Benjamin Netanyahu disse que o país pretende assumir o controle de “todo o território da Faixa de Gaza”.
A declaração foi feita em vídeo publicado em sua conta no Telegram, nesta segunda-feira, 18 de maio. Desde a semana passada, o exército israelense intensifica operações militares no enclave palestino.
“Os combates são intensos e estamos progredindo. Assumiremos o controle de todo o território da Faixa de Gaza. Não vamos desistir. Para ter sucesso, precisamos agir de forma que não possamos ser detidos”, disse Netanyahu.
A fala ocorreu após o anúncio de uma nova fase da ofensiva militar iniciada em outubro de 2023, quando combatentes do Hamas realizaram um ataque no sul de Israel, dando início à atual guerra.
Desde então, Israel conduz ataques aéreos e operações terrestres contra alvos ligados ao grupo no território palestino.
Segundo autoridades locais, 22 pessoas morreram em bombardeios realizados nesta segunda-feira. Ao mesmo tempo, o governo israelense anunciou a retomada parcial da ajuda humanitária à Gaza, que estava bloqueada há mais de dois meses.
O anúncio acontece em meio à crescente pressão internacional diante do risco de fome generalizada entre a população local.
“Não devemos deixar a população afundar na fome, nem por razões práticas nem por razões diplomáticas”.
Segundo Netanyahu, países aliados já indicaram que poderiam retirar apoio ao esforço militar caso imagens de desnutrição em massa circulem globalmente.
O governo de Israel afirma que a campanha militar visa desmantelar a infraestrutura do Hamas, enquanto mantém negociações indiretas por meio de mediadores internacionais para um possível cessar-fogo.
A guerra entre Israel e Hamas não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas. Em meio à polarização global, muitos se posicionam sem conhecer de fato a história, a cultura e a realidade das pessoas envolvidas.
Foi para romper essa barreira que a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente professores, militares, líderes religiosos e civis, tanto palestinos quanto israelenses.
O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.
Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.
Assine a plataforma de membros da Brasil Paralelo por apenas R$10 mensais e tenha acesso a este e a muitos outros conteúdos originais.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP