Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Um vídeo divulgado pela Marinha no X foi visto por internautas como uma indireta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O vídeo intercala cenas de militares participando de treinamentos pesados enquanto civis levam uma vida pacata, aproveitando a família, curtindo festas, praticando esportes e jogando videogames.
Ao final, uma marinheira que está trabalhando no navio olha para a câmera e questiona: “Privilégio? Vem para a marinha”.
A mensagem parece ser uma indireta ao plano de corte de gastos anunciado por Haddad na semana passada.
Uma das medidas propostas inclui alterar benefícios de militares, principalmente ligados à aposentadoria.
O que poderá mudar?
O governo pretende extinguir a morte ficta, norma que determina que militares expulsos da corporação ou condenados na Justiça ganhem previdência similar aos casos de morte.
A transferência de pensão também pode deixar de existir, a medida é exclusiva para a carreira militar. Um membro das Forças Armadas têm o direito de passar sua aposentadoria para um filho menor de idade, inválido ou para filha mulher solteira.
O governo também quer estabelecer a idade mínima de 55 anos para ter acesso à aposentadoria. Atualmente o único parâmetro é o cumprimento de 35 anos de serviço.
Além disso, a categoria vai passar a contribuir com 3,5% da remuneração para o fundo de saúde.
Contexto
A publicação foi pensada como forma de homenagear os membros da Marinha e fuzileiros navais em dezembro, como diz a legenda da publicação:
“Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar.”
O dia da Marinha é comemorado em 13 de dezembro.
Para conhecer a história das Forças Armadas e o passado militar do país, a Brasil Paralelo fez uma produção original chamada Amada e Ultrajada.
A obra está dividida em três episódios:
o primeiro aborda o papel das forças armadas na independência
o segundo aborda a guerra do Paraguai e a proclamação da República e
o último mostra o papel das Forças Armadas na República até os dias de hoje.
Assista ao primeiro episódio gratuitamente abaixo:
Assine o serviço de streaming da Brasil Paralelo para assistir aos outros episódios da série, além de ter acesso a todas as produções originais, certificados, filmes e séries selecionados.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.