Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Políticos repercutem atentado nos EUA: “tiro raspou em Trump e acertou o peito de Biden”

Ex-presidente norte-americano sofreu um atentado no último sábado (13/7) enquanto discursava em um comício na Pensilvânia

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/7/2024 20:32
Folha PE

O atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido em um comício na Pensilvânia no último sábado (13/7), mobilizou políticos brasileiros de diversos alinhamentos ideológicos. No Brasil, a notícia gerou uma onda de manifestações de solidariedade, repúdio à violência política e comparações com eventos semelhantes na política nacional.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos primeiros a se pronunciar, expressando solidariedade e desejando pronta recuperação a Trump. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Bolsonaro classificou Trump como "o maior líder mundial do momento" e reforçou a expectativa de um futuro encontro entre ambos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também usou o X para repudiar o ataque. Ele destacou que a Câmara dos Deputados, como casa do povo e da democracia, condena veementemente qualquer ato de violência política, afirmando que as divergências devem ser resolvidas por meio do voto e da vontade popular.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), membro da Comissão de Relações Exteriores, afirmou que “independente de posições ideológicas, ataques como esses são inaceitáveis. Precisamos nos unir para garantir a segurança e a integridade de nossos representantes. Lamentavelmente, já vivenciamos isso no Brasil com o presidente Bolsonaro, e não aceitamos que isso ocorra em lugar nenhum isso”.

No espectro político oposto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o ataque como inaceitável, afirmando que todos os defensores da democracia devem repudiar veementemente tal ato.

“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, disse o chefe do Executivo.

O Ministério das Relações Exteriores se manifestou oficialmente sobre o atentado. O Itamaraty informou que “o governo brasileiro condena o atentado ocorrido hoje, 13 de julho, contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos” .

No entanto, algumas vozes dissonantes ecoaram no campo progressista. O deputado Bohn Gass (PT-RS) declarou que tão lamentável quanto o suposto atentado contra Trump é saber que este episódio horroroso pode ajudá-lo a se tornar, novamente, presidente da maior economia do planeta. Trump é mitômano de direita, mas deve ser combatido no campo das ideias, na política, não com tiros.”.

Já o deputado André Janones (Avante-MG) ironizou o incidente, sugerindo que poderia ser uma encenação. “Agora sabemos o que o miliciano foi fazer nos EUA assim que deixou a presidência. É a ‘Fakeada’ fazendo escola”, afirmou o mineiro, em alusão à facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018.

A fala de Janones gerou repercussões imediatas. Os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) acionaram a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil solicitando o cancelamento do visto americano do parlamentar autor dos comentários jocosos.

Outro comentário que chamou atenção foi do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e ex-interventor do Distrito Federal, Ricardo Cappelli. O ex-braço direito de Dino no Ministério da Justiça disse que “tiro raspou em Trump e acertou o peito de Biden”.

“A política é feita de símbolos, atributos, o eleitor vota no "futuro projetado". De um lado um homem altivo e forte que, ensanguentado após sofrer um ataque, levanta o punho: ‘Lutem!’ Do outro, um senhor visivelmente cansado. O tiro raspou em Trump e acertou o peito de Biden.”, afirmou Cappelli.

O ataque em Butler, na Pensilvânia, onde Trump foi retirado às pressas do palco após tiros interromperem seu discurso, teve sérias consequências. O ex-presidente americano teve sua orelha atingida de raspão e foi rapidamente levado pela equipe de segurança. O atirador e um dos apoiadores de Trump foram mortos no incidente, conforme informou o promotor do Condado de Butler, Richard Goldinger.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais