Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Em 13 de março, o Papa Francisco celebrou 12 anos à frente da Igreja Católica. O pontífice, com 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.
Francisco enfrenta pneumonia bilateral, mas mantém bom humor e comunicação ativa, segundo a sala de imprensa do Vaticano.
Internado há mais de um mês, sua estadia já supera a de João Paulo II após o atentado de 1981.
Segundo o site Vatican News, o pontífice passa por um:
“Tempo de descanso e recuperação que acontece no fim de um dos anos mais intensos de seu Pontificado, repleto de eventos significativos como o Jubileu, o Sínodo, o Consistório, viagens internacionais e visitas por diversos locais”.
inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.
Um papa histórico
Ao ser eleito, em 13 de março de 2013, o pontífice alcançou algo inédito na história da Igreja Católica.
Papa Francisco ao lado do Cardeal Hummes/ Fonte Radio Rio Mar
Francisco é o:
primeiro papa latino-americano;
primeiro papa do continente americano;
primeiro papa não-europeu em 1200 anos, desde Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741;
Primeiro papa da ordem dos jesuítas.
Em seu primeiro discurso, dirigiu-se ao povo de Roma:
“Parece que meus irmãos cardeais foram procurar um papa quase no fim do mundo. Mas aqui estamos”.
Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.
Veja alguns marcos do pontificado de Francisco:
Destacam-se entre seus feitos:
Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil (2013): Sua primeira viagem internacional reuniu milhões de jovens no Rio de Janeiro, promovendo esperança e fé.
Ano Santo da Misericórdia (2016): Proclamou um Jubileu extraordinário, enfatizando o perdão e a compaixão.
A JMJ na Polônia (2016), com o tema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia", reforçou essa mensagem.
Jornada Mundial da Juventude no Panamá (2019): Enfatizou o discernimento vocacional e a importância dos jovens na Igreja.
Encontro com o Patriarca Cirilo (2016): Em Cuba, reuniu-se com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, um evento histórico desde o Grande Cisma de 1054.
Visitas Apostólicas: Realizou viagens para promover o diálogo inter-religioso, incluindo um histórico encontro no Iraque em 2021.
Oração durante a pandemia (2020): Realizou uma oração e bênção Urbi et Orbi na Praça São Pedro, vazia, durante a pandemia de COVID-19
Papa reza sozinho na praça de São Pedro / Imagem: Reprodução/Vaticano
Abertura do ano santo de 2025, O Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro em 24 de dezembro de 2024, para inaugurar o Jubileu da Esperança.
Principais Polêmicas
O pontificado de Francisco enfrentou desafios notáveis:
Em junho de 2022, reafirmou a defesa da vida desde a concepção em entrevista ao Vatican News;
“O aborto é uma violação grave do direito à vida dos mais vulneráveis e indefesos”.
Reformas da Cúria: As reformas encontraram resistência entre os setores conservadores da Igreja.
Em 2024, abordou a questão do acolhimento na Igreja, enfatizando que todos são bem-vindos. Ele escreveu um documento chamado Fiducia Supplicans, sobre a bênção de casais homossexuais, afirmando que a bênção não deve ser negada a ninguém.
Abusos Sexuais: Lidou com o escândalo de abusos aplicando penas severas e recebeu críticas por sua resposta.
Declarações Progressistas: Algumas declarações e a regularização da Missa Tridentina foram vistas como progressistas demais por conservadores.
Questões Climáticas e Econômicas: Suas posições incentivaram políticas de justiça social e sustentabilidade, gerando reações de líderes globais.
Acordo com a China (2018): O acordo sobre a nomeação de bispos foi controverso devido às preocupações com a liberdade religiosa na China.
Atividade apostólica
Francisco escreveu 125 cartas sobre diversos assuntos da Igreja.
75 Motu Proprio: documentos emitidos diretamente pelo Papa para tratar ou se posicionar sobre temas específicos.
4 Cartas Encíclicas: cartas expedidas para abordar questões comuns a toda a Igreja e são dirigidas primeiramente aos bispos.
7 Exortações Apostólicas: destinadas aos católicos com o objetivo de instruir de forma menos formal.
39 Constituições Apostólicas: Cartas dirigidas aos católicos sobre assuntos de máxima importância, geralmente com caráter normativo.
O Papa permanece internado
No dia 14 de fevereiro, o Papa Francisco foi internado na Policlínica Romana Agostino Gemelli após apresentar um quadro de bronquite.
Dias depois, foi diagnosticado com infecção polimicrobiana e, desde então, enfrentou uma crise respiratória aguda, além de ser constatada uma insuficiência renal leve.
O Papa vem apresentando melhorias em seu quadro clínico, que permanece estável. No último domingo, 15 de março, ele publicou um texto para ser lido durante o Angelus:
“Estou diante de um período de provação e uno-me a muitos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. Nossos corpos são fracos, mas mesmo assim, nada pode nos impedir de amar, de rezar, de nos doar, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança."
Recentemente, o Vaticano divulgou a primeira imagem do Pontífice após sua internação no Hospital Gemelli:
Papa concelebra Missa após um mês internado / Foto: Sala Stampa della Santa Sede
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.