O inquérito sobre um suposto plano golpista, que incluía o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes antes da posse em 2023, foi noticiado de forma ampla e variada na mídia internacional.
O fato ganhou ainda mais visibilidade internacional pelo fato de alguns suspeitos estarem vinculados com a segurança do encontro dos países do G20.
Veja abaixo a cobertura de alguns jornais importantes ao redor do mundo:
A matéria afirma que para as investigações, os suspeitos estariam planejando estabelecer um “Escritório de Gestão de Crises Institucionais” após matar Lula.
O plano também envolvia o sequestro ou morte do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
De acordo com a reportagem, uma declaração dos investigadores menciona o nível de detalhamento e o preparo técnico para a operação:
"O planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e militares necessários para realizar as ações, utilizando técnicas operacionais militares avançadas,"
Título: "Brasil prende militares por suposto 'plano para matar' o Presidente Lula em 2022"
A agência britânica de notícias levantou questões como os protestos de 8 e outros inquéritos da Polícia Federal (PF) para averiguar supostos planos para impedir a posse.
Foi mencionado que esse se trata do primeiro complô descoberto pelos investigadores para executar autoridades:
"Investigações sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023, bem como supostas tentativas anteriores de impedir a posse de Lula, estão em andamento desde então. No entanto, esta é a primeira vez que a polícia revela uma suposta tentativa de assassinar Lula."
A apuração da equipe revelou uma fala do Secretário de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, sobre o caso.
Para o político, “apenas detalhes impediram” que o plano fosse bem sucedido em seus objetivos.
Título: Brasil prende cinco suspeitos em suposto plano de assassinato de Lula
Um dos mais importantes veículos de imprensa do Oriente Médio, a Aljazeera, destacou que Bolsonaro está sendo investigado pela Polícia Federal sobre possível envolvimento com o caso:
"Uma investigação da Polícia Federal concluirá que Bolsonaro conspirou para arquitetar a tentativa de golpe após perder a eleição, segundo uma fonte com conhecimento direto das investigações."
A matéria também menciona o fato de quatro dos militares presos estarem diretamente envolvidos com a segurança dos líderes mundiais que vieram ao Rio de Janeiro para participar do encontro do G20.
A matéria destaca o envolvimento de figuras importantes próximas ao ex-presidente, como o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.
Segundo a publicação, Braga Netto teria participado de uma reunião em sua casa para discutir sobre o plano e as estratégias que seriam utilizadas.
O general não está entre os presos na operação da Polícia Federal até o momento atual.
No encontro, os militares teriam decidido matar o presidente através de um envenenamento ou por meio de produtos químicos.
Segundo a jornalista Naira Galarraga Gortázar, “após a derrota eleitoral de Bolsonaro, o núcleo duro de seus seguidores exigiu, sem sucesso, uma intervenção militar”.
A matéria apresenta um panorama geral das informações sobre a conspiração para matar as autoridades.
O jornal destaca o papel dos “ kids pretos”, uma unidade de elite das forças especiais treinada para táticas de guerrilha e combates não convencionais.
Além disso, é mencionado parte do processo de investigação que levou as autoridades a desvendarem os planos.
A investigação teria sido iniciada após a polícia encontrar mensagens suspeitas no celular do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.
O caso segue sob investigação e novas informações ainda podem ser liberadas pela polícia.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
LINK BLACK FRIDAY
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP