Domingo de Ramos.

  • O Domingo de Ramos remete à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dias antes de sua paixão.

Enquanto os fiéis são marcados, o padre pode “convertei-vos e crede no evangelho” ou citar o trecho bíblico “do pó viestes e ao pó voltarás”.

Ambas as frases são autorizadas pela Igreja por se referirem ao sentido das cinzas

Tais afirmações convidam os fiéis a buscarem uma vida mais próxima a Deus e relembrá-los da brevidade do mundo material. 

Segundo disse o Vaticanista Filipe Domingues em entrevista à BBC News, as cinzas têm justamente esses dois sentidos principais.

A primeira é a ideia da efemeridade da vida… A segunda questão é a do arrependimento, da penitência. Aí é uma leitura cristã, já do Novo Testamento… no período da Quaresma, Cristo começa com essa reflexão interna da importância do arrependimento, da penitência, de reformular o que nós somos e como estamos vivendo".

O padre Eugênio Ferreira de Lima disse também à BBC News que essa tradição está baseada em diversos trechos da Bíblia:

"Nelas, o uso das cinzas aparece tanto para a purificação e a penitência quanto para lembrar a relatividade da vida".

Como surgiu a data de Cinzas?

O vaticanista e historiadora Mirticeli Medeiros explicou à Folha de São Paulo que a data surgiu entre os cristãos primitivos:

"Esse dia nasceu como uma manifestação de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nesse dia, para se prepararem para a Quaresma, impunham sobre si as cinzas em sinal de penitência pública".

O historiador, filósofo e teólogo Gerson Leite de Moraes contou para a BBC News que a origem da quarta-feira de cinzas se mistura com a da quaresma:

"Nasce junto com esse costume de se guardar os 40 dias do que chamamos de quaresma. É um período que marca momentos de reflexão, de arrependimento, de renovação espiritual."A quaresma foi oficializada pela Igreja Católica durante o primeiro Concílio de Nicéia, em maio de 325.

Já a quarta-feira de cinzas se tornou parte do calendário litúrgico após decisão do Papa Leão Magno (540-604). 

"Foi chamada por ele de 'capite ieiunii', ou seja, o dia em que se começava o jejum", destaca Medeiros.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais