This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Parlamentares destacam avanços do acordo do Mercosul-UE para o Brasil

De Tereza Cristina a Zeca Dirceu, líderes políticos apontam conquistas em soberania, agronegócio e desenvolvimento industrial com a assinatura do tratado após 25 anos de negociações.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/12/2024 17:56
Agência Brasil

Acordo Mercosul-UE: após 25 anos, entendimento abre novo capítulo nas relações comerciais entre os blocos

Após 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a conclusão de um acordo comercial histórico. 

O anúncio foi feito durante uma reunião que contou com a presença dos chefes de Estado dos países do Mercosul e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) destacou o papel estratégico do Itamaraty e dos diplomatas brasileiros na formulação do acordo entre Mercosul e União Europeia, ressaltando os avanços conquistados na redação do texto final. Para ela, o resultado reafirma a soberania e os interesses comerciais do bloco sul-americano:

“O anúncio de Montevidéu afirma que os parceiros do Mercosul-UE ‘rechaçam barreiras desnecessárias ao comércio’ e mantêm os direitos dos blocos junto à OMC. Também está dito que ‘medidas ambientais não devem constituir restrição disfarçada ao comércio e devem ser baseadas em informações técnicas e científicas’. Impedimos em 2019 a inclusão de cláusulas ambientais descabidas, que agora são afastadas, por escrito. Vitória do Itamaraty - órgão de Estado; não de governo - e de gerações de diplomatas que vi atuar com maestria em favor deste tratado”, declarou a senadora.

Já o deputado Mendonça Filho (União-PE), vice-líder da Oposição, celebrou o desfecho como um marco para o comércio global e destacou os benefícios que o agronegócio e a indústria brasileira poderão colher com a abertura de mercados internacionais:

“Após 25 anos de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia é celebrado como um marco do livre comércio e cooperação global. Superamos barreiras protecionistas, garantindo mais espaço para o agronegócio e a indústria brasileira no mercado internacional. Uma conquista que reflete anos de esforços e coloca o Brasil em destaque no cenário mundial”, disse o deputado.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também saudou a conclusão do acordo, destacando o potencial transformador para a economia brasileira e para os demais países do Mercosul. Ele reforçou a importância de ampliar os benefícios para diversos setores, como agricultura familiar e inovação:

Esse marco histórico representará um novo capítulo para o Brasil, ampliando as oportunidades de exportação dos nossos insumos, especialmente em áreas como a agricultura familiar, a indústria e a inovação. A ratificação do acordo será fundamental para consolidar nossa posição como protagonista no comércio global, levando o talento e o esforço do nosso povo ainda mais longe”, pontuou Dirceu. 

Por sua vez, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) reforçou que o texto do acordo respeita a autonomia dos países integrantes do Mercosul, permitindo que cada nação mantenha sua soberania em estratégias de desenvolvimento industrial e tecnológico.

“Acordo Mercosul-União Europeia finalmente assinado. O conteúdo é o mais importante, pois não torna nenhum dos países refém do bloco, mantendo a importância de estratégias de desenvolvimento nacional. O Brasil precisa seguir seu projeto de retomada industrial e investimento em ciência, tecnologia e inovação”, disse Rosário.

O acordo Mercosul-UE reflete uma tentativa de fortalecimento das relações entre América Latina e Europa em meio a um cenário global marcado por tensões comerciais e reconfigurações geopolíticas. Para especialistas, além do impacto econômico, o pacto pode redefinir o papel dos dois blocos no comércio internacional, sobretudo em áreas como sustentabilidade e inovação.

No entanto, a concretização do acordo dependerá de negociações políticas e do equilíbrio entre interesses econômicos e ambientais, que continuam a desafiar tanto os países do Mercosul quanto os membros da União Europeia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais