A Semana Santa é considerada, dentro do calendário cristão, o período mais importante do ano. Ela relembra os últimos dias de vida de Jesus de Nazaré, sua morte e a celebração da ressurreição, começando no Domingo de Ramos e terminando no Domingo de Páscoa.
Em entrevista à Brasil Paralelo, o padre Thiago Fragoso, da Diocese de Mogi das Cruzes, afirma que essa é a semana em que os cristãos recordam “a última semana de Cristo na Terra, antes da sua morte e ressurreição”.
De acordo com o sacerdote, os eventos celebrados nesse período representam os principais fundamentos da fé cristã.
O ponto inicial foi o Domingo de Ramos, também chamado Domingo da Paixão do Senhor. A data remete à entrada de Jesus em Jerusalém, segundo o relato dos Evangelhos, montado em um jumento.
Esse gesto é interpretado por fiéis como cumprimento da profecia registrada no livro de Zacarias: “Alegra-te, Jerusalém. Eis que o teu rei vem a ti, montado num jumento, num potro, cria de jumenta” (Zc 9,9).
A celebração litúrgica deste dia costuma começar com procissões e a bênção dos ramos, símbolos da aclamação feita por parte da população à chegada de Jesus, conforme os registros bíblicos.
“O povo com ramos nas mãos, estendendo os mantos pelo caminho para que Jesus passasse por cima deles e aclamando Jesus como filho de Davi. Então essa é a primeira parte da grande cerimônia do Domingo de Ramos e é uma cerimônia de tom mais festivo”.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)
.jpg)
.jpg)


























