Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
The Chosen (Os Escolhidos) é uma série baseada nos evangelhos. Lançou recentemente sua terceira temporada e eu ainda não a conhecia. Foi quando estrearam nos cinemas brasileiros com chave de ouro e alguns de nós, aqui da Brasil Paralelo, fomos convidados para a pré-estréia.
O conteúdo já chamava minha atenção há algum tempo e eu estava me demorando para assistí-lo. Muitas pessoas ao meu redor já estavam me recomendando, mas subestimei a qualidade.
O primeiro contato que tive foi justamente no cinema. Os episódios 1 e 2 da terceira temporada foram para as telonas. Tudo foi uma surpresa: a qualidade do cenário, da caracterização dos atores, da contextualização do período em que Jesus esteve com seus discípulos e, sobretudo, destaco os dois elementos que mais me marcaram.
Renato Dias, Victor Lucius e Henrique Galvão representando a Brasil Paralelo na pré-estréia de The Chosen nos cinemas brasileiros
A qualidade da atuação e a força dos diálogos. É possível sentir-se completamente absorvido pelo olhar de Jonathan Roumie interpretando Jesus. Ver os diálogos bíblicos ganhando vida na sua frente é tocante.
Muitos são relatos que já ouvimos diversas vezes, já lemos, talvez até já os tenhamos explicado para outras pessoas, contado para crianças… Mas The Chosen consegue transformar leituras já até memorizadas em cenas capazes de nos levar a refletir mais profundamente sobre o que está sendo dito e vivido.
Depois do cinema, comecei a primeira temporada. Algumas cenas, revi umas quatro ou cinco vezes seguidas. Com algumas, ri sozinho, outras me deixaram mais contemplativo, outras ainda me fizeram arrepiar.
A força da série consiste nos colocar em uma imersão no dia a dia dos apóstolos. Fica mais tangível o que foi de fato andar com Jesus, comer com Ele, aprender Dele, passar por dificuldades e por momentos cotidianos que são banais e que todos vivemos. É fácil acabar relegando a humanidade de Jesus apenas a uma afirmação sem realmente considerar o que realmente é ser humano em tudo igual a nós, exceto no pecado. The Chosen, creio, faz isso muito bem.
Assista The Chosen na Brasil Paralelo! Apenas no nosso streaming você tem acesso a todas as 3 temporadas da série mais análises de especialistas exclusivas para cada um dos episódios e uma mesa redonda sobre cada temporada.
“A série é baseada nos evangelhos. Alguns eventos foram condensados e personagens e tramas acrescentados. O contexto bíblico e histórico e a liberdade artística foram concebidos para apoiar a intenção das escrituras. Os nomes originais, locais e frases foram transliterados para compreensão”.
Fico feliz vendo uma produção com tamanha qualidade ganhando cada vez mais espaço para divulgar os valores cristãos, esses que compõem a medula da nossa cultura, junto da filosofia grega e do direito romano. Certamente, é algo que combina com a missão da Brasil Paralelo:
“Resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros”.
Tudo isso fica ainda mais ressaltado quando relembramos o contexto atual de dificuldade na indústria cinematográfica quando o tema é cristianismo. O mais conhecido é o do cancelamento do ator Jim Caviezel, após interpretar Jesus no icônico “A Paixão de Cristo”.
E foi algo que o próprio diretor, Mel Gibson, o alertou:
“Quero que você esteja ciente do que vai passar. Você nunca mais vai conseguir voltar a trabalhar”.
Ao que Jim respondeu:
“Isto é o que eu acredito. Todos nós temos uma cruz para carregar. Eu tenho que carregar minha própria cruz. Se nós não carregarmos nossas cruzes nós seremos esmagados pelo peso delas”.
Diante disso, o que nos coube foi valorizar algo intrinsecamente humano: Espiritualidade e Fé. Criamos uma seção de filmes em nosso streaming focados nesses temas. Conheça mais aqui.