Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Qual o segredo da cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil?

Estudo da ONU revela que a pior cidade para se viver no país é uma das que mais depende de dinheiro de outras esferas para cumprir o orçamento.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/10/2024 17:09
Foto: Letícia Teixeira - PMSCS

Não depender de dinheiro do estado e da União aparentemente é o segredo para um município oferecer melhores condições para seus cidadãos. 

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, a melhor cidade para se viver do Brasil arrecada 60% do que gasta. 

São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, tem apenas 1,2% de analfabetos. O executivo local também subsidia o transporte coletivo, o que zerou a tarifa de ônibus. 

Na saúde, academias da cidade para idosos e serviço de entrega de medicamentos a domicílio estão disponíveis para a população. Tudo financiado pela prefeitura. 

Em contrapartida, a pior cidade brasileira para se viver precisa de muito dinheiro de outras esferas para pagar as contas. 

Melgaço, no interior do Pará, só arrecada 6% do que precisa para sustentar os serviços públicos. 

A situação acaba refletindo no dia a dia das pessoas. De acordo com os jornalistas João Fallet e Felix Lima, em Melgaço crianças chegam a ficar sem aula durante dias pela falta de transporte. 

O município tem muitas comunidades onde só é possível chegar de barco. Quando o barqueiro não aparece, as crianças não vão à escola. 

Para que serve o IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia a qualidade de vida em uma cidade, levando em consideração três aspectos principais: 

  • saúde; 
  • educação;
  • e renda;

O estudo examina como são os serviços de saúde oferecidos, quão bem funciona o sistema educacional e qual é a renda média das pessoas que vivem na região.

A nota varia de 0 a 1, e as cidades que chegam mais perto de 1 são as que oferecem melhores serviços para seus moradores. 

De acordo com a empresa de geomarketing Geofusion Intelligence, o IDH ajuda empresas a entenderem melhor onde investir, mostrando as regiões com maior potencial de crescimento.  

No comércio, por exemplo, o IDH ajuda o empresário a escolher o melhor local para suas novas lojas ou como direcionar as vendas. Na indústria, ajuda a planejar como distribuir produtos.

A companhia também afirma que lugares com IDH alto geralmente têm pessoas com mais dinheiro para gastar, o que pode significar mais vendas de produtos e serviços. 

Já em áreas com IDH baixo, as empresas podem focar em projetos sociais e de inclusão. Melhorar os índices é uma maneira de garantir a qualidade de vida das pessoas. 

Enquanto em locais como São Caetano do Sul a prefeitura consegue gerir melhor suas contas por arrecadar mais da metade do que gasta, cidades como Melgaço tem o desafio de gerir as contas com os repasses do estado e da União. 

De posse do estudo é possível para as autoridades traçar estratégias para diminuir as desigualdades sociais no país.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais