Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Desastres Naturais
3
min de leitura

Prefeitura de Canoas nega distribuição de marmitas estragadas na Ulbra

Uma ONG denunciou ao portal Brasil Paralelo que pessoas teriam se sentido mal após ingerir comida fornecida pelo maior abrigo do Rio Grande do Sul. Porta-voz do executivo municipal garante que a comida produzida por voluntários é de boa qualidade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/5/2024 21:28
Camila Hermes / Agencia RBS

“Não tem como se alimentar com essas marmitas que a gente recebe.”, disse um abrigado da Ulbra à voluntária Daiane Luz, em um áudio encaminhado ao portal Brasil Paralelo. A voluntária está produzindo quentinhas para levar para quem perdeu a moradia para as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. 

A voluntária denunciou que o fornecimento de alimentos para pessoas abrigadas na Ulbra foi proibido. De acordo com o relato, os abrigados estariam sendo obrigados a receber apenas a comida fornecida no  local. 

Um homem que está vivendo na Ulbra entrou em contato com Luz para solicitar comida. Ele se queixou da qualidade da comida servida pela prefeitura e revelou que um de seus filhos chegou a desenvolver infecção intestinal após comer uma das marmitas. O local é o maior abrigo do estado e atualmente conta com 3 mil acolhidos.

Luz denunciou ainda que o poder público tem impedido voluntários de entrar no local, Diante disso, os abrigados seriam obrigados a buscar as doações na entrada da universidade.  “Não estão deixando nem a gente alimentar o povo. O povo tem que morrer a míngua e com infecção intestinal porque isso é a regra do governo. Segundo eles, nós temos que obedecer.”, finalizou. 

Prefeitura nega má qualidade da comida

A servidora da prefeitura Patrícia Augsten disse que todas as refeições são enviadas por grupos de voluntários. A ULBRA faz apenas a logística de distribuição dos alimentos. 

Destacada pela prefeitura municipal para estabelecer a comunicação entre a instituição e o abrigo, Augsten explicou que a prefeitura faz apenas o controle das refeições que entram no local. A medida é para garantir que a comida seja servida no horário em que foi produzida e que todos recebam alimento.

“Nós pedimos a quem prepara as marmitas para colocar na tampa a data e o horário. Entregamos apenas o que está com essas informações corretas. Se a marmita está com o horário de almoço, é entregue na hora do almoço. No jantar a mesma coisa. Não entregamos marmitas do almoço no jantar, por exemplo.”, relatou em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo

A servidora relata que os episódios de infecção alimentar podem ter acontecido porque alguns dos abrigados preferem guardar o alimento para comer depois. 

 Há a previsão de que a prefeitura de Canoas contrate uma empresa para fornecer as refeições e, segundo informaram, garantir mais segurança alimentar aos abrigados.  Dessa forma, irão aprimorar o controle das pessoas que entram no local.

“Somos muito gratos a cada um que está ajudando. Sem eles não seria possível atender tanta gente” , finalizou reafirmando que toda ajuda sempre será bem vinda. 

Como ajudar de longe?

Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Se você está distante, isso pode ser feito por meio  de doações. 

Para oferecer suporte financeiro, recomendamos algumas instituições confiáveis que estão organizando campanhas de arrecadação de doações:

INSTITUTO CULTURAL FLORESTA

PIX: 27631481000190

BANCO DE ALIMENTOS

PIX: 04580781000191

FEDERASUL

PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR

THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALL FIGHT

PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM

FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO

PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48

BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO

PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais