Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas?
Para a tradição católica, os fiéis que participam na missa na data têm suas testas marcadas com cinzas das folhas guardadas após o Domingo de Ramos.
- O Domingo de Ramos remete à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dias antes de sua paixão.
Enquanto os fiéis são marcados, o padre pode “convertei-vos e crede no evangelho” ou citar o trecho bíblico “do pó viestes e ao pó voltarás”.
Ambas as frases são autorizadas pela Igreja por se referirem ao sentido das cinzas.
Tais afirmações convidam os fiéis a buscarem uma vida mais próxima a Deus e relembrá-los da brevidade do mundo material.
Segundo disse o Vaticanista Filipe Domingues em entrevista à BBC News, as cinzas têm justamente esses dois sentidos principais.
“A primeira é a ideia da efemeridade da vida… A segunda questão é a do arrependimento, da penitência. Aí é uma leitura cristã, já do Novo Testamento… no período da Quaresma, Cristo começa com essa reflexão interna da importância do arrependimento, da penitência, de reformular o que nós somos e como estamos vivendo".
O padre Eugênio Ferreira de Lima disse também à BBC News que essa tradição está baseada em diversos trechos da Bíblia:
"Nelas, o uso das cinzas aparece tanto para a purificação e a penitência quanto para lembrar a relatividade da vida".
Como surgiu a data de Cinzas?
O vaticanista e historiadora Mirticeli Medeiros explicou à Folha de São Paulo que a data surgiu entre os cristãos primitivos:
"Esse dia nasceu como uma manifestação de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nesse dia, para se prepararem para a Quaresma, impunham sobre si as cinzas em sinal de penitência pública".
O historiador, filósofo e teólogo Gerson Leite de Moraes contou para a BBC News que a origem da quarta-feira de cinzas se mistura com a da quaresma:
"Nasce junto com esse costume de se guardar os 40 dias do que chamamos de quaresma. É um período que marca momentos de reflexão, de arrependimento, de renovação espiritual."A quaresma foi oficializada pela Igreja Católica durante o primeiro Concílio de Nicéia, em maio de 325.
Já a quarta-feira de cinzas se tornou parte do calendário litúrgico após decisão do Papa Leão Magno (540-604).
"Foi chamada por ele de 'capite ieiunii', ou seja, o dia em que se começava o jejum", destaca Medeiros.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.