Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Nutricionista revela algo pior que fast food para inflamar o corpo. Descubra o que é

Em entrevista ao Podcast Conversa Paralela, Priscila Antunes afirmou que o stress pode ser mais nocivo do que má alimentação.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/3/2025 11:26
Lumine

O podcast Conversa Paralela, da Brasil Paralelo, recebeu Priscila Antunes, médica nutricionista, para discutir alimentação.

Em 28 de março de 2025, a nutricionista compartilhou visões práticas. Priscila Antunes defende que o público costuma ter uma concepção equivocada sobre inflamação.

“As pessoas costumam ter a concepção de que a inflamação é uma doença. No entanto, ela não é uma doença por si só. O estado inflamatório crônico é que pode vir a causar doenças. O que leva a esse estado inflamatório crônico é, principalmente, a alimentação inadequada. Isso se deve, em grande parte, ao consumo excessivo de alimentos industrializados. Além disso, mesmo alimentos que são considerados saudáveis podem contribuir se não forem bem digeridos pelo seu intestino. A longo prazo, isso pode causar problemas de saúde”.

A nutricionista também afirmou que uma das causas de inflamação nas pessoas é o estresse.

“Além disso, o estresse pode gerar mais inflamação do que a própria comida. Eu sempre digo que pensamentos inflamam mais do que um McDonald 's ".

A falta de exercícios físicos também contribui para inflamações.

“A atividade física, ou melhor, a falta dela, ou seja, o sedentarismo, também gera inflamação. Portanto, a inflamação, em si, tem um papel importante”.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Príscila afirma que nem toda inflamação é ruim

Segundo a nutricionista, a inflamação também serve como um meio de proteção para o corpo.

“Essa é uma inflamação boa e necessária. A inflamação também nos protege. Por exemplo, no caso de um resfriado ou gripe, a febre que surge é um tipo de inflamação aguda que ajuda a combater o vírus.
Assim, a inflamação é uma resposta do corpo, uma resposta positiva. O problema surge quando essa resposta se torna recorrente e diária. Nesse caso, podemos recorrer à alimentação para ajudar a reduzir a inflamação”.

Por fim, Priscila discutiu o tema da desinflamação e como isso pode ser alcançado por meio da alimentação, do pensamento e da atividade física.

O stress é capaz de inflamar o corpo mais do que o hamburguer do Mc Donalds

Essa foi uma das revelações surpreendentes da médica nutricionista Priscila Antunes no podcast Conversa Paralela, da Brasil Paralelo, em 28 de março de 2025.

Com uma visão prática e descomplicada, ela desmistificou a inflamação, mostrando que não se trata de uma vilã por natureza — pelo contrário, pode até ser uma aliada do corpo.

No entanto, quando o assunto é o estado inflamatório crônico, Priscila apontou culpados bem conhecidos: alimentação industrializada, sedentarismo e até nossos próprios pensamentos. Em entrevista ao PodCast Conversa Paralela, a nutricionista desfez vários mitos comuns sobre alimentação e saúde, como a questão da inflamação por alimentos industrializados:

“Outro assunto polêmico é o conceito de "desinflamar". Alguns colegas da área alegam que "desinflamar" não existe, pois não é possível viver sem inflamação, já que ela é necessária para a vida. Contudo, a etimologia da palavra "desinflamar" refere-se a reduzir a inflamação. Portanto, o que fazemos a partir da alimentação, do pensamento e da atividade física é reduzir e controlar a inflamação, regulando nosso sistema imunológico.

A nutricionista Priscila Antunes e o Gastrólogo Davi Laranjeiras estiveram na última terça feira no programa Conversa Paralela, assista abaixo a conversa completa com Lara Brenner e Arthur Morrison. Assista a entrevista na íntegra:

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais