Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula proibido de entrar em Portugal? Candidato de direita afirma que, se eleito, fará isso.

Nesta quinta-feira, 07 de março de 2024, o candidato a primeiro-ministro de Portugal, André Ventura, fez dura afirmação contra o presidente do Brasil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/3/2024 19:39
André Ventura, fundador do Chega, no Parlamento português. PEDRO FIÚZA. Disponível em: El País

Líder de direita em Portugal promete impedir entrada de Lula no país caso seja eleito

A fala aconteceu enquanto o candidato do Chega, André Ventura, discursava para seus apoiadores. O Chega é um partido de direita que tem crescido no país. Ventura afirmou:

“Se o Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, em 25 de abril de 2024, eu quero dizer uma coisa: o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, disse André Ventura, candidato do Chega, nesta quinta-feira, 07 de março.

Ele completou ironizando o presidente brasileiro:

“Se insistir, vai para uma cadeia, mas ele sabe o que é isso, então não será uma grande novidade para ele”.

André Ventura é um dos candidatos ao cargo de Primeiro-ministro e ocupa atualmente a terceira colocação segundo as mais recentes pesquisas eleitorais. 

No Brasil, o presidente da República é chefe de governo e de Estado, já em Portugal, ele é apenas chefe de Estado, pois quem governa é o primeiro-ministro. O primeiro-ministro é escolhido de acordo com a maioria do parlamento. 

O último ministro, António Costa, renunciou após sofrer uma operação que investiga tráfico de influência. A partir disso, o presidente de Portugal resolveu dissolver o parlamento e convocar novas eleições. André Ventura é um dos candidatos ao cargo. 

O IPESPE divulgou uma pesquisa em que 23% dos eleitores declaram voto na coalizão da Aliança Democrática de Luís Montenegro. Em segundo lugar vem Pedro Santos do Partido Socialista, com 22% dos votos. 

Segundo as pesquisas, há uma baixa probabilidade da vitória de André Ventura. 

Quem é André Ventura? Político que quer proibir Lula de entrar em Portugal

André Ventura é deputado na Assembleia da República Portuguesa e atualmente é o presidente do partido Chega, considerado de direita.

Ele nasceu em Algueirão, no Estado de Sintra. Formou-se em Direito em Lisboa e tem doutorado pela Universidade de Cork, na Irlanda.

André Ventura é deputado desde 2019 e tentou se candidatar à presidência em 2021, ficando em terceiro lugar. 

O seu discurso é muito crítico ao que ele chama de “uma migração sem controle” que estaria ocorrendo em Portugal. Ventura também se posiciona como “um liberal econômico, nacionalista e conservador”.

O seu discurso também bate muito na corrupção, o Chega se posiciona como o movimento político que irá acabar com ela. 

O lema da campanha de Ventura foi “Limpar Portugal”, justamente para se referir a isso, limpar Portugal da corrupção, da velha política e da impunidade. 

Segundo o Instituto Intercampus, as intenções de voto no chega subiram de 7,2% para 13,5%. Críticos ao movimento afirmam que trata-se de um avanço da extrema-direita em Portugal que alicerça o seu discurso em falas anti-imigrantes e contra minorias.

“Ouvimos um discurso de ódio, extremistas, um discurso divisionista que procura colocar portugueses contra portugueses, um discurso com mensagens falsas e com informação manipulada.”, disse João Paulo Correia, do PS ao RTP Notícias.

Seus aliados o defendem dizendo que ele é o único candidato anti-sistema, capaz de acabar com a corrupção que só cresce em Portugal.

Muitas pessoas têm comparado André Ventura a Jair Bolsonaro. Alguns utilizam isso como crítica, outros como elogio. O próprio Jair Bolsonaro chegou a gravar um vídeo em apoio a Ventura postado em seu X (antigo Twitter):

A todos os habitantes de Portugal, em especial aos brasileiros, estamos diante de uma decisão importante nas urnas. É de extrema importância para todos nós que André Ventura, do partido Chega, conquiste o cargo de primeiro-ministro. Isso representa o fortalecimento da direita, do conservadorismo e das pessoas que defendem valores éticos e morais”

A Nova Direita, como comumente é chamada, possui semelhanças ao redor do mundo. Por exemplo, é comum encontrar comparações entre nomes como Jair Bolsonaro, Trump, Milei e Ventura.

Porém, cada país possui a sua própria história e peculiaridades que precisam ser estudadas. A trajetória de Jair Bolsonaro está muito relacionada à trajetória da Direita no Brasil

Tema complexo, mas importante de ser estudado por aqueles que buscam compreender a política brasileira. 

A Brasil Paralelo entrevistou estudiosos e políticos que vivenciaram todo o movimento da Direita no Brasil desde as manifestações de 2013.

Passando pela Lava-Jato, Impeachment da Dilma e a eleição de Jair Bolsonaro. Você pode assistir ao documentário completo A Direita no Brasil clicando no link abaixo:

Estudar a História da Direita no Brasil

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais