Novo desenho procura consertar distorção que aumentava países na região dos polos.

O mundo passou a ter um novo mapa oficial reconhecido pela ONU após uma decisão da Assembleia Geral aprovada nesta sexta-feira (4).
O mundo passou a ter um novo mapa oficial reconhecido pela ONU após uma decisão da Assembleia Geral aprovada nesta sexta-feira (4).
Na resolução incentiva o uso de uma representação cartográfica que reduz as distorções no tamanho dos continentes presentes no tradicional mapa de Mercator.
A proposta recebeu 164 votos favoráveis, seis abstenções e apenas um voto contrário. Os Estados Unidos foram o único país que rejeitou a resolução.
Embora não obrigue ninguém a abandonar os mapas atuais, a decisão representa um posicionamento oficial da Organização.
Veja a diferença entre o mapa antigo e o novo abaixo:


A Brasil Paralelo investigou a história da ONU e o lado menos comentado da organização em um especial. Assista abaixo:
O modelo tradicional de Mercator, criado no século XVI para facilitar a navegação marítima, aumenta as regiões próximas aos polos e reduz os territórios próximos à Linha do Equador.
Isso faz com que a Groenlândia pareça ter tamanho semelhante ao da África, embora o continente africano seja cerca de 14 vezes maior.
O novo modelo apoiado pela ONU utiliza a projeção conhecida como Equal Earth ("Terra Igual"), que busca preservar melhor as proporções reais das massas de terra.
Assim, continentes como África e América Latina passam a aparecer em dimensões mais próximas da realidade, enquanto áreas próximas aos polos deixam de ser superdimensionadas.