Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O ex-escravo que virou advogado: a história de Luiz Gama, pioneiro do Direito como instrumento de liberdade no Brasil

Sem nunca ter frequentado uma faculdade, Luiz Gama se tornou um dos maiores nomes da advocacia brasileira no século XIX.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/6/2025 10:55
reprodução redes sociais

Durante o Império do Brasil, um homem negro, ex-escravo e autodidata dedicou a sua vida a causa da abolição. As pessoas daquele tempo que lutavam contra o regime escravista ficaram conhecidas como abolicionistas.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830–1882), filho de uma mulher negra livre com um pai branco português, foi vendido como escravo pelo próprio pai aos 10 anos. 

Aos 17, já havia conquistado sua liberdade. Poucos anos depois, dominava a leitura, a escrita, o latim e as leis.

Mesmo sem diploma formal, Gama se destacou como rábula, termo usado para aqueles que, embora não formados em Direito, eram autorizados a exercer a advocacia. 

Usando exclusivamente os instrumentos legais em vigor, ele libertou mais de 500 escravos que estavam ilegalmente em cativeiro, muitos deles amparados pela Lei de 1831, que proibia a importação de novos africanos, embora raramente fosse cumprida.

O significado do Direito na luta contra a escravidão

Para Luiz Gama, o Direito não era uma abstração técnica, era um instrumento vivo de luta. Como define o livro Uma breve introdução ao Direito de Ives Gandra da Silva Martins, o Direito deve ser compreendido como um sistema de normas que organiza a vida em sociedade e busca realizar a justiça em um dado tempo e espaço. 

Gama estudou profundamente para desafiar o maior problema do seu tempo: a escravidão. Atuando dentro das regras do Direito, ele conseguiu provar que muitas pessoas eram mantidas em cativeiro de forma ilegal, baseando-se justamente nas leis que muitos insistiam em ignorar.

“Consinta o imponente juiz (...) que eu lhe dê uma proveitosa lição de direito”, escreveu em um de seus textos, combinando ironia e autoridade jurídica. 

Gama conhecia os códigos, os procedimentos e, acima de tudo, os fundamentos morais por trás da prática jurídica. 

Em seus artigos e cartas, ele construiu um ethos de orador virtuoso, como define Aristóteles, reunindo competência técnica (phronesis), virtude (aretè) e benevolência (eunoia).

Ele era uma pessoa com formação completa, tanto humana quanto de conhecimento das leis.

Luiz Gama é um exemplo inspirador para estudantes de Direito e interessados nas ciências jurídicas. Ele reunia uma formação completa, sólida tanto em conhecimento das leis quanto em valores humanos.

No Brasil, há inúmeras instituições que formam advogados, mas poucas conseguem oferecer uma preparação realmente robusta, que combine excelência técnica com uma educação integral.

A Faculdade Belavista se destaca nesse cenário ao integrar, em seu currículo central, não apenas a formação jurídica tradicional, mas também disciplinas de filosofia, sociologia e antropologia, além de promover o desenvolvimento de soft skills essenciais à prática profissional.

Com professores da mais alta qualidade, a instituição busca formar o aluno de forma completa para que ele seja um advogado capaz de unir valores e capacidade técnica. 

Esse diferencial, faz com que os alunos da Belavista se destaquem no mercado e sejam desejados pelos grandes escritórios de advocacia. Profissionais éticos, com capacidade técnica e com valores humanos enraizados são o maior desejo do mercado.

Clique aqui e faça seu cadastro para receber mais informações sobre a Belavista

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais