Caso sobre Nossa Senhora Aparecida vai a julgamento hoje após decisões de três ministros
Plenário vai decidir se mantém a ordem de Mendonça para remover publicações que associaram Flávio a uma proposta que não foi apresentada por ele.

Depois de passar por três ministros em quatro dias, o caso envolvendo Nossa Senhora Aparecida chega nesta quarta-feira, 30, ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral.
Os sete ministros do TSE vão analisar a decisão de Mendonça que mandou remover publicações associando Flávio Bolsonaro a uma tentativa de retirar da santa o título de Padroeira do Brasil.
O julgamento será virtual. Começa às 10h e termina às 23h59.
O caso nasceu depois que uma informação falsa passou a circular nas redes.
Um comentário exibido na GloboNews mencionou uma suposta articulação de setores evangélicos sobre o título de Nossa Senhora Aparecida. O comentário não citava Flávio Bolsonaro.
Depois, publicações passaram a relacionar o candidato ao tema. A própria emissora corrigiu a informação horas depois.
O projeto resgatado durante a polêmica havia sido apresentado em 2007 pelo então deputado Victório Galli. Ele foi arquivado em 2008 e não tinha relação com Flávio.
Faltam poucos dias para o primeiro turno das eleições. Que tal receber notícias sobre a disputa diretamente no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o canal oficial da Brasil Paralelo
Mendonça mandou remover as publicações
Na sexta-feira, 25, André Mendonça determinou a retirada de conteúdos que relacionavam Flávio ao caso.
Entre eles estava uma publicação do humorista Antonio Tabet.
Mendonça entendeu que o conteúdo apresentava uma informação falsa ou gravemente descontextualizada e poderia interferir na formação do eleitor. Dois dias depois, o caso chegou ao STF.
Dino derrubou a ordem
No domingo, Flávio Dino determinou o restabelecimento das publicações. Segundo ele, o post de Tabet não citava Flávio nominalmente. Dino também sustentou que a remoção atingia a liberdade de expressão.
A defesa de Flávio recorreu.
Posteriormente, Luiz Fux suspendeu a decisão de Dino e fez voltar a valer a ordem de Mendonça.
Fux não decidiu definitivamente sobre o conteúdo das publicações. Ele manteve a determinação do TSE enquanto o tema não é analisado pelo colegiado do Supremo.
Agora o próprio TSE decide
O julgamento desta quarta coloca a decisão inicial de Mendonça diante dos demais integrantes da Justiça Eleitoral.
O caso também aumentou a tensão entre STF e TSE. O presidente da Corte Eleitoral, Nunes Marques, reclamou de uma possível sobreposição entre as competências dos dois tribunais.
Agora, caberá ao plenário do TSE decidir se mantém ou derruba a ordem que iniciou todo esse vaivém.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
![[LEAD] Cobertura eleições](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fb3bb3a65-bb6b-4163-ad5d-7736017b774e.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] Cobertura eleições](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Ff7990172-7b56-4abc-9465-3b8c2c550302.webp&w=3840&q=75)





















