Apesar de ser chamado de Jesus de Nazaré nos evangelhos, Jesus Cristo nasceu em Belém. A cidade fica na Judéia, território localizado no Sul de Jerusalém.
Conforme a tradução da Bíblia de Jerusalém, no Evangelho de Lucas é mencionado que o imperador romano Augusto havia convocado um censo. Isso obrigou o casal a viajar até a cidade natal de José para atender à exigência de registro imposta pelas autoridades.
Lá, Maria entrou em trabalho de parto e Jesus nasceu. Eles estavam em um estábulo, porque não havia vaga para eles em nenhuma pousada.
No entanto, Jesus viveu com os pais na cidade de Nazaré, que ficava na Galiléia. Hoje, o território pertence à Cisjordânia.
De acordo com sociólogo Bolívar Lamounier, na Antiguidade não existiam sobrenomes. Por isso, as pessoas eram identificadas pela cidade onde nasceram, por seus pais ou até mesmo por sua profissão.
Era como falar que alguém é a “Maria de São Paulo” porque ela vive em São Paulo, ainda que tenha nascido em Minas Gerais, por exemplo.
O pai de Jesus, por exemplo, era conhecido como “José, o carpinteiro”. Já Isaque era chamado de “Isaque, o filho de Abraão”.
Por isso, o nome “Jesus de Nazaré”.
Jesus também era conhecido como “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho de
José”ou “Jesus, o filho do carpinteiro”.
A história do nascimento de Jesus é contada de forma lúdica no filme A Estrela de Belém. Disponível no catálogo da BP Select, a animação mostra esse fato histórico pela perspectiva dos animais que estavam no estábulo onde Jesus nasceu.
Desbloqueie aqui seu acesso e aperte o play sem medo com as crianças neste Natal.















.jpg)











