Líder de direita em Portugal promete impedir entrada de Lula no país caso seja eleito
A fala aconteceu enquanto o candidato do Chega, André Ventura, discursava para seus apoiadores. O Chega é um partido de direita que tem crescido no país. Ventura afirmou:
“Se o Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, em 25 de abril de 2024, eu quero dizer uma coisa: o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, disse André Ventura, candidato do Chega, nesta quinta-feira, 07 de março.
Ele completou ironizando o presidente brasileiro:
“Se insistir, vai para uma cadeia, mas ele sabe o que é isso, então não será uma grande novidade para ele”.
André Ventura é um dos candidatos ao cargo de Primeiro-ministro e ocupa atualmente a terceira colocação segundo as mais recentes pesquisas eleitorais.
No Brasil, o presidente da República é chefe de governo e de Estado, já em Portugal, ele é apenas chefe de Estado, pois quem governa é o primeiro-ministro. O primeiro-ministro é escolhido de acordo com a maioria do parlamento.
O último ministro, António Costa, renunciou após sofrer uma operação que investiga tráfico de influência. A partir disso, o presidente de Portugal resolveu dissolver o parlamento e convocar novas eleições. André Ventura é um dos candidatos ao cargo.
O IPESPE divulgou uma pesquisa em que 23% dos eleitores declaram voto na coalizão da Aliança Democrática de Luís Montenegro. Em segundo lugar vem Pedro Santos do Partido Socialista, com 22% dos votos.
Segundo as pesquisas, há uma baixa probabilidade da vitória de André Ventura.



.webp)


.webp)




.jpg)
.jpg)
















