Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Parlamentares debatem vídeo da Marinha: precariedade nas Forças Armadas ou desvalorização do trabalhador?

Força Naval publicou um vídeo este final de semana questionando os supostos “privilégios” que os militares têm em suas carreiras.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/12/2024 11:20
site da Marinha

A Marinha do Brasil publicou neste domingo, 1º de dezembro, um vídeo que exalta as peculiaridades e desafios enfrentados por militares. Com 1 minuto e 15 segundos de duração, a peça intercala cenas de marinheiros e fuzileiros navais em operações extremas com imagens de civis em momentos de lazer, reuniões familiares e celebrações. O vídeo termina com um questionamento: “Privilégios? Vem para a Marinha”.

Quem saber a história completa? Clique aqui

A publicação faz parte das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, e foi exibida durante a cerimônia de substituição do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O objetivo da peça é ressaltar as privações inerentes à carreira militar, que, segundo a Força, não podem ser comparadas às atividades de civis.

As reações ao vídeo divulgado pela Marinha geraram debates acalorados no meio político. Parlamentares de diferentes espectros ideológicos se posicionaram, ora defendendo a peça institucional como um retrato legítimo das peculiaridades da carreira militar, ora criticando o conteúdo por considerá-lo ofensivo ou inadequado diante do cenário de ajuste fiscal proposto pelo governo federal.

Quer entender profundamente o complexo jogo que rege a política brasileira? A Brasil Paralelo fez esta profunda investigação em O Teatro das Tesouras

Parlamentares de oposição falam em oposição e revanchismo por parte do governo

Para o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), a divulgação do vídeo é legítima e não deve ser alvo de retaliação governamental. 

"É inadmissível qualquer retaliação por parte do governo à Marinha por conta de um vídeo institucional mostrando a realidade dos militares. O governo precisa deixar de lado esse sentimento revanchista e de perseguição", declarou.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está promovendo um desmonte das Forças Armadas e advertiu sobre as possíveis consequências.

“O Governo Lula quer desmontar as Forças Armadas e tem apoio da esquerda e da extrema imprensa. Resquício ainda da ditadura com ‘ar de revanche’ que nem a anistia do passado foi capaz de superar. Não bastam os sucessivos cortes do orçamento da Defesa. Mais ainda virão. Cortarão pensões e aposentadorias de militares e retirarão seus direitos políticos. Não poderão ser eleitos (PEC dos Militares)”, declarou o senador.

Portinho também enfatizou a importância de uma defesa nacional sólida e afirmou que é necessário “defender o orçamento e os direitos das Forças Armadas”

“Perseguirão Generais, Brigadeiros e Almirantes até enfraquecer por completo a carreira militar e desestimulá-la. Um país não existe sem uma defesa nacional forte e atualizada. Já dominam territórios na cidade. Logo, os mesmos dominarão o país e nem às Forças Armadas poderemos mais recorrer. É hora de se posicionar e defender o orçamento e os direitos das Forças Armadas”, concluiu Portinho.

Base aliada acredita que vídeo desmerece o trabalhador comum

Em oposição ao vídeo, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou o conteúdo por supostamente desmerecer trabalhadores civis. 

"Vídeo da Marinha é desrespeitoso com civis, retratados como preguiçosos. Para defender privilégios, pisaram nos trabalhadores, muitos dos quais fazem jornadas exaustivas, precarizados, sem direitos", disse.

Já o deputado Rogério Correia (PT-MG) também reagiu negativamente, acusando a Marinha de adotar uma postura hostil diante das propostas do governo.

"É inacreditável esta resposta da Marinha à proposta do Governo Lula, de perda de privilégios e a forma ameaçadora de se dirigir ao povo. Não estranha o comportamento golpista recente do Comando da Marinha, durante o governo do inelegível", criticou o petista.

Os embates refletem como a relação entre governo, militares e parlamento permanece um tema delicado no cenário político brasileiro. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a história das nossas Forças Armadas? Conheça História do Exército. Clique abaixo e assista gratuitamente. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais