This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Catástrofe no Rio Grande do Sul: Brasil Paralelo lançará documentário relembrando heróis que atuaram no resgate das vítimas

O documentário chamado de O Resgate vai ao ar gratuitamente no dia 08 de agosto de 2024

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/7/2024 15:02
Produção Brasil Paralelo

A equipe da Brasil Paralelo foi até o Rio Grande do Sul para conversar com quem melhor entende da atual situação em que o estado se encontra: o povo gaúcho. No documentário O Resgate, relembre a história de heróis anônimos que se dedicaram a salvar vidas durante a catástrofe.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, cerca de 775 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas e 163 perderam a vida durante a catástrofe no Rio Grande do Sul. 

Foi o caso de Luis C. Campos dos Santos que contou sobre como se esforçou a vida inteira para construir uma casa, mobiliá-la e, de repente, perdeu tudo. 

“Isso daí machuca, né. Isso dó”, relatou ao lado de sua esposa. 

A água quando sobe deixa marcas nas paredes das casas. A lama destrói os móveis e, para quem habitava ali, ficam as feridas abertas. Além de vidas e conquistas, a enchente levou memórias. 

“As memórias do que a gente vive no lugar ainda ficam. Essas coisas. Que eram tão pessoais, as fotografias, é o que mais dói. Não há dinheiro, não há ajuda que dê conta disso”, afirmou o professor Miguel.

“As memórias do que a gente vive no lugar ainda ficam”.
Professor Miguel durante entrevista para O Resgate

Em meio ao sofrimento desse povo, pessoas resolveram agir para ajudá-los. Outro professor que mora na cidade de Garibaldi-RS, criou uma vaquinha online.

A ideia inicial era conseguir ajudar o máximo possível com o que podia. A meta era 20 mil reais, ao final, Thomas Giulliano arrecadou quase 3 milhões de reais. 

Esse engajamento das pessoas em doar mostrou como o Brasil se uniu em prol do Rio Grande do Sul, mas agora que a chuva passou, o estado passou a receber menos atenção. 

As vítimas, entretanto, ainda estão lá, os heróis continuam trabalhando, agora não mais para salvar, mas para reconstruir. 

O Resgate é um documentário feito para manter essa memória viva. Para lembrar desses heróis e registrar o que aconteceu. 

Quando as águas arrastaram memórias, elas evidenciaram o valor de se lembrar. Caso você acredite na importância desse projeto não deixe de assistir O Resgate.

Faça o seu cadastro e receba o link para assistir ao documentário em seu e-mail no dia 08 de agosto:

Quero assistir gratuitamente

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais