O que os influenciadores comentaram sobre o História do Comunismo?
O primeiro episódio da série "História do Comunismo" foi exibido nos cinemas para formadores de opinião na internet.
Entre eles, cientistas políticos, historiadores, padres, jornalistas, influenciadores, professores e políticos. Após assistirem o episódio, a Brasil Paralelo perguntou as suas opiniões:
"Eu me senti dentro da história. (...) Para mim, foi viver aquele momento. A Brasil Paralelo fugiu da história de ‘estar certo ou errado’. (...) Contar a história puramente. A verdade acima de tudo.”, disse Adam Maamari, comentarista político.
“Vocês foram extremamente corretos de mostrar os dois lados. [...] Eu acredito que foi uma produção muito honesta. [...] Não vem como uma forma de te manipular, ou dizer o que é a verdade, como a maioria da mídia faz hoje em dia. Então acho isso muito honesto.”, disse a jornalista Carla Cecato.
Para o cientista político Christian Lohbauer:
“Eu achei muito bom, achei um exercício corajoso, falar de marxismo com desprendimento, com clareza, com fontes científicas, com autores conhecidos, com imagens e, até artes, bem características do que foi, principalmente o comunismo no século XX. [...] De um jeito, não vou dizer simples, mas claro, sem muita arrogância, porque o debate intelectual é sempre muito arrogante, porque vai ajudar, todo mundo que já conhece, mas as novas gerações, a fazerem um mapeamento transparente de onde vêm as ideias do marxismo, como tudo isso aconteceu.”
“Vocês dão as informações e obrigam as pessoas a raciocinarem e concluírem”, comentou o médico Roberto Zeballos.
“Eu já estava com a expectativa alta, até porque, o que a Brasil paralelo divulgou, é que era um documentário que iria aprofundar a discussão sobre o comunismo. Só que a minha expectativa foi superada, algumas coisas ali que eu não esperava…, a forma como o documentário mesclou história com teoria, para mim é fantástico e eu recomendo que todos assistam.”, disse o deputado estadual Lucas Pavanato.
Falando sobre as primeiras experiências comunistas, narradas nos primeiros episódios, o deputado e cientista político Luiz Philippe de Orléans e Bragança disse:
“Estamos falando da história de uma ideia que mexeu com a sociedade, mexeu com países, e definiu a história humana nos últimos 200 anos. Vivemos hoje as consequências da ascensão dessas ideias, do comunismo, da materialização do comunismo no século XX e da derrocada do comunismo, e da regurgitação do comunismo no século XXI. Não entender comunismo é não entender a sua própria história. Por mais que você não participe, ela de fato mexe com as ações, mexe com a sociedade, com a realidade que a gente vive.”
“Quem defende o comunismo precisa assistir essa série inteira para entender as consequências das ideias de Karl Marx. Para entender que, aquilo que no livro pode parecer bonito e bem intencionado, produziu o contrário daquilo que Marx queria. Ele começa a sua obra se dizendo um humanista, dizendo que defendia os trabalhadores, e o comunismo produziu campos de concentração e trabalho forçado. Isso é a antítese do que Marx queria, quem defende Marx, precisa assistir. Quem é contra, precisa entender bem do que está falando, precisa se apropriar dos argumentos, precisa participar do processo de iluminar a discussão pública a respeito do comunismo. É necessário para quem gosta e para quem não gosta das ideias de Karl Marx.”, disse o advogado e analista político Ricardo Gomes
O que os telespectadores estão achando do épico História do Comunismo?
Os três primeiros episódios do épico História do Comunismo podem ser assistidos gratuitamente no Youtube. Os comentários de quem está assistindo vêm sendo muito positivos:
“Estou encantada. Como é maravilhoso aprender. Tenho 76 anos e amo aprender. Ainda não pude me tornar sósia . Situação financeira. Um dia eu entro. Deus é meu pastor.. Vocês são ótimos.❤️”, comentou Stella Serretti
“Juro que estou sem palavras com a qualidade desse documentário. Sem demagogia, a Brasil Paralelo está surpreendentemente muito à frente de emissoras de peso. Já fui assinante e pretendo voltar. Que o criador possa abençoar essa equipe maravilhosa cada vez mais 🙏”, disse Daniel Figueredo.
“Uau!! Fiz faculdade de Ciências Sociais e tudo que vi apenas nesse primeiro episódio me trouxe muito mais conhecimento do que tive antes. Brasil Paralelo está de parabéns!! Obrigada. 🎉”, comentou Rosangela.
“Os episódios são historiográficamente confiáveis! Que maravilha! Obrigado BP! Sigam firmes!”, comentou o telespectador Daniel Lima
“Obrigado por fazer um documentário tão importante, precisamos impedir de vez, qualquer chance do socialismo de fato e comunismo em nosso país!”, comentou Eduardo Gama.
“Puxa, agora sim, com detalhes, conheço mais a história de pessoas tão influenciadas pelo mal. Agora percebo que precisamos deter essas hostes malignas, as mesmas que querem se instalar aqui no Brasil.”, disse a Márcia Nogueira
“Todos que viram o documentário gratuito pode ajudar a BP se tornando assinante, acho que essa é a melhor forma de agradecer. Já sou assinante e lhes garanto vale cada centavo ❤️”, comentou Ana Brandão
Caso você ainda não tenha assistido, clique no episódio que você deseja:
- Episódio I - Marxismo de Marx: Conheça vida e a obra de Karl Marx, da sua origem até as experiências que moldaram sua visão de mundo e deram origem a uma das obras mais influentes da história, o Manifesto Comunista. Assistir ao episódio.
- Episódio II - Sonho de Lenin: Conheça Lenin, o primeiro homem a tirar as ideias de Marx do papel e consolidar o poder do grupo político conhecido como bolcheviques. Assistir ao episódio.
- Episódio III - Pesadelo de Stalin: Acompanhe a ascensão de Joseph Stalin ao poder, consolidando a União Soviética como uma potência durante e após a Segunda Guerra Mundial, e o legado que seu governo deixou. Assistir ao episódio.
- Episódio IV - A Ilha de Cuba: de todo o documentário, esse é o país que está mais próximo do Brasil. Isso implica que a história da ilha de Cuba está diretamente ligada à brasileira, por isso é tão fundamental estudar esse tema. Assistir ao episódio.
- Episódio V - A Cortina do Leste Europeu (DISPONÍVEL EM BREVE NA PLATAFORMA): durante a Segunda Guerra Mundial, a Polônia foi dividida em duas: uma parte nazista outra parte comunista, mas como ficaram os poloneses? Eles são um exemplo de como os países do Leste Europeu foram diretamente afetados pelo crescimento do comunismo na Rússia. Assistir ao episódio.
- Episódio VI - China (DISPONÍVEL EM BREVE NA PLATAFORMA): a China hoje é a segunda maior potência do mundo, mas o trajeto para chegar até essa situação passou por fome, crises e revoluções. Um país milenar que foi profundamente modificado no século XX. Assistir ao episódio.